TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E
COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRÁTICAS DE GESTÃO NA EMPRESA

SÃO PAULO - SP

2014

Isabella Souza da Silva                        C11622-0
Juliana de Oliveira Fernandes              C23783-3
Larissa Miranda dos Santos                  C173IH- 9

Maria Girlandia Bezerra de Araújo       C17703-2

PRÁTICAS DE GESTÃO NA EMPRESA (empresa)

Atividades                Práticas  
Supervisionas      -        APS- 
apresentado                 como  
exigência  para  a  avaliação  
dos    2°/1°   semestres,   do  
curso de Ciências Contábeis  
da    Universidade    Paulista  
sob          orientação         de  
professores do semestre. 

SÃO PAULO
2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

 

A APS nada mais é que Atividades Práticas Supervisionadas que está sendo desenvolvida ao longo do semestre com orientação do nosso docente. Tem como objetivo relacionar as práticas desenvolvidas na empresa de acordo com a Abordagem Clássica e Escola de Relações Humanas. A empresa estudada será a Franquia Sodexo Itaú, que atua no ramo alimentício.
O trabalho será desenvolvido da seguinte forma: será realizada uma visita na Empresa, para que possamos observar a sua forma de trabalho, distribuição de tarefas e assim poder relaciona-las com as teorias estudadas.

                   


1. Perfil da Organização

1.1 Apresentação da Empresa

A Empresa que iremos retratar, no caso é uma Franquia da Sodexo. Chama-se Franquia Sodexo Itaú. Encontra-se dentro do CEIC Empresarial Itaú, na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100 – próximo ao metrô Conceição. Esta Franquia atua no ramo alimentício.
A Franquia possui um contrato de 4 anos com o CEIC Itaú, foi comprada em 2013
(PRECISA CONCLUIR)
Quantos dos, fatos relevantes ‘historia’) fundada no ano.. e comprada a ,,, anos

Tipo de empresa

A Franquia é um empresa privada.

Atividade Principal

A atividade principal da empresa é preparar refeições coletivas.

Porte

A franquia é de médio porte.

1.2 Força de trabalho

a) Esta Franquia possui 52 funcionários, 1 funcionário é formado no superior em Administração e os outro 51 funcionários são formados apenas no Ensino Médio.

dados demográficos dos funcionários (gráfico)

1.3 Produtos e Clientes

a) Principais Produtos:

b) Clientes-alvo: Na franquia Sodexo os clientes alvos são os próprios funcionários do CEIC Itaú, porém, na empresa geral da Sodexo os clientes são todos os públicos.

1.4 Principais concorrentes da organização.  .

No CEIC Itaú, temos 8.000 funcionários, porém a Franquia só atende 3.000 funcionários, ou seja, 5.000 comem em outro lugar. Possui dois locais de lanches fora da Empresa, que seria o Habbib’s e o Mc’ Donalds.  
Agora se olharmos a Sodexo no geral, seus principais concorrentes são a Sapori e a Comprass.

1.5 Principais insumos

Alimentos, produtos de limpeza e descartáveis.

  1. Revisão Conceitual, Identificação de Práticas e Análise.

  1. Abordagem Clássica

    Primeiramente vamos falar sobre a Administração Científica e em seguida falaremos sobre a Teoria Clássica

     
     Administração Científica:

 “Frederick Winslow Taylor(1856-1915), o fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos estados Unidos (...) Iniciou sua carreira como operário,(...) passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro (...). Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa.Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.

(Introdução à teoria geral da administração / Idalberto Chiavenato – 8. Ed. – Rio de Janeiro:  Elsevier,2011. Página 54.)


Essa Teoria se resume na organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo. O principal objetivo da Administração é dar o máximo de melhoria ao patrão e ao mesmo tempo ao empregado. O principio máximo de melhoria para o patrão junto do empregado é o fim desejado pela Administração. Com isso, tanto os empregadores como os empregados se interessariam mais.

Nessa teoria, Taylor desenvolveu dois períodos, o primeiro ocorreu quando publicou o livro Shop Management (1903), que falava sobre o modo do trabalho dos operários por meio do estudo de Tempos e Movimentos. Como Taylor já tinha sido operário, para ele seria muito mais fácil estudar sobre, e então ele dizia que os funcionários que produziam mais se tornavam desmotivados em relação aos operários que produziam menos, pois ambos recebiam os mesmo benefícios. E assim pensou em condições melhores para o operário que se empenhava/produzia mais no trabalho:

1. O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.

2. Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.

3. Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequados para que as normas possam ser cumpridas.

4. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa pra que a produção normal seja cumprida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com