TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Básica

Por:   •  4/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 9

Contabilidade Básica

Fácil

Osni Moura Ribeiro 28º edição

  A contabilidade possibilita termos um controle permanente do patrimônio das empresas tendo como finalidade fornecer informações de ordem econômica, que se refere à movimentação das compras e vendas, despesas e receitas, apurando as transações feitas na empresa e de ordem financeira que se refere à entrada e saída de dinheiro.

   Para registrar a movimentação do patrimônio, utilizamos a técnica da escrituração, onde se registra todos os acontecimentos que causam modificação nas empresas.

  O patrimônio é um conjunto de elementos necessários á existência de uma empresa, são eles que compõem o patrimônio, os bens, direitos e obrigações.

  Tudo que possuir valor econômico são os Bens da empresa, são as coisas capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Os bens podem ser classificados em Bens Materiais e Imateriais.

  Bens Materiais são os que possuem corpo, matéria, e dividem-se em: moveis que podem ser removidos e imóveis que não se deslocam do lugar.

 Bens imateriais aqueles que não possuem matéria nem corpo, são gastos que a empresa faz, os mais comuns são: Fundo de Comercio e Marcas e Patentes.

   Os direitos da empresa constituem-se nos valores que ela tem a receber de terceiros, exemplo de quando é vendida uma mercadoria à prazo e não recebe o dinheiro no momento, mas sim algum tempo depois, é usada a expressão “ a receber” nos livros contábeis.

   Já as obrigações constituem-se nos valores que a empresa tem a pagar para terceiros. As empresas efetuam suas compras a prazo e não pagam no momento, mas sim algum tempo depois, e é usada a expressão “a pagar” nos livros contábeis.

  Para saber avaliar o tamanho do meu patrimônio é necessário levar em conta os aspectos qualitativos que especificam cada um dos meus bens, direitos e obrigações; e os aspectos quantitativos que dão os respectivos valores aos bens, direitos e obrigações.

  A representação gráfica do patrimônio, é feita em forma de T, onde no nado esquerdo ficam os bens e direitos, chamados de elementos positivos e logo passam a chamar de ativo e no lado direito ficam as obrigações chamadas de elementos negativos e logo passam a chamar de passivo.

  Situação liquida patrimonial é a diferença entre o ativo, atribuindo mais um grupo de elementos chamado patrimônio liquido, onde juntando com os bens, direitos e obrigações ira permitir que o total do lado esquerdo seja igual ao do lado direito.

  O patrimônio liquido é composto pelo capital, pelas reservas e pelo lucro ou prejuízo. O capital é um elemento do ativo que pode ser composto somente em dinheiro ou dinheiro e outros bens. As reservas são parcelas dos lucros apurados que ficam reservados para algum fim. Os lucros ou prejuízos correspondem a um resultado positivo se for lucro, um resultado negativo se for prejuízo.

  Nosso passivo nos mostra a origem de capitais que é como a empresa conseguiu os recursos que possui. E o ativo nos mostra a aplicação de capitais que é em que a empresa aplicou os recursos.

  No ponto de vista técnico, Conta é o nome dado aos componentes patrimoniais e aos elementos de resultado. É com elas que a contabilidade consegue desempenho em seu papel e cada elemento tem sua própria conta.

  A classificação pode ser dividida em vários critérios, porem à no momento apenas as duas mais interessantes. Contas patrimonialistas representam o patrimônio da empresa. Contas de Resultado, são divididas em contas de despesa e contas de receitas, não fazem parte do balanço patrimonial, mas é delas que sabemos se apresentou lucro ou prejuízo nas atividades da empresa.

  Cada empresa deve elaborar o seu plano de contas, obedecendo aos seus interesses e princípios. O plano de contas nada mais é do que o conjunto de contas que disciplina as tarefas do setor da contabilidade.

  As empresas tem constante movimento em seu patrimônio, devido a isso dividimos dois grupos, os Atos Administrativos que são aqueles que não provocam alterações no patrimônio e os Fatos Administrativos são os que provocam variações nos valores patrimoniais, podendo ou não alterar o patrimônio liquido.

  Escrituração registra nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que possam vir a modificar a situação patrimonial.

  Os principais livros utilizados pela contabilidade são o Diário e o Razão, esses dois livros são obrigatórios. O livro caixa em alguns casos é obrigatório e ainda tem outros livros que são todos facultativos.

  O lançamento é o meio pelo qual se processa a escrituração, inicialmente eles são lançados no livro diário, esse lançamento é feito em ordem cronológica de dia, mês e ano e segue de alguns elementos essenciais como, local e data, conta á ser debitada e conta a ser creditada, histórico, valor.

  Para a correção de lançamentos, quando são escriturados errados é feito uma retificação, que pode ser realizada através do estorno lançando ao contrario, oque era debito se credita, e o que era credito se debita.

  Ao efetuar a monografia temos algumas instruções gerais como: escriturar todos os fatos administrativos após fazer o balancete de verificação, em seguida apurar o resultado do exercício e levantar o balanço patrimonial, transcrever o balanço patrimonial no livro diário.

  Para escriturar nos livros também é utilizado o método das partidas simples, que consiste no registro de operações envolvendo o controle de um só elemento, e o método das partidas dobradas onde cada debito corresponde à um credito de igual valor.

  Razonete é uma versão simplificada do livro razão, por meio dele é possível controlar separadamente o movimento de todas as contas. Balancete é a relação de contas extraídas do razonete.

  Apuração do resultado do exercício verifica por meio das contas de resultado se a movimentação do patrimônio apresentou lucro ou prejuízo.

  Elenco de contas faz parte do plano de contas, ele consiste na relação de contas que serão utilizadas para o registro dos fatos e atos administrativos.

  Algumas informações sobre o elenco de contas são que no Ativo as contas que representam os bens e direitos devem ser classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez. No Ativo Circulante é em ordem decrescente do grau de liquidez também, e a classificação das contas representam os valores numéricos onde os vencimentos ocorrem apenas no exercício seguinte. Ativo não Circulante são classificadas as contas com pouca circulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com