TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

 

CAPTILO 1 -EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

A função da contabilidade já no inicio da civilização  avalia  ariqueza do homem,avalia ao acrescimo ou decrismo de riquezas.

O homem se questinou como poderia contar seu rebanho no inverno, então deve uma ideia com um monte de pedrinha começa a separar uma pedrinha para cada cabeça de ovelha executando assim o que o contabilista chama hoje de inventário.

O homem realizou a contagem em dois invernos podendo assim fazer uma comparação entre os dois invernos,conclui-se  que houve acrescimo de ovelhas.

Com passar do tempo, o homem começa a fazer marcas nas árvores e pedras, podendo assim conferir seu rebanho em termos de crescimento,  de extravio(perda) de ovelhas, mortes etc.

Assim, conclui-se que desde o povo mais primitivos, a contabilidade já existia em função da necessidadede controlar,medir e preservar o patrimônio familiar e até, mesmo em função de trocar bens para maior sastifação das pessoas.

Ainda que a contabilidade, já existisse desde o principio da civilização, nota-se um desenvolvimento muito lento ao longo dos séculos.

Somente em torno do século XV, é que a contabilidade atinge um nivel de desenvolvimento notório,sendo chamada de fase pre cientifica.

A contabilidade tornou-se  importante à medida que há desenvolvimento econômico  hoje a profissão é muito valorizada nos países do primeiro mundo. Na década de 60 no Brasil este profisssional era chamado de “guarda-livros”.

Na década de 70, com o milagre econômico esta expressão desapareceu e observou-se um excelente  e valorizado  mercado de trabalho para os contabilistas.

Frei Luca Pacioli em 1494, consolidou  o método de partidas dobradas, expressando a causa o efeito do fenômeno patrimonial com os termos debito e credito.

A contabilidade não é uma ciência exata ela é uma ciência social aplicada, pois é a ação humana que gera  e modifica  o fenômino patrimonial.A contabilidade utiliza os métodos quantitativos (matematica e estatistica) como sua principal ferrameenta.

Frei Franciscano Luca Pacioli,um frade franciscano era um matemático e que o mecanismo das partidas dobradas é basicamente, um mecanismo algébrico, comprremissas iniciais  convencionais (o fato de o lado esquerdo do balanço ser,por convenção o lado do ativo tera ser debitadas pela criação de ativos ou por seus incrementos).

A contabilidade,que até os meados do século XIX era tida tratada como um método de escrituração, passa a receber  roupagem cientifica a partir das obras  de renomados  escritores, como Francisco Villa,Francisco Marchi,Guiseppe Cerboni.

Fabio Besta, define  a contabilidade como a ciência di controle econômco das entidades, talvez  ainda hoje a mais concisa e ao mesmo tempo, perfeita e abrangente definição de nossa  disciplina, antecipando em pelo menos 30 a 40 anos  as modernas  noçoes e conceito de controlodaria.

Em 192originou-se a escola contábil norte americana, o surgimento das corporations, principalmente no inicio do século XX, aliado ao desenvolvimento do mercado  de capitais e ao ritmo desenvolvimento constitui um campo fértil para o avanço das teorias  e práticas contábeis norte-americana no mundo contábil.

Hatfield,Paton,Litellom,Moonitz,Anthony,Hornegren,Eduardo e Bell,foram autores que marcaram a priemeira a metade do século XX com suas obras  de grande impacto.

No que diz respeito as razões da queda da escola européia e a ascensão da escola amaericana.

Podemos citar como razões da queda  da escola européia(Italiana)

  1. Excessivo culto  a personalidade-mestre da contabilidade tornaram como oráculos da verdade contabil.

  1. Ênfase a uma contabilidade teoria trabalho excessivamente teóricos,apenas pelo gosto de ser teoricos.
  2. Pouca imporância à auditoria -Não enfatizava o grau  de confianilidade e a importãncia da auditagem.
  3. Queda do nivel das principais faculdades superpovoados

Algumas da escola norte americana .

1) Ênfase ao usuárioda informação- atender os usuários como grande objetivo

2) Ênfase à contabilidade aplicada -Principalmente contabilidade gerencial.

  1. Bastante importância à auditoria- a auditoria bastante enfatizada.
  2. Universidade em busca de qualidade -Professor dedicação exclusiva, grandes quantia para pesquisa  no campo contábil.

A contabilidade no Brasil

Pode-se afirmar,sem meios de errar, que  nossa legislação contábil, no que se refere as demosntrações  contábil, no que devem ser publicados todo ano, principalmente para as sociedades de capital aberto, é uma das mais aperfeiçoadas do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com