TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade no agronegócio

Por:   •  21/5/2018  •  Artigo  •  5.906 Palavras (24 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 24

Rodrigo Lopes de Sousa

A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL SOBRE ATIVO BIOLÓGICO NO SETOR DO AGRONEGÓCIO

UniProjeção - Campus I

Taguatinga – DF

2017

A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL SOBRE ATIVO BIOLÓGICO NO SETOR DO AGRONEGÓCIO

Artigo submetido e apresentado ao Centro Universitário Projeção, como parte das exigências para conclusão do curso de Ciências Contábeis.

Orientador:

Prof. Msc. Filipe Bressanelli Azevedo

Possui Mestrado em Ciências Contábeis, com enfase em Finanças e Mercado Financeiro, pela FUCAPE Business School (2007), MBA em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (2001) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente exerce exclusivamente a docência de nível superior no Centro Universitário Projeção e em outras faculdades do grupo, atuando nos cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Tem experiência profissional de mais de 20 anos nas áreas de gestão, auditoria e contabilidade, em entidades públicas e privadas. Recentemente retomou as atividades de pesquisas acadêmicas, principalmente, nos temas, Gerenciamento de Resultados Contábeis, Conservadorismo Contábil e Qualidade da Informação Contábil.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/ 4755719925502636

Brasília/DF, 21 de Outubro de 2017.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________

Prof. Filipe Bressanelli Azevedo

_________________________________________________

Prof. Avaliador

_________________________________________________

Prof. Avaliador

A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL SOBRE ATIVO BIOLÓGICO NO SETOR DO AGRONEGÓCIO

Rodrigo Lopes de Sousa¹

Prof. Msc. Filipe Bressanelli Azevedo

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo constatar os fatores explicativos do nível de conformidade da divulgação contábil requerida dos ativos biológicos das empresas listadas na BM&FBovespa. A amostra foi composta por 10 empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa que apresentaram saldo nas contas de ativos e/ou produtos agrícolas em seus relatórios financeiros no período de 2015 a 2016. No desígnio de alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa quantitativa de objetivos geral e específico, por meio de análise de conteúdo das notas explicativas das empresas selecionadas, a fim de se construir um indicador de divulgação das informações requeridas pelos CPC 29 e CPC 46, e análise de regressão de dados em painel. Os resultados indicam que os fatores representativos dos ativos biológicos em relação ao ativo total são estatisticamente associados ao indicador de atendimento às divulgações requeridas para o ativo biológico. Adicionalmente, constatou-se não haver evolução da divulgação das empresas no decorrer dos períodos analisados.

Palavras Chaves: BM & FBovespa, ativo biológico, fatores representativos.

ABSTRACT

The objective of this research is to determine the factors explaining the level of compliance of the required accounting disclosure of the biological assets of the companies listed on BM & FBovespa. The sample consisted of 10 publicly-held companies listed on BM & FBovespa that presented balance in the accounts of agricultural assets and / or products in their financial reports in the period from 2015 to 2016. In order to achieve the proposed objective, a quantitative survey of general and specific objectives, by means of content analysis of the explanatory notes of the selected companies, in order to construct an indicator of disclosure of the information required by CPC 29 and CPC 46, and panel data regression analysis. The results indicate that the representative factors of the biological assets in relation to the total assets are statistically associated with the indicator of compliance with the disclosures required for the biological asset. Additionally, it was verified that there was no evolution of the disclosure of the companies during the analyzed periods.

Keywords: BM & FBovespa, biological assets, representative factors.

__________________

¹Graduando do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UniProjeção/Campus I, Taguatinga-DF,(rodrigo.scinternacional1909@gmail.com)


1. Introdução

        Conforme (SCHERCH et. al. 2014), a contabilidade exerce um papel muito importante para a sociedade em relação aos negócios empresariais, e por esta razão é cada vez mais necessário utilizar padrões contábeis unificados para todos os países, principalmente para as empresas de grande porte que geralmente circulam negócios por vários lugares do mundo. Em decorrência do processo de convergência das Normas Internacionais IFRS o Brasil seguiu novas práticas contábeis que foram estabelecidas através das leis 11.638/07 e 11.941/09, assim em 2009 o Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu o pronunciamento CPC 29 que trata a mensuração dos Ativos Biológicos e produtos agrícolas a Valor Justo (Fair Value) que propende maior transparência à informação contábil dos ativos biológicos e produtos agrícolas, que estão relacionados ao Agronegócio e a Contabilidade Rural.

         Segundo este novo Pronunciamento o valor justo deve ser sobreposto como modo de avaliação para os ativos biológicos, desta forma, as empresas que desempenham atividades agrícolas estão sujeitas a atingir a valorização dos seus ativos através do valor justo sempre que possível mensura-lo, tendo em vista que este procedimento visa manter o valor real do patrimônio fazendo com que haja maior transparência nas demonstrações financeiras.

         Para NETO e AZEVEDO (2013) com as grandes transformações no contexto legal e com concorrentes cada vez mais preparadas para as exigências do mercado, cresce bastante o cenário competitivo do setor agropecuário, por esta razão os proprietários de empresas do ramo de agricultura que possuem ações na bolsa de valores estão focados cada vez mais em adequar-se às novas exigências, com a finalidade de transmitir maior transparência e segurança para seus investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (209.6 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com