TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Societária

Por:   •  4/8/2021  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

Contabilidade societária

CPC00 (R2)

A finalidade do CPC é auxiliar desenvolvimentos das normas internacionais IFRS. A alguns anos as normas da contabilidade do Brasil se adapta as normas internacionais, muitos contadores gostaram dessa mudança pois a globalização está grande e assim as análises e demonstrações ficam uniformizadas. Outra finalidade seria auxiliar a desenvolver políticas contábeis consistentes na falta de pronunciamento técnico e específico, quando não tem uma normatizada em um pronunciamento específico ou técnico, o contador terá que se basear no CPC 00, pois ele fala de todo conceito que vai se basear de toda a contabilidade.  O CPC não é um pronunciamento técnico propriamente dito, nada contido nesta escritura conceitual se sobrepõe a qualquer pronunciamento ou qualquer requisito em pronunciamento. Assim se um assunto estiver tratado em um CPC específico aí teremos que seguir esse CPC específico, se houve conflito temos que seguir o específico. 

Os objetivos das demonstrações do CPC é fornecer as informações para as tomadas de decisões, irão fornecer informações para investidores, credores por empréstimos. Dessa maneira eles irão ter a tomada de decisão mais adequada, alguns exemplos seriam quando irão emprestar recursos para empresa, decidir comprar ela. As demonstrações têm limitações e uma delas é não fornecer toda a informação que o usuário necessita, exemplo a situação macroeconômica, os relatórios não têm a intenção de explicitar todas as informações que os investidores precisam para sua tomada de decisão. Outra limitação é que no relatório não terá o valor da empresa, e assim o investidor teria que analisar o valor dela.

Há alguns anos ninguém imaginava que existiria criptomoedas no nosso mercado, mas com o avanço da tecnologia essa nova forma de mercado ganhou forma. A maioria dos usuários dizem que elas iram redefinir os bancos. Mesmo com o avanço das bitcoins e de outras criptomoedas ainda não existe nenhum pronunciamento quanto ao tratamento contábil delas.

Segundo os especialistas na área financeira o dinheiro é o item que que é aceito como forma de pagamento de algo que está sendo vendido, o dinheiro tem suas funções especificas que são meio de troca, medida comum valor, reserva de valor.

A criptomoeda e outras moedas virtuais também são consideradas meios de trocas, como o real ou o dólar. Mas elas não têm um valor real, não tem forma física e não é apoiada por qualquer governo. Um desejo ao criar as moedas foram ter transações rápidas e baratas, pois elas não são vinculadas ao um banco central e sua rede é descentralizada.

As bitcoins são um meio de pagamentos online, sua fonte de rede é aberta ao público, ele foi o que iniciou as criptomoedas, surgiu no ano de 2009. Ela também não tem forma física, não tem vínculo com banco central.

Na escritura conceitual das normas contábeis a bitcoin deve ser lançada como um ativo, pois ele é um bem que se esperar obter lucro futuro. A dificuldade nesse assunto é que não tem norma para como tem que ser lançado os mesmos, mas isso está sendo tratado pelo Comitê Internacional de Interpretações de Relatório Financeiros. Outra dificuldade é o que cita Tan e Low (2017) eles concordam com o entendimento do comitê, porém aconselham inversamente a esse organismo pois dizem que acabam confundindo ainda mais os contadores, eles tratam a moeda virtual como prioridade. A falta de substância física das moedas acaba eliminando a possibilidade de ativos como o imobilizado. Ram (2016) conclui que as bitcoins deveriam ser mensuradas ao valor justo com base no modelo de negócios e na intenção da detentora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com