TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Avançada I

Por:   •  8/9/2015  •  Monografia  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 6ª SÉRIE

                             

INDAIATUBA

ABRIL/2015.

SUMÁRIO

Introdução

        1

O que são Títulos de Crédito? E qual sua classificação contábil?        2

O que são Valores Imobiliários? E qual sua classificação contábil?        2

O que são aplicações financeiras? E qual sua classificação contábil?        2

O que são Investimentos? E qual sua classificação contábil?        2

Reestruturação Societária        3

Incorporação        3

Fusão        

3

Cisão

        4

Contabilização do IPRJ e CSLL - Imposto de Renda Diferido        5

Juros sobre Capital Próprio        6

Conclusão        11

Referências Bibliográficas        

12


INTRODUÇÃO

Com o custo do capital altamente elevado e os recursos financeiros cada vez mais escassos, as empresas têm que administrar seus recursos financeiros com a maior eficiência e eficácia possível.

Grande parte destes recursos são aplicados nas necessidades diárias do giro das atividades, porém, uma administração eficiente também deve aplicar possíveis sobras temporárias de capital, evitando que o mesmo fique parado e consequentemente deixando de render.

A presente ATPS tem como objetivo conceituar e classificar tais aplicações de recursos, sendo elas, tanto em títulos como valores mobiliários e outros ativos.

Tratará também da reestruturação societária, conceituando e exemplificando incorporação, fusão e cisão de empresas. Contabilização do Imposto de Renda e Contribuição Social, abordando dentre os diversos impostos contabilizados, o Imposto de Renda Diferido.

Por fim, discorreremos e exemplificaremos juros sobre capital próprio.

ETAPA 1

  1. O que são títulos de crédito? E qual a classificação contábil?

Títulos de crédito são papéis representativos de uma negociação comercial, uma obrigação assumida entre as partes oriunda de atividade mercantil, emitidos em conformidade com a legislação.

A nota promissória, o cheque, a letra de câmbio, a duplicata são exemplos de documentos chamados de títulos de crédito.

São classificados no ativo como valores a receber de clientes/terceiros e podem ser de curto, médio ou longo prazo. A nomenclatura varia de acordo com o plano de contas, por exemplo: duplicatas a receber, clientes, valores a receber, etc.

  1. O que são Valores Mobiliários? E qual a classificação contábil?

Valores Mobiliários são documentos emitidos por empresas públicas ou privadas, representativos de frações (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação (bônus de subscrição ou partes beneficiárias) em um patrimônio. Representam um conjunto de direitos e deveres aos seus titulares e são negociados em mercados de valores mobiliários como a bolsa de valores.

Sua classificação contábil está diretamente relacionada ao grau de liquidez do título. Quanto maior o grau de liquidez, mais ele se aproxima da classificação em disponibilidades (caixa). Quanto menor o grau de liquidez, mais se aproxima de ser classificado como investimento.

  1. O que são aplicações financeiras? E qual sua classificação contábil?

Aplicações financeiras são compras de ativos financeiros na expectativa de que, em determinado prazo, produza retorno financeiro. São classificados como circulante e somadas às disponibilidades de caixa.

  1. O que são investimentos? E qual a classificação contábil?

Investimentos são aplicações de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando inclusive a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral a longo prazo). São classificados no grupo ativo não circulante.

ETAPA 2

REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA

As sociedades podem se reorganizar mediante processos de incorporações, fusões ou cisões, ou de outras maneiras. Estes processos podem ser simples ou complexos e envolver valores e operações de pequena, média ou grande monta.

INCORPORAÇÃO

Operação pela qual uma ou mais sociedades (incorporadas), têm seu patrimônio absorvido por outra (incorporadora), que lhes sucede em todos os direitos e obrigações (artigo 227 da lei 6.404/1976).

Na incorporação, a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a sua personalidade jurídica.

Exemplo: A Empresa Alpha industrializa produtos derivados do plástico. Como parte do seu plano de expansão de suas atividades, adquire em sua totalidade, a Empresa Beta, uma concorrente de pequeno porte.

Com o intuito de garantir fornecimento de matéria prima, adquire também, a totalidade da Empresa Gama, uma de suas fornecedoras de plástico.

Contabilmente, caso nenhuma das sociedades participe do capital da outra e a incorporação seja feita pelos valores contábeis existentes em cada uma, o procedimento é simples: os ativos e passivos da sociedades incorporadas (Empresas Beta e Gama, que serão extintas) são tranferidos para o patrimônio da incorporadora (Empresa Alpha).

FUSÃO

Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações (artigo 228 da Lei 6.404/1976). Note-se que, na fusão, todas as sociedades fusionadas se extinguem para dar lugar a formação de uma nova sociedade com personalidade jurídica distinta daquelas.

Exemplo: As empresas A, B e C pertencem à família Sousa. Visando principalmente a redução de custos administrativos com um único comando e aumentar a competitividade com a sinergia resultante, os proprietários resolvem unificar as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com