TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 6

GUSTAVO RASTRELO ALVES DE SOUSA – 11521CCT230

1-O que pode ser considerado como um fator explicativo para o não surgimento das partidas dobradas antes do século VIII?

O surgimento das partidas dobradas se deve a existência de condições concretas que ainda não existiam nas civilizações mais antigas, fatores como linguagem (comunicação) e materiais. Na época, ainda não havia a existência de números negativos, com isso, não haveria como apresentar algo concreto, como despesas e dividas. Ainda não existia a “energia” capaz para provocar mudanças.

2-Por quais razões a Contabilidade é considerada como uma ciência?

As razões para a contabilidade ser considerada como ciência é a natureza socioeconômica ampla, ou seja, “espirito capitalista”, outra razão é a saída da contabilidade de um sistema de escrituração para as especulações sobre avaliação, introdução de raciocínio sobre custos de oportunidade, riscos e juros. Outro fator é a existência de técnicas que existem na contabilidade, para solucionar problemas.

3-Apresente os principais momentos / ocorrências do desenvolvimento histórico da Contabilidade.

O primeiro momento da contabilidade foi o sistema de escrituração e com o tempo a contabilidade se tornando ciência, o principal impulso foi o do “espirito capitalista” citado por Kam, que trazia a necessidade de acompanhar a evolução da riqueza patrimonial das entidades, com isso, fortalecendo o método das partidas dobradas e aperfeiçoando a escrituração contábil. Através de autores de vários países, a contabilidade assume um modelo cientifico.

4-O que é Contabilidade com base nas proposições dos autores?

Com base nas preposições dos autores, a contabilidade é uma ciência informacional, ou seja, possui um grande conceito rico de informações econômicas e gerenciais, variados tipos de agentes externos e internos e possui também racionalidade cientifica.

5-Comente a sua percepção quanto ao caráter utilitarista da contabilidade.

A minha percepção do caráter utilitarista da contabilidade, é o de transmitir informações que auxiliam na tomada de decisões, ou seja, a contabilidade é uma ciência informacional.

 6-Como o Estado influencia no desenvolvimento da Contabilidade?

O Estado estabelece práticas e regras na contabilidade, com o objetivo de arrecadação de tributos.

7-Em sua concepção, a Contabilidade nasceu gerencial ou financeira? Comente.

Em minha opinião, a contabilidade nasceu gerencial, pois o início da contabilidade surgiu quando proprietários queriam controlar suas riquezas e mensurar propriedades, tudo em volta do controle do patrimônio.

8-Que modificações no desenvolvimento e papel da contabilidade podem ter ocorrido em função da separação das figuras do proprietário e gestor?

A dicotomia de interesses e objetivos de proprietários e gerentes favoreceu as evoluções da contabilidade gerencial como subárea especifica de interesse e estudo.

9- Quais são os objetivos e objetos da contabilidade segundo os autores? Comente com base nas argumentações do texto.

No texto, encontra um trecho em que diz que o objetivo da contabilidade é o de transmitir informações estruturadas de natureza econômica-financeira, física, de produtividade e social aos usuários da informação contábil. Em outro trecho do texto, diz que o objeto da contabilidade é o patrimônio e suas variações, sejam elas quantitativas e qualitativas. Com base nisso, pode-se dizer que para os autores, o objetivo da contabilidade é oferecer informações uteis para a tomada de decisões dos usuários contábeis, e o objeto é o patrimônio das entidades.

10-Quais as analogias que podem ser estabelecidas entre a biologia, a embriologia e a morfologia e a contabilidade? Comente.

A contabilidade pode ser estudada em analogia com o estudo dos seres vivos, em seus aspectos biológicos estudam as manifestações vitais da contabilidade. Em suas características embriológica, estuda o contexto evolutivo da mutação de um estado para outro, já em sua morfologia, analisam as medidas e classificações das espécies e sub-espécies.

11-Quais são as abordagens da Contabilidade são discutidas no texto? Comente brevemente sobre cada uma delas.

As abordagens da contabilidade discutidas no texto, são a ética, a fiscal, a macroeconômica e a social e institucional. A abordagem ética, pode ser objeto de contestação, pois nem todo usuário da contabilidade coloca a ética em primeiro plano, alguns agem de acordo com o que é melhor para cada situação buscando o melhor para si mesmo, podendo gerar prejuízos para outros. A abordagem fiscal, devido a sua influencia no Brasil, podem levar os contadores a fornecer informações baseadas no interesse do próprio fisco e deixar de lado as informações uteis para a tomada de decisões, desse modo, pode não apresentar uma visão realista do que ocorre com uma entidade. A abordagem macroeconômica, possui uma inadequação que pode ser contestada, pois essa abordagem procura alcançar um resultado e não demonstrar corretamente os resultados econômicos. E por último, a abordagem social e institucional pode ser desafiadora pois é facilmente confundida no Brasil, pois é entendida em seu sentido mais restrito.

12-O que é contabilidade positiva? O que é contabilidade Normativa? Quais as suas características e diferenças?

A teoria da contabilidade positiva, foca em aspectos mais restritos da fenomenologia contábil, estabelece hipóteses e testa muita das vezes através de métodos quantitativos, mas nem sempre, tais hipóteses. Já a teoria da contabilidade normativa, apoia o método dedutivo, faz hipóteses sobre o universo contábil e como a contabilidade deriva proceder maximizar aa utilidade da informação para os variados tipos de usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com