TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE: CONCEITO, OBJETIVO, OBJETO, IMPORTÂNCIA E USUÁRIOS

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Estamos em uma era amplamente tecnológica, na qual diversas transações são realizadas constantemente, muitas delas graças a Contabilidade, uma ciência social antiga, que surgiu da necessidade do homem controlar o patrimônio obtido por meio de posses e riquezas.

A contabilidade, embora seja oriunda de um passado desprovido de recursos digitais, hoje se encontra bastante evoluída, consolidando ao longo dos anos diversos estudos que viabilizam novas e melhores formas de controle patrimonial, por meio de um sistema informações que torna possível adotar decisões mais racionais, objetivando a garantia de ininterrupção e êxito das organizações.

Não se pode negar a importância da contabilidade para o progresso humano. As entidades públicas e privadas dependem diretamente deste ramo, visto que a aplicação das técnicas contáveis é possível mensurar o que a entidade tem para receber ou pagar, determinar o valor de um ou mais bens.

Assim, neste trabalho, procura-se abordar os aspectos introdutórios da Contabilidade, como: conceito, objetivo, objeto, importância e usuários, estabelecendo assim a construção do conhecimento que tange o campo contábil.

2. CONTABILIDADE: CONCEITO, OBJETIVO, OBJETO IMPORTÂNCIA E USUÁRIOS.

Dentre as ciências sociais, a Contabilidade é aquela que por meio de seu sistema de informação e avaliação registra os eventos que alteram o patrimônio de uma entidade, provendo assim aos seus usuários demonstrações e análises patrimoniais, econômicas e financeiras.

De acordo com Hilário Franco:

A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (FRANCO, 1997, p. 21).

Além disso, a Contabilidade, segundo Luigi Martini (2013, p. 4), foi formatada sobre os moldes técnicos que a permitem: captar, registrar, acumular, resumir e interpretar situações que alteram o patrimônio de entidade, deixando de lado a mera função de ferramenta à serviço das exigências do fisco, para se tornar uma ferramenta indispensável para tomada de decisões dos seus usuários.

Dentre os objetivos da Contabilidade, a Contabilidade Gerencial é de suma importância, pois, é por meio dela que que são geradas as informações necessárias para a tomada de decisões. Portanto, para Ciro Bächtold (2011, p. 162), é essencial que existam ferramentas que possibilitem o conhecimento da situação real da entidade física ou jurídica para o cumprimento da missão que compete à Contabilidade Gerencial e assim traçar os objetivos da entidade, que podem ser resultados financeiros; sociais ou expansão, cabendo assim à contabilidade atingir estes objetivos.

Segundo Iudícibus (1995, p.21), “o objetivo básico da contabilidade resume-se no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais”.

No que tange a realização de negócios, uma empresa que deseja realizar transações com órgãos governamentais, bancos, com fornecedores, necessitará da Contabilidade para isso, uma evidência da importância desta área para a expansão comercial e humana, além disso, segundo Ciro Bächtold (2011, p. 162), em recente pesquisa do SEBRAE, 48% das empresas estão fechando as portas antes de completar um ano de funcionamento, no qual a falta de planeamento e controle de negócios é a principal causa destes fechamentos prematuros, o que demonstra ausência da Contabilidade durante os momentos de decisões destas empresas.

No que diz respeito ao objeto da Contabilidade, de acordo com Luigi Martini (2011, p. 4): “o Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade”, que pode ser: de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, ou até mesmo de pequeno ou grande porte. (MARTINI, 2011, p. 4)

Diante das informações geradas pelas Contabilidade, os usuários podem demonstrar variados interesses, criando novos objetivos, o que irá gerar necessidade de que as informações contábeis sejam suficientemente precisas para viabilizar avaliação da real situação patrimonial e financeira e também das mutações patrimoniais.

Deste modo, segundo Martini, os principais usuários da Contabilidade são:

Sócios ou proprietários (usuários internos) – avaliam o desempenho da administração e a rentabilidade de seus investimentos;

Investidores (usuários externos) – avaliam os riscos e oportunidades de negócios;

Fornecedores (usuários externos) – avaliam as condições financeiras da empresa e, assim, podem decidir se irão fornecer mercadorias e serviços;

Clientes (usuários externos) – avaliam se os fornecedores poderão ser os parceiros ideais;

Empregados (usuários internos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com