TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Societária

Por:   •  6/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL[pic 1]

Pós-graduação em Controladoria - modalidade EaD (FECAP)

Disciplina: Contabilidade Societária

Docente: Dr. Sandro Braz Silva

Elaboração de um Relatório teórico baseando em pesquisas de artigos acadêmico-científicos sobre os temas do Módulo de 3, relativo aos indicadores de Liquidez, Endividamento, Rotatividade e Rentabilidade.

Utilizem a estrutura do modelo, a seguir.

Turma: 7N1AL

Título da atividade: Principais Indicadores Financeiros

Alunos: Luana Barreto Neves

Disciplina: Contabilidade Societária

1 INTRODUÇÃO 

      Com a globalização houve a fomentação da competitividade do mercado econômico e consequentemente clientes mais exigentes, assim estimulando que as instituições possuírem diferenciais para se destacar, sendo primordial a busca pela eficiência, qualidade dos produtos/serviços prestados, reduzir custos e atualização de dados de forma tempestiva.

      Para atender a demanda na perspectiva econômica se fez necessário a padronização das demonstrações contábeis para que os stakeholders tenham maior comparabilidade dos negócios, mas não seria o suficiente, desta forma é preciso que as instituições gerem índices com o objetivo de analisar a evolução e comparar com as demais do mesmo nicho. Gil (2009), destacando o benefício aos usuários das informações, ao permitir que os stakeholders possuam uma gama de conhecimento maior do que teria se pesquisasse diretamente.

      Os principais indicadores financeiros são de Liquidez, Endividamento, Rotatividade e Rentabilidade, e diante deste conceito se propõem o estudo teórica para evidenciar as definições, formulas para cálculos e a interpretação dos dados, que trarão conclusões pertinentes quanto a saúde financeira da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

      A análise de balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futuras. Em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobrea posição passada, presente e futura (projetada) de uma empresa.

      Deve ser de conhecimento da empresa o mercado, seu público alvo, seus concorrentes, a capacidade de produção e analisar os indicadores financeiros, pois são essas avaliações que pode responder diversas perguntas do negócio (MATARAZZO, 2010).

     As avaliações através dos indicadores irão proporcionar formas de identificar as necessidades da empresa, como solicitar empréstimo, noção de endividamento e até mesmo a lucratividade.

      Matarazzo (2010), descreve que os indicadores é a relação entre contas das demonstrações financeiras, onde evidenciam a situação financeira e econômica da empresa, por isso sua estrutura segue o seguinte esquema:

[pic 2]

2.1 ESTRUTURA

      Os índices de estrutura demonstram as decisões financeiras em relação de obtenção de recursos, sendo os principais:

  • Participação de capitais de terceiros (PCT): o capital de terceiros é composto por passivo circulante e passivo não circulante, é um índice que relaciona as duas maiores fontes de recursos.

         [pic 3]

  • Composição do endividamento (CE): indica quando da dívida total da empresa deverá ser paga a curto prazo comparadas com as obrigações.

       [pic 4]

  • Imobilização do patrimônio líquido (IPL): indica quanto do patrimônio líquido da empresa está aplicado no ativo não circulante.

      [pic 5]

  • Imobilização dos recursos não correntes: indica qual o percentual de recursos não correntes (patrimônio líquido e passivo não circulante) foi aplicado no ativo não circulante.

    [pic 6]

2.2 LIQUIDEZ

      Matarazzo (2010) demonstra que os indicadores de liquidez ajudam a medir a solidez de uma empresa, indicando as condições que ela tem para pagamento de suas obrigações, porém isso não comprova totalmente que as dívidas foram honradas, pois os dados são obtidos pelo balanço patrimonial e não do fluxo de caixa.

      Segundo Matarazzo (2010, p. 99), “são índices que procuração medir quão sólida é a base financeira da empresa. Uma empresa com bons índices de liquidez, tem condições de ter boa capacidade de pagar suas dívidas”.

      Gitman (2001, p. 133) explica que:

A liquidez de uma empresa de negócios é mensurada por sua capacidade de atender a suas obrigações a curto prazo, antes de seu vencimento. A liquidez diz respeito à solvência da situação financeira global da empresa – a facilidade com que ela pode pagar suas contas.

  • Liquidez geral: evidencia se a empresa parasse suas atividades, deveria horar suas dívidas com seu dinheiro (disponível) mais seus realizáveis, sem precisar desembolsar o ativo não circulante (SILVA, 2001).

          [pic 7]

  • Liquidez corrente: indica a mensuração da capacidade de pagamento da empresa em um curto prazo.

         [pic 8]

  • Liquidez seca: indica quanto a empresa possui de ativo líquido para cada $1,00 de passivo circulante.

         [pic 9]

2.3 RENTABILIDADE

       Os indicadores de rentabilidade, também chamados e índices de retorno ou de lucratividade, permitir analisar os lucros da empresa, destacando possíveis preocupações para o futuro da empresa, proprietários e credores (MORANTE, 2009).

      As principais análises giram em torno da margem de lucro, giro do ativo, rentabilidade do ativo e rentabilidade do patrimônio líquido (MATARAZZO, 2010).

  • Giro do ativo: indica o potencial de venda em relação aos investimentos que foram destinados ao ativo total, indica quanto a empresa vende para cada $ 1,00 de investimento total.

         [pic 10]

  • Margem líquida: indica uma mensuração do percentual de cada unidade monetária, decorrente das vendas restante após dedução de juros, despesas, custos e imposto de renda, ou seja, o lucro líquido em relação a venda líquida de certo período.

          [pic 11]

  • Rentabilidade do ativo: mede a capacidade da empresa em capitaliza-se apenas com seu lucro.

        [pic 12]

  • Rentabilidade do patrimônio líquido (ROE): indica a mensuração do retorno sobre o investimento do proprietário na empresa da empresa.

       [pic 13]  

3 CONCLUSÃO

      Ao longo do artigo desenvolvimento apurou-se que os indicadores financeiros são de suma importância para a saúde financeira das empresas, porém isoladamente não são tão eficazes. Com isso, foi possível constatar a ligação entre indicadores de desempenho financeiro e o controle de gestão, atendendo de forma consolidada todas as informações relevantes que direcionam os gestores a tomada de decisões.

      Assim, sendo elaborada uma análise de cada indicador financeiro proposto como ferramenta para utilização na instituição, por base das definições de diversos autores sobre o tema.

      É nítido a responsabilidade da controladoria, e por sua vez o controller, de estruturar um sistema de informações gerenciais que contemple de forma clara e objetiva os itens relevantes para a melhor tomada de decisão pelos gestores.  

4 REFERÊNCIAS

GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios da administração financeira. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 133 p.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 99 p.

MORANTE, Antonio Salvado. Análise das demonstrações financeiras. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (101.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com