TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Societária

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida

Contabilidade Societária

Janinne Katler Almeida de Jesus

Rio de Janeiro

14 de Novembro de 2018

Atividade unidade 3 e 4

Na Unidade III, tratamos as provisões e as contingências passivas, seus conceitos e relacionamentos. Na Unidade IV, foram tratados os conceitos de insubsistências e as superveniências ativas e passivas. Baseado no que foi visto, estabeleça relações conceituais, bem como as diferenças entre provisões, contingências, insubsistências e superveniências e, a seguir, responda: os modelos de gestão são capazes de articular esses elementos de forma a evitar ou minimizar os impactos causados pelos fatos inesperados ou fortuitos? 

Diferenças entre provisões, contingências, insubsistências e superveniências.

Contingências 

Contingência é uma situação onde o resultado final, favorável ou desfavorável, depende de eventos futuros incertos. Em contabilidade essa definição se restringe às situações existentes à data das demonstrações e informações contábeis, cujo efeito financeiro será determinado por eventos futuros que possam ocorrer ou deixar de ocorrer.


Provisões

É um passivo de prazo ou de valor incerto, mas esperado. Apesar de serem passivos as provisões distinguem-se de outros passivos, tais como contas a pagar e outras obrigações reconhecidas como competência.

Insubsistências

Caracterizam- se pelos desaparecimentos aleatórios de ativos ou passivos. No desaparecimento de ativos, por exemplo, sinistro, cancelamento de créditos e etc..., haverá insubsistências passivas, representando esta uma conta de despesa. No desaparecimento de dívidas, representando esta uma conta receita.

Superveniências

Caracterizam – se pelos surgimentos aleatórios de ativos ou passivos. No surgimento de ativos haverá superveniências passivas, representando está uma conta despesa.


Os modelos de gestão são capazes de articular esses elementos de forma a evitar ou minimizar os impactos causados pelos fatos inesperados ou fortuitos? 

Sim, aqueles modelos de gerenciamento de grande importância para a contabilidade, uma vez que identificam esses fatores, imagem transparente da vida de uma entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com