TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Estratégica

Por:   •  30/5/2019  •  Artigo  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

http://portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br/contabilidade-estrategica/

Contabilidade estratégica: como tornar uma empresa mais competitiva?

Importância da contabilidade estratégica para os negócios

Essas informações prévias podem ser muito poderosas nas mãos certas, pois compreender os dados contábeis de uma empresa pode ajudar na tomada de decisões para tornar um negócio mais competitivo.

 O termo estratégia tem origem no grego “strategos”, que significa “a arte do general”, no sentido de concepções, planos e ações para vencer o inimigo.

Assim, a competitividade existente nos mercados, e o fato de que as empresas devem ter por meta conquistar e fidelizar clientes — sob pena de sucumbir à conquista dos concorrentes —, estabeleceu o uso do termo na atividade empresarial.

Portanto, a determinação das metas e objetivos de longo prazo de uma empresa, a adoção de um plano de ações e a alocação de recursos necessários para a execução dessas metas fazem parte da sua estratégia para se manter competitiva no mercado.

Destaca-se, ainda, que nenhuma demonstração contábil é útil se analisada isoladamente. As partes componentes das demonstrações contábeis se inter-relacionam porque refletem diferentes aspectos das mesmas transações ou outros eventos. Embora cada demonstração apresente informações que são diferentes das outras, nenhuma provavelmente se presta a um único propósito, nem fornece todas as informações necessárias para necessidades específicas dos usuários.

Vale lembrar que, na prática, a construção dessas demonstrações contábeis se dá a partir do “processo contábil”, o qual consiste em:

a) Dados: coletar os dados dos eventos realizados pela entidade, a partir dos documentos referentes às transações.

b) Processamento: analisar os eventos, mensurá-los (atribuir valor) e reconhecê-los (registrar, contabilizar), tudo segundo as diretrizes contábeis (estrutura conceitual e normas).

c) Informações: gerar os relatórios contendo as informações contábeis decorrentes do processamento dos dados e registros.

d) Divulgação/evidenciação (disclosure): divulgar as demonstrações contábeis aos diversos usuários, de acordo com necessidades e/ou exigências legais.

(Luiz 85-86)

Luiz, BORINELLI, M., PIMENTEL, Coppe. Contabilidade para Gestores, Analistas e outros Profissionais, 2ª edição. Atlas, 07/2017. VitalBook file.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (433.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com