TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Digital

Por:   •  2/12/2019  •  Artigo  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TURMA: A

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR II

PROFESSORA: Me. ADRIANA DE LANNA MALTA TREDEZINI

CONTABILIDADE DIGITAL

ANDRÊSSA SILVA VIEIRA

ELISAMA KÉSSIA SILVA CAIXETA

PATOS DE MINAS – MG

2019

ANDRÊSSA SILVA VIEIRA

ELISAMA KÉSSIA SILVA CAIXETA

CONTABILIDADE DIGITAL

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Projeto Integrador II do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário de Patos de Minas, sob a orientação da Profª Me. Adriana de Lanna Malta Tredezini.

PATOS DE MINAS – MG

2019

Título

Andrêssa Silva Vieira

Elisama Késsia Silva Caixeta[1]

Resumo: Atualmente a contabilidade vem passando por profundas transformações, conhecida como a Era do Conhecimento, onde as informações são geradas e processadas em questões de segundos. Considerando o fim da escrituração no papel em função de registros eletrônicos, a evolução tecnológica vem gerando impacto também no profissional contábil. Hoje vive-se a era da escrituração digital, que com o avanço dos sistemas de processamento de dados da Receita Federal, criou-se o SPED (Sistema de Escrituração Digital), e este é cada vez mais presente na vida das organizações brasileiras, tornando as informações cada vez mais precisas e demonstrando a realidade minuto a minuto da situação das empresas.

Palavras-chave: Contabilidade digital. Profissional contábil. SPED (Sistema de Escrituração Digital). Escrituração Digital.

1 Introdução

Sabemos que desde os primórdios da civilização existe a necessidade de se controlar seus bens, conhecer os fatos que causavam suas alterações, assim como proteger a posse de seu patrimônio.

Para fazer esses registros, a contabilidade surgiu à medida que se aumentava a quantidade de operações, fazendo com que os indivíduos aumentassem sua preocupação em saber quanto renderia e qual a variação do seu patrimônio em determinado período.

Por isso, a contabilidade vem aperfeiçoando seus métodos de escrituração contábil, e a área de tecnologia da informação tem se mostrado útil no que tange a integração das informações contábeis e fiscais junto aos órgãos fiscalizadores, no que se refere à modernização da gestão tributária.

A contabilidade digital pode ser vista como um esforço do governo para centralizar as informações geradas pelas empresas por meio de um único informativo mensal. E, principalmente, como uma forma encontrada pelo Estado de combater a sonegação fiscal. A tecnologia da informação está criando ferramentas específicas para o setor. Os escritórios e profissionais passam a ter acesso a benefícios que podem ajudar a ampliar seu alcance no mercado, atingindo maior número de clientes, aumentando a concorrência, reduzindo custos e utilizando recursos inovadores nas atividades.

A busca incessante por um melhor desempenho profissional no mercado de trabalho exige que os profissionais contábeis mantenham-se atualizados, procurando inteirar-se das modificações na legislação, acompanhando a modernização dos processos e métodos na área contábil. Vale ressaltar que a contabilidade digital traz uma nova visão da forma de escrituração, e é importante os contadores permanecerem atentos.

Assim a problemática deste trabalho se baseou no desafio da contabilidade digital aos profissionais contábeis, verificando quais os conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho.

Com a pesquisa, buscou-se alcançar respostas para sanar a questão desenvolvida no problema deste trabalho, que teve como objetivo geral definir qual o perfil dos profissionais contábeis e quais conhecimentos necessários para se adaptar à contabilidade digital. Para se atingir o objetivo geral, procurou-se mostrar o surgimento da contabilidade e sua evolução na escrituração, conceituar a contabilidade Digital e as formalidades da escrituração fiscal e contábil através do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e elaborar o perfil dos profissionais de acordo com as exigências do mercado para a contabilidade no tempo digital.

A pesquisa buscou contribuir para o melhor entendimento do que seria a contabilidade digital e como a mesma surgiu, a fim de esclarecer as várias dúvidas sobre este assunto, para auxiliar na formação do profissional contábil.

É evidente que, na prática, esse novo modelo de contabilidade pretende acabar com o repetição de tarefas para os profissionais contábeis, que também é um dos objetivos que esse novo método possibilita com o uso da tecnologia, proporcionando maior agilidade a rotina diária de escrituração contábil. Isso ocorre porque os dados serão armazenados de forma mais correta e ágil, já que as novas normativas impõem a utilização de softwares que auxiliam na organização fiscal e contábil.

Assim, o projeto de Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é apresentado pelo governo por trazer vantagens para empresários e contabilistas, especialmente no que tange à praticidade e redução do tempo empenhado para as escriturações. Essas frequentes alterações trazem desenvolvimento e praticidade não só para o Fisco, mas também para as empresas e seus contadores.

Para a realização desse trabalho foi necessário definirmos os procedimentos metodológicos utilizados. Rummel (1972) afirma que existem dois significados para pesquisa: em sentido amplo, engloba todas as investigações especializadas e completas; em sentido restrito, abrange os vários tipos de estudos e de investigações mais aprofundados.

Foi utilizado o método de pesquisa exploratória por se tratar de um tema novo, com pouca matéria publicada nessa área, pois ainda está em implantação e ainda está sofrendo muitas mudanças e alterações, como cita Gil (2002), o objetivo desta tipologia é explorar um novo conhecimento para aprimorar as ideias já existentes.

Basicamente, esta pesquisa utilizou livros, artigos, dissertações e teses para buscar respostas para os objetivos colocados.

Segundo Lakatos (1986), a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações, material cartográfico, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo o material já escrito sobre o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com