TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE FINANCEIRA E CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este instrumento tem como objetivo apresentar os desafios da contabilidade por atividade e da gestão de riscos na controladoria empresarial. A controladoria por atividades desempenha um papel importante para medir a eficácia e a eficiência na utilização dos recursos pela entidade e a gestão de riscos sempre foi importante para a tomada de decisão dos gestores nas organizações. Sendo assuntos essenciais na formulação estratégica das empresas e de seus planos de ação, mostraremos a seguir os assuntos mais detalhadamente.

DESENVOLVIMENTO

CONTROLADORIA POR ATIVIDADE

A controladoria desempenha um papel importante para medir a eficácia e a eficiência na utilização dos recursos pela entidade. Além do mais, auxilia na definição dos objetivos, na elaboração do planejamento, orçamentos, na implementação e avaliação de estratégia.

Os desafios da Controladoria por Atividade são: descrever, localizar e quantificar os recursos consumidos pelas atividades no processo de geração de valor para organização.  Controladoria é um sistema de informação composto por dois subsistemas: contabilidade financeira e contabilidade gerencial.

DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE FINANCEIRA E CONTABILIDADE GERENCIAL

Contabilidade Financeira: deve prover os usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, permitindo a cada usuário tomar decisões ou fazer prognósticos baseando-se nessas informações.

Contabilidade Gerencial: deve fornecer informações que permitam a formulação de estratégias e dos planos de ações de longo prazo às decisões sobre a utilização dos recursos pelas atividades, com ênfase no serviço e no cliente, tanto quanto no preço, o planejamento e controle de custo das atividades que compõem o sistema de operações de serviços, e, por fim, a mensuração da performance e avaliação das pessoas.

O PAPEL DOS SUBSISTEMAS DA CONTROLADORIA:

[pic 1]

O subsistema de contabilidade financeira enfatiza a elaboração e a comunicação de informações econômicas de uma empresa dirigidas a uma clientela externa. Esse tipo de informação evidencia aos agentes externos as conseqüências das decisões e das melhorias dos processos executados pelos administradores e trabalhadores. Os demonstrativos contábeis devem ser elaborados com base no Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que dispõe sobre a Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis. Em contraste, a contabilidade gerencial ou de gestão enfatiza a elaboração e comunicação de informações que atendam ás necessidades dos gestores e funcionários. Os relatórios fornecidos pela contabilidade gerencial não estão sujeitos às normas contábeis e à legislação societária.

Na verdade, os critérios que regem as entradas e os processos do sistema de informações contábeis gerenciais são definidos internamente, para cumprir três objetivos:
a) informações de custos de produtos, serviços e outros objetos de interesse da gestão;
b) informações para o planejamento e controle;
c) informações para tomada de decisões.

As mudanças ocorridas no mundo dos negócios impactaram os fundamentos da contabilidade gerencial que até recentemente fornecia informações apenas com ênfase no custeio baseado em volume. O controle e as medidas de desempenho eram com base nas informações financeiras e os centros de responsabilidade formavam-se de acordo com as funções administrativas. O sistema de contabilidade gerencial tradicional, embora assentado em pressupostos sólidos que se preservam até hoje, é limitado para fornecer informações acuradas, flexíveis e úteis à gestão de custo.

Essa abordagem não atende as demandas da classe mundial. Em resposta a essas necessidades de informações dos gestores, começou a ser configurado um novo sistema de contabilidade gerencial. Esse sistema reorienta o foco de seus registros dos recursos para as atividades. Um dos pontos fundamentais para a configuração do novo sistema de contabilidade gerencial foi a compreensão de que os produtos da empresa resultam das atividades primárias e das atividades de apoio da cadeia de valores da organização.

Pela discussão apresentada sobre a nova contabilidade gerencial, é possível distinguir três abordagens sendo a ênfase, o modelo de construção da proposta e tipo de informação gerada.

Análise comparativa da abordagem de custo por atividades:

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4] [pic 5]

        

O importante, no entanto, nessa discussão é ressaltar as contribuições que a nova contabilidade gerencial trouxe ao gerenciamento dos custos, não apenas dos custos indiretos da produção de bens e serviços, mas das atividades de apoio, cliente, bem como para a melhoria do desempenho da empresa. A nova contabilidade gerencial integra em apenas um sistema o que antes era um conjunto de funções isoladas: análise de valor, análise de processos, gestão da qualidade e mensuração de inúmeros objetos de custo. Em razão disso, as empresas de serviços e os negócios baseados no conhecimento são capazes, pela primeira vez, de obter informações sobre custos de serviços, clientes, processo, atividades e informações para o planejamento e controle.

CONTROLADORIA NA GESTÃO DE RISCOS

A Gestão de Riscos sempre foi importante para a tomada de decisão dos gestores nas organizações, mas atualmente as empresas estão investindo mais em Controllers, pelas incertezas do mercado atual e para agregar valor aos seus acionistas. “Risco é o grau de incerteza em relação à possibilidade de ocorrência de um determinado evento, o que, em caso afirmativo, redundará em prejuízos. Assim, risco é a possibilidade de perda decorrente de um determinado evento.” (Santos, 2002, p.23)

As organizações devem preocupar-se com todos os riscos inerentes do seu negócio. Podem surgir problemas no seu ambiente interno e externo de onde elas estão inseridas. Existem alguns exemplos como: Riscos Empresariais, Riscos do Macro Ambiente, Riscos do Ambiente Setorial, Riscos Financeiros, Riscos Operacionais Gerais, Riscos Operacionais Funcionais.

RISCOS EMPRESARIAIS

Que dizem respeito às incertezas em relação às decisões tomadas sobre a política econômico-financeira da organização.

RISCOS DO MACRO AMBIENTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (906.7 Kb)   docx (681.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com