TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade e Análise de Custos

Por:   •  9/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.962 Palavras (16 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 16

Centro Universitário Augusto Motta

Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração

 

                    Contabilidade e Análise de Custos              

                                     Rio de Janeiro

                                                 2020

Centro Universitário Augusto Motta

Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração

Contabilidade e Análise de Custos 

                           

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), como requisito parcial para a obtenção da aprovação na disciplina Contabilidade e Análise de Custos.

                                                             

                                                               Rio de Janeiro

                                                                      2020

Sumário

1 - INTRODUÇÃOPÁGINA 4

2 - DESENVOLVIMENTOpÁGINA 5

2.1 – A Importância da Contabilidade para as Empresas.Página 5

2.2 – Os objetivos Conceituais Página 6

2.3 – Os sistemas de custos Página 6

3 – A Diferença entre Custos e Despesas Página 7

4 – Classificação dos Custos Diretos e Indiretos Página 8

5 – Comportamento dos custos Página 9

5.1 – Custos Fixos Página 9

5.2 - Custos Variáveis pÁGINA 10

6 – ConclusãoPágina 11

7 - bibliografiapÁGINA 12

  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu da necessidade que as pessoas tinham de controlar tudo aquilo o que possuíam, gastavam ou deviam. À medida que as necessidades de controle foram surgindo, a contabilidade foi criando aos poucos alguns instrumentos para registro de todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Os custos são classificados de diversas formas, que variam em função das finalidades a que se destinam como, por exemplo, a identificação com os produtos (objetivo de custeio) ou a sua relação com o volume total da atividade (produção).

Em alguns momentos da história da contabilidade, surgiram muitas dúvidas com relação à qual seria o melhor critério de registro para determinadas transações. Diante disto, os primeiros contadores tiveram que confeccionar algumas opções que fossem eficazes, estas acabaram sendo adotadas pelos demais colegas, e acabaram se tornando regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos. As empresas têm enfrentado muita competição nos últimos anos. Os desafios do dia a dia com relação à concorrência levam as empresas buscarem cada vez mais a sua eficiência. Neste aspecto, o custo de produção passa a ser fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

                                                                                                                                                                                           

                                                                                                                                                         

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- A Importância da Contabilidade para as Empresas.

    A importância da contabilidade de custos para as organizações está diretamente ligada às mudanças no cenário econômico, como a globalização das economias, por exemplo, e mais recentemente a crise no país, que colocou a classe empresarial em estado de alerta. Reduzir os custos ao mínimo possível e permanecerem competitivas passaram a ser os grandes desafios das entidades.

A contabilidade de custos se faz necessária devido à importância da apreciação dos dados contábeis para facilitar o desenvolvimento e a implantação da estratégia adotada pelas organizações, pois a contabilidade não é um fim em si mesma, mas um meio de ajudar a empresa a atingir seus objetivos. Em quase todas as empresas que utilizam a contabilidade de custos como ferramentas para a tomada de decisão procuram em seus departamentos de custos informações gerenciais impressas em relatórios exigidos periodicamente. Esses relatórios são geralmente demonstrações do resultado detalhadas para os chefes de departamento e resumidas para a gerência de alto nível quase sempre com informações de valores orçados e realizados e a diferença entre eles. Em resumo a contabilidade de custos é como um processo de transformação, como uma indústria onde recebe os dados e organiza de forma que os padronize para criar uma forma melhor de analisá-los e interpretá-los para a tradução das informações de custo para as diversas áreas da organização.

    Mas por que devemos ter uma contabilidade de custos? As empresas não podem gerar informações apenas para os usuários externos como, por exemplo, o governo. Neste sentido, Oliveira (2000, pag 41), comenta que “a contabilidade de custos pode, por exemplo, preparar periodicamente diversos relatórios contábeis não obrigatórios por lei, mas de extrema utilidade para diversos executivos da empresa”. Com isso, as informações de custo auxiliam os gestores numa melhor decisão interna não servindo apenas para prestar informações fiscais.

Cada organização opta pelo método que mais lhe convém para analisar, controlar e avaliar seus custos. Hoje em dia os métodos mais conhecidos são: Custeio por Absorção e Custeio Baseado em Atividade.

 A contabilidade é fundamental para o funcionamento de uma empresa. Ela permite não só obter empréstimos, mas também conhecer e calcular de forma correta os impostos e o preço de venda de seus produtos. Além disso, evita possíveis problemas com o recolhimento de tributos e vai além, permitindo o uso de importantes ferramentas financeiras como o fluxo de caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com