TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dignidade Humana

Por:   •  3/5/2016  •  Artigo  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Dignidade Humana.

Dignidade; Consciência do próprio valor, honra, modo de proceder que inspira respeito, distinção, amor próprio. (HOUAISS).

Podemos encontrar as 1ª referências sobre dignidade, na Bíblia onde o homem é considerado a imagem e semelhança de Deus, unindo a figura humana ao ser Supremo dotado de reverência e valor.

São princípios como valor moral, espiritual inerentes a pessoa, ou seja, todo ser humano e dotado desse preceito e tal constituí o princípio máximo do Estado de Direito.

Temos que respeitar o direito de ir e vir, de cada ser humano. O Estado tem que nos garantir, condições mínimas de subsistência, onde tenhamos saúde, moradia, saneamento básico, educação, segurança e alimentação, e propiciar e promover sua participação ativa e co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com outros seres humanos.

A vida não tem preço, ela é mais importante que tudo, não podemos deixar que homens inescrupulosos, por terem o poder aquisitivo (DINHEIRO) maior do que os outros venham dominar e escravizar os seus iguais.

Somos todos “iguais” perante a lei?

Não, infelizmente o conceito de Dignidade Humana, existe somente no papel. Em muitos países do mundo e inclusive no Brasil, vemos pessoas vivendo em condições sub-humanas, sem moradia, alimento, saneamento básico, saúde, educação, vivendo piro do que animais.

Vamos falar de Brasil, diariamente acompanhamos a notícias, e recebemos na grande maioria das vezes, somente informações de roubo, corrupção, violência. Aonde nossos hospitais estão falidos, devido aos desvios do dinheiro público, aonde instituição escolar está em frangalhos, devido a falta de investimentos no setor e outros inúmeros problemas que o nosso país vem passando através dos anos.

Observo, por exemplo as nossas leis, que foram escritas para serem cumpridas, mas devido a várias brechas e atalhos que existem, em nossa legislação, elas servem para colocar na grande maioria das vezes as pessoas sem poder aquisitivo na cadeia e os com alto poder aquisitivo podem aguardar em casa ou ainda serem perdoados se ajudarem a desmontar os esquemas de falcatruas que existem nos Governos Federais, Estaduais e Municipais.

Um exemplo claro que temos em nosso país e que podemos usara é o caso do Vale do Jequitinhonha, que considerado um local de extrema pobreza, sem saneamento básico, analfabetismo e alto índice de mortalidade.

No dia em que nós brasileiros tomarmos a atitude de cobrar severamente, os representantes que colocamos para nos representar no congresso, os governantes sejam do Estado, Município e Federal e eles trabalharem para o nosso País se desenvolver, ai sim podermos nos tornar uma Nação verdadeira e assim sonharmos em acabar com todas as desigualdades sociais deste belo País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com