TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade na atualidade e a indústria

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Esse trabalho aborda a importância da contabilidade de custo para as indústrias, ajudando nas tomadas de decisão, através desta metodologia é possível controlar todo o custo de produção industrial e alcançar seus objetivos propostos.

        A contabilidade está deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático para se tornar uma importância parceira da empresa, trazendo importantes informações para as tomadas de decisões.

        O trabalho trás a Importância da Contabilidade na atualidade e a industria . Tem como função  de organizar, analisar e interpretar os custos dos produtos, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionail ; Contabilidade de custo na industria  é constituído dos seguintes elementos  como: gastos,custos, despesas, perda, desembolso e investimento ; O mercado financeiro precisa  conhecer e compreender o público alvo e seus concorrentes; A gestão de custo na industria, as ferramentas necessárias para a gestão empresarial que são  o planejamento de custo e de produção.

  1. A Contabilidade na atualidade e a indústria.

A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso país.

 A importância do contador em estar por dentro das mudanças e das novas adequações da contabilidade é essencial, buscando a melhor forma de se adequar à contabilidade, às necessidades globais.

  1. Setor Industrial na atualidade.

A  industria é considerada aquela que se constitui juridicamente e legalmente, com intuito de aplicar o seu capital no consumo, produção e distribuição de riquezas, para se obter remuneração desse capital com fins lucrativos.

Na atualidade a indústria vem buscando meios para melhorar as formas de gerenciamento  dos custos de produção de bens e serviços a ser ofertada , controlando toda movimentação necessária para a execução de  suas produções.

E a contabilidade industrial vem aplicando os princípios da Contabilidade Geral para o registro e o controle  patrimonial das empresas industriais . Sua particularidade é a contabilidade dos custos, sendo a única diferença em relação  a Contabilidade Comercial.

 A empresa industrial utiliza-se tanto da Contabilidade Comercial como da de Custo, resultando, na Contabilidade Industrial, que abrange os três ciclos de uma empresa industrial.

  1. A contabilidade como ferramenta de geração de valor para as Indústrias.

A contabilidade de custo deixa de ser uma ferramenta para controlar estoques e passa a auxiliar no fornecimento de informações importante para a tomada de decisão, auxiliando a empresa no planejamento e controle de atividade industrial.

Portanto, a contabilidade de custo torna-se uma ferramenta essencial a gestão empresarial. Tem a função de organizar, analisar e interpretar os custos dos produtos, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, auxiliando o administrador em todas as etapas da produção.

1.3Demonstrativos Contábeis Obrigatório  

         As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.

As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. As demonstrações contábeis, auxiliam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros da entidade.

Um conjunto completo de demonstrações contábeis inclui os seguintes componentes:

1. Balanço patrimonial no final do período;

2. Demonstração do resultado do período;

3. Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;

4. Demonstração dos fluxos de caixa;

5. Demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade;


6. Notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.

2  Contabilidade de custo industrial

A apuração do custo industrial nas grandes empresas pode ser realizada com registro específica e analítica, a margem da Contabilidade, com a finalidade de determinar o preço de venda dos produtos e o custo das unidades produzidas. Para a contabilização do custo dos produtos vendidos para fins de apuração do resultado, o custo industrial deve estar integrado com a Contabilidade da empresa e deve ser realizado dentro dos princípios fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com