TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Avançada I

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

Bruna Nardelli P. Sapio                       RA 497.692.799-8

Débora Marangoni Ferreira                       RA 492.291.844-9

Fernanda C. da S. Alvarenga                RA 497.692.800-5

                              Regina Maria Pereira                          RA 430.009.119-8

                             Vera Lúcia Martinez Garcia                 RA 454.687.813-0

ATPS – Contabilidade Avançada I

Tutor Presencial: Rodrygo Bittner

Tutora a distância: Gisele Bafume Quierelli

CAMPINAS

2015

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO...................................................................................................................3

2 – TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS...........................................................................4

3- FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO................................................................................5

4- CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL...........7

5- CONTABILIZAÇÃO DOSJUROS SOBRE O CAPITAL..................................................8

6- CONCLUSÃO......................................................................................................................10

7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................11

INTRODUÇÃO

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira. A contabilidade ajuda no acompanhamento da evolução econômica e financeira de uma Entidade. No caso, o adjetivo “econômico” é empregado para designar o processo de formação do resultado, isto é, as mutações quantitativas - qualitativos do patrimônio, as que alteram o valor do Patrimônio Líquido, para mais ou para menos, correntemente conhecidas como “receitas” e “despesas”. Já os aspectos qualificados como “financeiros” concernem, em última instância, aos fluxos de caixa. Cumpre também ressaltar que, na realização do objetivo central da Contabilidade, defrontamo-nos, muitas vezes, com situações nas quais os aspectos jurídico-formais das transações ainda não estão completa ou suficientemente dilucidados. Nesses casos, deve-se considerar o efeito mais provável das mutações sobre o patrimônio, quantitativa e qualitativamente, concedendo-se prevalência à substância das transações.

        

ETAPA 1

Respondendo as perguntas aplicadas na atividade proposta:

  1. O que são títulos de crédito? E qual a sua classificação contábil?

R. Títulos de crédito é um documento que representam uma obrigação em dinheiro.  Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados. A classificação dele deve ser feita em função do tipo de investimento, do prazo de resgate. Classifica se também em modelo, estrutura, hipótese e circulação.

  1. O que são valores imobiliários? E qual sua classificação contábil?

R. Valores imobiliários é um documento emitido por uma empresa pública ou privado. Representam direitos e deveres aos seus titulares que podem ser compradas e vendidas nos mercados de valores mobiliários. A classificação contábil destina-se ao grau de negociação: Títulos para negociar, Títulos disponíveis para venda, Títulos mantidos até o vencimento.

  1. O que são aplicações financeiras? E qual a sua classificação Contábil?

R. Aplicação financeira é um recurso em papéis de natureza monetária representados por títulos de crédito, com prazo de vencimentos, com juros pré ou pós-fixados. O rendimento dessa aplicação se relaciona a taxas contratadas. A classificação contábil a empresa deve registrar os instrumentos financeiros decorrentes da aquisição de ações de outras empresas com base no valor, pelo custo de aquisição. Se classifica também no Ativo realizável a longo prazo.

  1. O que são investimentos? E qual a sua classificação contábil?

R. Investimento é quando aplicamos um determinado valor, com a expectativa de receber um retorno futuro superior àquilo que foi investido ou aplicado. Sua classificação contábil é no Atino não circulante as participações permanentes em outras empresas ao uso nas atividades operacionais.

ETAPA 2

Fusão Cisão e Incorporação

Os processos de fusão, cisão e incorporação são formas de organizações previstas em lei, que permitem as empresas, promoverem as mudanças que lhe forem necessárias, mesmo sendo de natureza e objetivos distintos. Como por exemplo:

  • Reorganização de sociedades de um grupo de empresas em face da conjuntura sócia econômica;
  • Reorganização de sociedades, objetivando o planejamento sucessório e a proteção do patrimônio da sociedade e de seus sócios;
  • Separação ou desmembramento de empresas ou parte delas, como solução as divergências entre acionistas, observada com frequência entre herdeiros de empresas familiares.

Fusão

Fusão é a união de duas ou mais sociedades ao qual se tornaram uma nova sociedade. Também é uma operação em que sociedades com interesses diferentes se juntem fazendo sua própria extinção e construindo uma nova sociedade que o sucederá em todos os direitos e obrigações. O patrimônio da nova sociedade é composto pela soma dos patrimônios das empresas fusionadas. Esse tipo de associação permite reduções de custos, mas pode levar a práticas restritivas ou monopolistas no mercado. A fusão caracteriza-se pelo fato de desaparecerem as sociedades que se fundem para em seu lugar surgir uma nova sociedade. Existem alguns fatores vantajosos para que haja fusão das empresas, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com