TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  1/4/2017  •  Resenha  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADRIELLE GEOVANA SILVA OLIVEIRA

ALAN RODRIGO BARBOSA LUZ

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

BELÉM 2017

ADRIELLE GEOVANA SILVA OLIVEIRA

ALAN RODRIGO BARBOSA LUZ

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

                                                                                                   Resumo apresentado como

                                                                                                         componente avaliativo da disciplina

                                                                                                           Teoria da Contabilidade,professora

                                                                                                                        Orientadora Juliete Tavares

INTRODUÇÃO

       O inicio da contabilidade está atrelado  a evolução humana, através  das várias fases históricas de seu desenvolvimento, desde  o  estado do  simples método  de contagem de pedrinhas para a noção quantitativa do rebanho de ovelhas, passando pelas  partidas  dobradas até  a  sua maturação  como   ciência social  aplicada e os  organismos competentes pela doutrinação e regulamentação contábil.

       Este resumo busca elucidar como foi a corrida evolutiva desta maravilhosa ciência.

    O homem observou que era preciso   controlar, administrar e preservar  seus bens e  que poderia através  desse  controle, obter  lucros e  foi  a partir  desta necessidade que  surgiu a contabilidade.

O SURGIMENTO DA CONTABILIDADE

       Conforme Silva (2007 , pág 01) e  segundo vários  estudiosos  citados por ele, a Contabilidade  se  expressa concomitante com  as descrições mentais do homem e sua atividade  patrimonial, sendo  portanto, seu   surgimento atrelado  ao  aparecimento   da própria civilização.

        Ao sair do estado de bestialidade ,o ser humano gozou do raciocínio e com ele aplicou ideias para o seu melhor viver,e nesse exercício diário de sapiência criou a noção do que se conhece hoje por contabilidade.

       O homem primitivo registrava seus bens na memória, e depois nas pinturas em paredes de cavernas, já o homem pós-primitivos passou a escriturar seus bens em tabuletas de argila e mais tarde em livros.

        A partir do momento em que os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotamia (atual Iraque), os homens começaram a registrar os seus patrimônios e os primeiros livros contábeis foram escritos em papiros (tipos de folhas antecessoras ao papel). Os fenícios desenvolveram as trocas em bases monetárias e simplificaram os registros (em símbolos). Já os romanos, entre outros fatores, dissiparam um sistema jurídico de contabilidade organizado, pois toda cidade sob o domínio de Roma pagava tributos.

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

       A contabilidade aprimorou-se de acordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, a promoção dos números árabes na europa por Fibonacci, a prensa de Gutemberg, o descobrimento da América, a invenção da máquina a vapor e a Revolução Industrial, são marcos na nossa história que fizeram desencadear o desenvolvimento, a necessidade e o firmamento da ciência contábil.

       Muitos passos foram dados na evolução contábil, sendo a técnica das ‘’Partidas Dobradas’’ a mais significativa, que foI estudada pelo Frei Luca Pacioli, em seu livro “La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni, et Proportionalitá-1494. Não se   sabe  onde  e  quem  criou  o  método, por  isso  é atribuído ao Frei, o fato de estudo, aplicação e  desenvolvimento do  mesmo. E a este cientista  se deve  toda rotina contábil desta  ciência, e, por vários, considerado  o  mais  eficaz  e  completo  para que se possa obter resultados para os questionamentos e  necessidades dos profissionais contábeis , como cita Sá (2006, pág. 105).

      O método das partidas dobradas assegurou a contabilidade um o salto tanto científico, quanto em suas práticas, tornando mais dinâmica e precisa sua rotina e escrituração.

     Logo, surgiram correntes teóricas e as escolas de pensamento contábil que asseguraram de vez a contabilidade como ciência, destaque para as escolas da corrente europeia e norte americana.

     

      ·escola europeia de pensamento contábil

 

      ·escola americana de pensamento contábil

 A DISSEMINAÇÃO DA CONTABILIDADE

    De acordo com Stacey na obra ´´study in social and economic history``, a contabilidade após seu extraordinário desenvolvimento teórico na Itália, a partir do século XVIII, passou para Holanda, Alemanha, Escócia, Inglaterra e dali chegou aos Estados Unidos. Na Escócia ela encontrou campo fertil de estudos e de aplicação prática, tendo sido lá que se formou  a primeira Sociedade de Contadores,  em 1853. Na Inglaterra, o campo não foi menos fértil, pois no princípio do século XIX, algumas décadas após a Revolução Industrial, houve grande crescimento urbano, criação de indústrias e fortalecimento do país como potência econômica e naval. Muitas empresas foram criadas, nascendo as primeiras sociedades de capital aberto, com investimentos em colônias em todos os continentes.

     Ainda sobre o impulso que a Revolução Industrial deu para a contabilidade, destaca-se a presença do conceito principal que ela teve desde o seu surgimento, no início da existência humana: controlar o patrimônio. Esse controle do patrimônio foi essencial num momento de evolução e modernização.  Para Chiavenato (1999, p. 22), os fatores principais para a organização e a empresa nascerem da Revolução Industrial, foram:  

    a)  a ruptura das estruturas corporativas da Idade Média;

    b)  o avanço tecnológico, graças às aplicações dos progressos científicos à produção, com a descoberta de novas formas de energia e a enorme ampliação de mercados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com