TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade do Futuro

Por:   •  13/11/2018  •  Artigo  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

A CONTABILIDADE DO FUTURO

        A tecnologia vem se tornando cada dia mais presente nas profissões, e a contabilidade é uma delas. Com isso, cabe aos profissionais da contabilidade manterem-se atualizados e se adaptarem o quanto antes a essas mudanças.

        No setor contábil a concorrência é muito grande, por isso o contador deve estar bem informado e atento as tendências do mercado. A tecnologia é uma ferramenta que surge para facilitar e agilizar o trabalho do contador, bem como reduzir custos e aumentar a produtividade. Portanto, quem se adequar melhor certamente conseguirá se destacar no mercado.

        Um novo mundo empreendedor está surgindo por causa da tecnologia, e é muito difícil inovar sem ela. Daí a importância do contador adotar um perfil mais empreendedor e oferecer serviços diferenciados e principalmente de qualidade, no qual irão agregar mais valor aos seus serviços.

        Desta forma, surge a necessidade do contador dominar a tecnologia, pois quase tudo hoje é feito online, por meio eletrônico. Exemplo disso é o SPED, uma ferramenta que surgiu recentemente para facilitar o envio das escriturações contábeis e fiscais e que merece a atenção especial dos contadores.

        Com o desenvolvimento da tecnologia, a função do contador do futuro não será apenas realizar os lançamentos contábeis e fechar balanços, mas sim inovar, oferecer novos serviços de qualidade aos seus clientes, como análises, auditorias e consultorias que irão auxiliar nas tomadas de decisões dos empresários e também a melhor gerir a sua empresa.

        Para ajudar nisso, estão surgindo algumas startups que buscam trazer alternativas para auxiliar nos processos contábeis, fazendo com que os escritórios otimizem o seu trabalho, e assim, tendo mais tempo livre para trazer soluções diferenciadas aos seus clientes.

        Empresas com a Omnie e a Nucont são uma das empresas que vem inovando e trazendo alternativas para os escritórios, criando softwares capazes de trazer soluções financeiras aos seus clientes.

        Essas ferramentas auxiliam os escritórios, transformando balancetes em gráficos e em indicadores para tomada de decisão. Investindo em marketing, o contador terá uma excelente forma de conseguir novos clientes através de seus serviços e atendimento diferenciado. Com isso, trará outra imagem do contador, que poderá oferecer consultorias e ajudar a melhorar a gestão das empresas.

É esse o mercado que irá dominar o futuro. Quem não se enquadrar nele, ficará para traz. É claro que investir nessas tecnologias não é nada barato, porém, não fazer nada, não investir no longo prazo e resistir a essas mudanças, pode custar muito mais caro no futuro.

        A tecnologia não irá substituir o contador porque ela executa tarefas previamente programadas. Mas somente isso não será suficiente, pois deverá ter um profissional para analisar e interpretar as informações contábeis para usar em benefício de seus clientes.

        Portanto, o contador do futuro não deve esperar as coisas acontecerem, mas sim fazer acontecer. Mas como fará isso? Buscando se atualizar, fazendo cursos e se aperfeiçoando em suas atividades. Estar atualizado fará toda a diferença para os contadores.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com