TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade no Brasil

Por:   •  6/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

A contabilidade é uma das profissões mais antigas e importantes do Brasil e no mundo, ela está em constante evolução. A sua importância deu-se início no Brasil, em 1808, quando a corte portuguesa foi transferida de Portugal para o nosso país. Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, dom João VI determinou que todos os contadores gerais da Real Fazenda aplicassem o método das partidas dobradas na escrituração mercantil. Nesta mesma época, começou o ensino contábil no país.

No ano de 1850 foi criado o Código comercial do Brasil,  regular os direitos e obrigações das empresas e suas relações. O que obrigou as empresas a apresentar anualmente o seu balanço geral.  Em 1902 surgiu a primeira escola técnica de contabilidade brasileira, no estado de São Paulo, que ficou conhecida como Escola de Comércio Álvares Penteado, que adotou a escola europeia de contabilidade: basicamente, a italiana e a alemã.

Em 1945 a profissão contábil foi considerada carreira universitária. Em 1946 o Conselho Federal de Contabilidade foi criado e também a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo criou o curso de Ciências Contábeis e a escola estadunidense de contabilidade foi introduzida no país.  Em 1976, é editada a Lei das S.As., a Lei 6.404/76., daí então a economia do Brasil adotou a filosofia da escola norte-americana.

A contabilidade do Brasil nos dias atuais, exige do profissional um curso superior. É uma profissão que está em crescimento, tendo em vista de que para tudo na vida faz-se necessário o auxílio de um contador, seja na abertura de uma empresa, ou durante o funcionamento dela, até mesmo na extinção da mesma, se faz necessário um profissional contábil. 

contabilidade é uma das profissões mais antigas e importantes do Brasil e no mundo, ela está em constante evolução. A sua importância deu-se início no Brasil, em 1808, quando a corte portuguesa foi transferida de Portugal para o nosso país. Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, dom João VI determinou que todos os contadores gerais da Real Fazenda aplicassem o método das partidas dobradas na escrituração mercantil. Nesta mesma época, começou o ensino contábil no país.

 

No ano de 1850 foi criado o Código comercial do Brasil, regular os direitos e obrigações das empresas e suas relações. O que obrigou as empresas a apresentar anualmente o seu balanço geral.  Em 1902 surgiu a primeira escola técnica de contabilidade brasileira, no estado de São Paulo, que ficou conhecida como Escola de Comércio Álvares Penteado, que adotou a escola europeia de contabilidade: basicamente, a italiana e a alemã.  

 

Em 1945 a profissão contábil foi considerada carreira universitária. Em 1946 o Conselho Federal de Contabilidade foi criado e também a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo criou o curso de Ciências Contábeis e a escola estadunidense de contabilidade foi introduzida no país.  Em 1976, é editada a Lei das S.As., a Lei 6.404/76., daí então a economia do Brasil adotou a filosofia da escola norte-americana.

 

A contabilidade do Brasil nos dias atuais, exige do profissional um curso superior. É uma profissão que está em crescimento, tendo em vista de que para tudo na vida faz-se necessário o auxílio de um contador, seja na abertura de uma empresa, ou durante o funcionamento dela, até mesmo na extinção da mesma, se faz necessário um profissional contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (712.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com