TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Tributária

Por:   •  7/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  22.232 Palavras (89 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 89

FACULDADE CEARENSE - FAC

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

 INTRODUÇÃO

A Contabilidade Tributária tem por objetivo realizar os estudos e proceder ao registro adequado dos aspectos econômicos da legislação tributária.

Assim sendo, conta com dois sistemas de registro que são escriturados simultaneamente: livros contábeis e livros fiscais.

As empresas são tributadas em diversos aspectos e em diversas situações. Na compra e na venda de um produto, na prestação de um serviço ou quando têm lucros no período.

Os tributos incidentes nessas situações, podem ser classificados como municipais, estaduais e federais. Existem também as obrigações acessórias que, embora não sejam tributos efetivos, são procedimentos a serem cumpridos que demandam tempo, controles e até recursos financeiros.

Os efeitos da legislação fiscal sobre os fatos administrativos, operacionais ou não operacionais, são determinantes para a correta mensuração de seus efeitos sobre a estrutura patrimonial.

As espécies tributárias que estão previstas no Sistema Tributário Nacional (STN), ou seja, os tributos são:

Impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições sociais e empréstimos compulsórios.

Imposto – devido pelo contribuinte independente de qualquer contraprestação estatal, destina-se a atender a manutenção das atividades características da administração pública.

Taxa – devida em função da utilização efetiva ou potencial de serviços públicos. É cobrada pelo poder de polícia exercido pelo Estado para promover e assegurar o bem comum, ou limitar e disciplinar interesses e liberdades.

Contribuição de melhoria – cobrada em caráter indenizatório, com o fim de reembolsar despesa com obra pública que contribuiu para a valorização imobiliária do local onde o contribuinte possui imóvel residencial ou comercial.

Contribuição social – embora não seja tecnicamente um tributo, por ser tratada na CF/88 em capítulo relativo à seguridade social, é destinada ao financiamento dos Sistemas de Previdência e Assistência Social e tem sua natureza tributária reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Empréstimo compulsório – pode ser cobrado pela União para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.

No caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o princípio da anterioridade dos impostos.

Os tributos podem ser classificados ainda em diretos ou indiretos.

Os tributos diretos são aqueles em que a mesma pessoa reúne as condições de contribuinte de fato e de contribuinte de direito.

São diretos quando o contribuinte (de fato e de direito) é inscrito individualmente através do lançamento tributário. Exemplo:

- ITR - Imposto Territorial Rural

- IR - Imposto de Renda

- IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano

- IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores

- ITCD – Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação

- ITBI –Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis

- INSS – Instituto Nacional do Seguro Social

- IOC -Imposto sobre Operações de Crédito e outros

Os impostos diretos atingem o patrimônio e a renda, recaem sobre a capacidade contributiva do cidadão.

Os impostos diretos são pagos diretamente pelo contribuinte de fato sem que possa ser transferido para terceiros. O Imposto de renda, por exemplo, é o mais importante dos impostos diretos já que é capaz de garantir a individualidade de cada contribuinte, ou seja a capacidade econômica.

Impostos Indiretos, são aqueles pagos pelo consumidor e recolhidos aos cofres públicos pelo comerciante industrial, produtor e prestador de serviço.

Exemplo: IPI, ICMS, ISS, Pis, Cofins, etc.

Incidem sobre a produção e consumo de bens e serviços, sendo passíveis de transferência para terceiros (preço dos produtos adquiridos pelos consumidores que de fato acabam pagando o imposto), sendo que o contribuinte legal pessoa jurídica é quem os repassa aos cofres públicos.

Na verdade, incidem sobre o consumo ou as despesas, ou seja, é repassado para os preços dos produtos ou serviços em cada etapa do ciclo econômico, sendo suportado pelo consumidor final, último elo da cadeia de produção/consumo.

O Pis e Cofins, que correspondem a 9,25% do faturamento e/ou receitas das empresas, são repassados ao consumidor através do preço de bens de consumo e por isso, são chamados de indiretos.

1. Principais conceitos fiscais

Os aspectos tributários da atividade empresarial partem da observação das regras e princípios que regem a matéria e da correta avaliação dos conceitos fiscais que envolvem cada um dos atos praticados pelos empresários. Inúmeros são os aspectos gerais a serem observados, mas alguns podem ser evidenciados destacadamente.

1.1. Fato gerador e obrigação tributária

Cada tributo tem legislação própria que descreve exaustivamente as situações e eventos que caracterizam seus fatos geradores.

Assim, fato gerador é a situação definida em lei como necessária e suficiente à ocorrência da obrigação tributária, seja esta principal ou acessória.

Obrigação Tributária é a relação que tem, de um lado, uma pessoa jurídica de direito público interno (sujeito ativo, como sendo, União, Distrito Federal, Estados ou Municípios) e de outro, uma pessoa obrigada ao pagamento de certo tributo, que é o sujeito passivo. Portanto, o sujeito passivo é aquele que pratica o fato gerador.

Assim sendo, podemos definir como obrigação tributária principal, a obrigação de pagar e como obrigação tributária acessória, a obrigação de fazer algo em benefício do controle e da fiscalização, como sendo, obrigação de escriturar livros e entregar declarações.

1.2. Base de cálculo do tributo

Base cálculo é o valor sobre o qual incidirá o percentual do tributo a ser pago. Por exemplo, no caso do ICMS, o valor de saída da mercadoria para venda é a base de cálculo.

No caso do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica é o valor do lucro ajustado (quando se tratar de empresas tributadas pelo lucro real) ou o valor da receita bruta auferida (quando se tratar das empresas tributadas pelo lucro presumido, ou no caso da empresa optar pelo lucro real estimado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (141.2 Kb)   pdf (517.5 Kb)   docx (818.5 Kb)  
Continuar por mais 88 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com