TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade é Uma Ciência?

Por:   •  21/8/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – UNIVASF COLEGIADO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CPROD CONTABILDIADE

EXERCÍCIO DE REVISÃO I- PROVA I

  1. A Contabilidade é uma ciência? Argumente.

R-> Para Ribeiro (2005), a contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades econômico-administrativas, logo, ela é sim  uma ciência, e tem por objetivo, registrar as movimentações, investimento realizados pela organização, para que se tenha o controle do patrimonio da empresa, bem como o historico deste.Para Iudícibus (1994), a contabilidade desempenha ao longo do tempo o mesmo papel que tem a história no desenvolver da vida da humanidade. O autor em questão, se refere ao ergistro de relatos, na história através destes registros é possível conhecermos o passado da humanidade, e no caso da contabilidade, os reistros nos permitem conheer o historico da empresa, sua evolução, e através destes relatos, os gestores conseguem fazer previsões sobre o futuro da empresa, facilitando a tomada de decisão.

  1. Como nasceu, ao longo da história, a necessidade de registro proposta pela Contabilidade? Relate.
  1. > A contabilidade constitui um dos conhecimentos mais antigos da humanidade, e surgiu em função da necessidade que o ser humano tem de controlar suas posses e riquezas, ou seja, o seu patrimônio. É tão antiga quanto à própria humanidade. Há inclusive, hipóteses de que a contabilidade tenha surgido antes mesmo da escrita e até que tenha sido base para o surgimento desta. (Ávila, 2006)  A contabilidade então, surgiu desde os tempos antigos, da necessidade de trocas comerciais, indícios indicam que os fecícios foram os primeiros a fazerem trocas comerciais, temos incusive relatos na Biblía registros contábeis, no caso, registros do patrmônio de Jó, “E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.” ( Jó 1:3)

Com a necesiade de registros de patrimônio desde os primórdios da civilização, temos relatos bibliográficos deste campo da ciência no mundo antigo, medieval e moderno.Segundo o professor Frederigo, em seu livro, a História da Contabilidade se divide em quatro períodos:

*Contabilidade Antiga: período que se iniciou com as primeiras civilizações e foi até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, cujo autor foi Leonardo Fibonacci, o Pisano; *Contabilidade Medieval: período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Pacioli, publicado em 1494, enfatizando que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano; *Contabilidade Moderna: período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Esta foi uma obra marcante na história da Contabilidade, e seu ator recnhecido como o pai da contabilidade até os dias atuais.

 Quais as diferenças na definição de Riqueza pela ótica econômica e pela ótica contábil? Exemplifique.

R->Para a economia, a riqueza sao os bens que  se possui, para a contabilidade q riqueza é o patrimonio liquido, ou seja, o que sobra do investimento após as obrigações quitadas. Por exemplo, João tem uma ferrari e uma bela casa em condominio em seu nome, economicamente ele é rico. Porem, João não tem boa gestão financeira e gasta além do que pode pagar, ficando on fim do mês com o suficiente para por a gasolina na ferrari e ir se exibir com ela no fim de semana, por não ter reservas, ele é não é contabilmente rico.

  1. Qual a definição de Patrimônio Líquido e qual sua relação com o objetivo central da Contabilidade? Justifique.

R-> è a diferença entre  ativo e o passivo da organização, ou seja diferença entre os bens e direito que el possui e suas obrigações.é o valor que sobra do que ela possui, descontando as obrigações que se tem a pagar, representada também pela fonte interna de recursos(capital) investido pelos proprietários . em resumo, após a fundação, aplicado o capital e fazend0-se o balanço com contas a pagar e receber, temos o resultado, estee o patrimonio liquido da empresa.

  1. De acordo com a ótica patrimonial, defina e apresente 3 exemplos de cada um dos itens:
  1. Bens : São os bens que compõem o patrimonio da empresa e que permitem que ela realize suas atividades, Como por exemplo, veiculos, instalações, maquinário, móveis e utensilios.
  2. Direitos:  Quando se fala em direito, trata-se do poder se exigir alguma coisa. Como por exemplo, duplicatas a receber, aluguel a receber, ações a receber, etc.
  3. Obrigações: São as dividas com outras empresas ou pessoas, os compromissos que serão reclamados ou exigidos na data de vencimento. Como salários, aluguel a pagar, duplicatas a pagar.
  1. O que são Bens Tangíveis? Apresente 5 exemplos simples.

Bens tangíveis são os bens da empresa que possuem valor economico e tem forma física, são palpáveis, como por exemplo; computador, maquinário, material de escritório, móveis e veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (223.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com