TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE DIGITAL: O Impacto Do Sped Contábil Nas Empresas E Na Visão Dos Profissionais De Contabilidade

Exames: A CONTABILIDADE DIGITAL: O Impacto Do Sped Contábil Nas Empresas E Na Visão Dos Profissionais De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  6.327 Palavras (26 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE NOVOS HORIZONTES

Ciências Contábeis

A CONTABILIDADE DIGITAL: o impacto do sped contábil nas empresas e na visão dos profissionais de contabilidade

Érica Cristina Lima

Belo Horizonte

2ºsemestre 2011

2

Érica Cristina Lima

A CONTABILIDADE DIGITAL: o impacto do sped contábil nas empresas e na visão dos profissionais de contabilidade

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado ao curso de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Contabilidade.

Orientador: Davidson Campos Soares Barbosa.

Belo Horizonte

2º semestre 2011

3

A CONTABILIDADE DIGITAL: o impacto do sped contábil nas empresas e na visão dos profissionais de contabilidade

Érica Cristina Lima*

RESUMO

O presente artigo analisou dentro da contabilidade digital: o impacto do sped contábil nas empresas e na visão dos profissionais de contabilidade O objetivo geral foi descrever o Sistema Público de Escrituração Digital, verificando como os profissionais de contabilidade estão percebendo a implantação e os impactos do SPED Contábil. Para alcançá-lo foram traçados os seguintes objetivos específicos: conhecer a legislação que norteia o SPED, a nível federal, discutir os problemas enfrentados com a implantação da Escrituração Contábil Digital, analisando se os profissionais de contabilidade estão preocupados com esta nova forma de escrituração. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, com uma abordagem de investigação bibliográfica, sendo de natureza qualitativa. A questão levantada neste artigo foi: Quais os maiores problemas enfrentados pelos profissionais contábeis e as empresas brasileiras em decorrência do processo de utilização do SPED Contábil? Este trabalho justificou-se pela carência de pesquisa sobre o assunto e na necessidade de compreender a percepção dos contabilistas no que tange aos impactos da adoção do SPED. Para responder a questão foi realizada uma pesquisa de campo, onde 8 profissionais da área contábil, responsáveis pelo processo do Sped contábil, foram entrevistados. Após a realização desta pequisa, conclui-se que o Sped Contábil trouxe uma preocupação por possibilitar aos órgãos responsáveis uma verificação com muito mais eficiência de fiscalização e cruzamento dos dados apresentados. Isto pode ser visto como um problema para as empresas, mas em contrapartida uma grande vantagem para a Receita Federal. Esta pesquisa apontou–se também outro dado relevante. o Sped Contábil gera impactos em diversas áreas, principalmente, em relação com as mudanças de processos e revisão das principais atividades desenvolvidas, destacando a importância do profissional contábil, que deve estar sempre em constante aprendizado, por dentro de toda a legislação vigente. . Diante de um mercado competitivo, as constantes mudanças quanto à tecnologia da informação, têm exigido profissionais mais atualizados e preparados com foco na gestão empresarial e na tomada de decisão

Palavras-chaves: Sped. Contábil. Legislação.

________________________________

*Graduando do curso de Ciências Contábeis do Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa Ltda – Faculdade Novos Horizontes – e-mail: ecrislima@yahoo.com.br

4

1 INTRODUÇÃO

As autoridades tributárias junto com as instituições contábeis e as empresas identificadas como piloto desenvolveram um projeto, Sped Contábil, com o intuito fazer a integração dos dados dos contribuintes dos fiscos municipais, estaduais e federal, através do compartilhamento das informações contábeis e fiscais. Esperando com isto a melhora do controle tributário e eliminando as informações redundantes dos contribuintes aos fiscos (GIROTTO, 2008).

Com o projeto Sped, as empresas vêem ao mesmo tempo modernizando suas estruturas de controladoria e atendendo as exigências do fisco eletrônico. “Ou seja, empresas e autoridades estão trabalhando baseadas em uma relação ganha-ganha, até então inédita em nosso País” (DUARTE, 2010, p.70).

Assim, para Lopes de Sá (2010), o Sped tem seus prós e contras, sendo criado para acabar com a sonegação fiscal. Mas existe um grave demérito: as empresas por serem pessoas jurídicas, com o Sped são invadidas a domicilio pelo Estado, que arma um Big Brother fiscal, ao contrário, o princípio constitucional da privacidade garante o sigilo fiscal e contábil das pessoas.

Com a implantação do Sped, as organizações devem rever, alterar ou criar novas áreas, visando disponibilizar para o fisco as informações exigidas pela nova legislação em vigor (BARRETO, 2010).

Segundo Especialista em Inteligência Fiscal Eletrônica, o SPED, vem atendendo as novas demandas com eficiência:

Com o SPED, o foco tributário, que anteriormente era baseado na formatação de dados muda para a qualidade das informações, gestão de apurações e recolhimento de tributos que formam a base, para evitar passivos fiscais. E neste sentido, algumas ações são fundamentais como:

 Cruzamento de dados e auditoria das informações;

 Gestão de apurações das guias de recolhimento, do recolhimento e das obrigações acessórias;

 Configuração genérica para as apurações e emissão das obrigações.

Para atender esta demanda a solução SPED Legal da NF e do Brasil trata a qualidade dos dados dos clientes, na gestão das apurações e recolhimentos de tributos, além do atendimento digital e não apenas a funcionalidade para o atendimento à legislação. (ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA FISCAL ELETRÔNICA, 2011).

O projeto Sped visa informatizar a relação entre o fisco e o contribuinte, assim trazendo benefícios para a sociedade onde um deles é diminuir a sonegação tributária. Segundo Cleto (2010), através desse projeto, haverá uma sensível melhora do controle de tributos pelo cruzamento de dados contábeis e fiscais com a auditoria eletrônica, eliminando informações redundantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com