TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade no Agronegócio

Por:   •  26/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.606 Palavras (15 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 15

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo exemplificar o agronegócio no cenário nacional e contemplar especificamente o campo regional do estado de Mato Grosso. Em seguida, procura-se demostrar além da contribuição da contabilidade no agronegócio e na pecuária, os custos na pecuária conforme a NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade).

Este projeto abordará as possiblidades de atuação que o profissional contábil tem na pecuária e a sua importância. A agropecuária ganhou destaque com o desenvolvimento das propriedades rurais que passaram a ser constituídas como empresas, visando o lucro e não mais somente a sobrevivência. Nesse raciocínio, o produtor rural passa a necessitar de ferramentas importantes para o gerenciamento de seus negócios, que serão expostas aqui de maneira mais didática possível.

Cabe aqui mencionar que o grau de gerenciamento faz com que haja sucesso e lucro na empresa rural visando também os custos para se chegar ao lucro e assim ter um maior controle sobre a entidade rural, visto que as informações disponibilizadas pela contabilidade rural irão ajudar nas tomadas de decisões corretas, além da necessidade de programar um controle da entidade rural. Dessa forma, evidenciando a importância da contabilidade de custos na entidade rural, a fim de aliar a teoria à prática.


[pic 2][pic 3]

  1. PRÉ PROJETO

  1. ÁREA

Agronegócio.

  1. ASSUNTO

Custos na produção da pecuária.

  1. TEMA

Contabilidade aplicada ao agronegócio em seu Cenário Atual.

  1. TEMA DELIMITADO

A contribuição da Contabilidade na prática da pecuária, com ênfase no controle de

custos.

  1. PROBLEMA


Ao ler sobre o tema discutido em questão, tem evidenciado que os pecuaristas em geral não possuem uma metodologia ou utiliza uma planilha de apropriação de custos, o que segundo alguns autores pode levar às decisões impróprias.

Diante disso questiona-se:

Como as ferramentas da Contabilidade de Custos poderão contribuir para o conhecimento adequado dos custos incorridos na atividade da pecuária?

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVOS GERAIS

Apresentar as possibilidades de atuação do profissional contábil na prática do agronegócio

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Apresentar um histórico do agronegócio no contexto nacional e regional;
  • Identificar os custos incidentes na pecuária;
  • Mostrar os critérios de composição dos custos na precificação do ativo biológico;
  • Descrever a carga tributária na atividade da pecuária.
  1. JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais, tem-se a noção do quão importante é a contabilidade nos vários segmentos empresariais e até mesmo pessoais que existem no mundo. A contabilidade por ser uma ferramenta de extrema importância na vida das pessoas, deve ser vista de uma forma mais ampla em todos os aspectos possíveis.

Assim, como várias outras atividades profissionais, a contabilidade possui vários segmentos necessários para conseguir abranger a grande demanda de funções que ela deve


exercer, mediante a isto, por ser uma área responsável por uma ampla cadeia de fragmentos, cada segmento merece devida atenção, e onde cada parte na atuação dela deve ser criteriosamente estudada.

Sendo assim, um dos ramos da contabilidade que não deixa de ser um dos mais importantes é o segmento rural, onde os profissionais capacitados na área são responsáveis pela catalisação, junção, homologação e lançamentos de dados advindos do campo, onde a necessidade contábil é extrema.

Muitas vezes, surgindo da ideia de que no campo a contabilidade não é tão importante quanto nas grandes empresas findadas suas metrópoles, a contabilidade rural é passada despercebida pelos olhos de muitas pessoas, onde não se existe a noção de quem alimenta o mundo sem sombra dúvidas é o produtor rural. Então, dessa forma, esses trabalhadores que atuam nos campos para nos fornecer o pão de cada dia merecem a devida atenção.

Mediante a isso, foi proposto um tema para que possamos esboçar não só como é feita essa contabilidade nos campos, mas também, mostrar o quão importante é a atuação do profissional contábil nos segmentos rurais, destacando-se a partir da proposta feita pela delimitação do tema, o ramo da pecuária, que é a atividade rural ligada diretamente a todo tipo de criação de gado, sejam eles de leite ou de corte, e também para que de fato serve a contabilidade aplicada aos setores do agronegócio.

  1. METOLOLOGIA

Para a realização desse projeto será utilizada a pesquisa bibliográfica baseada em livros, periódicos específicos, na legislação e no manual de formatação de projetos acadêmicos da FACISA. A coleta de dados será feita utilizando-se gráficos, relatórios e balanços abertos sobre a pecuária, informações em sites especializados, bem como notas de aula.

Quanto à abordagem, esta será tanto qualitativa quanto quantitativa, apoiando-se no método dedutivo para o estudo de custos na pecuária. Em casos de decisões futuras, poderá ser aplicado algum instrumento de coleta de dados, como por exemplo: questionários, entrevistas, observação in loco, etc.


  1. CRONOGRAMA

ATIVIDADES

Divisão do grupo

Entrega da 01 cópia para correção definitiva da parte

escrita

Devolução do Trabalho corrigido

Disponibilização do modelo padrão de

slide

Apresentação Oral e Entrega do Trabalho Definitivo


[pic 4][pic 5]

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. O AGRONEGÓCIO NO BRASIL

Desde os primórdios das eras, o ser humano busca, através de práticas agrícolas, meios de sustentar e se alimentar, plantando e colhendo frutos. Mediante a isso, a cada dia que passa, as práticas agrícolas e pecuárias são cada vez mais aprimoradas para o melhor sucesso dos investimentos.

O Brasil por ser um grande país, tanto em território quanto em natureza e cultura, tem grande destaque no mundo como uma grande economia, mesmo não sendo uma potência, tem grande participação no cenário econômico mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (262.5 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com