TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE E A UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 3.305

Pirituba – São Paulo – SP CEP: 05145-200

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEORIA DA CONTABILIDADE

Professor Robinson

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

E A UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

        

INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência social que utiliza métodos quantitativos. Neste trabalho trataremos sobre a evolução histórica da contabilidade, desde os tempos antigos até os dias atuais e quais foram os primeiros sinais de que existia Contabilidade na Antiguidade. Serão apresentados também os objetivos desta ciência, a utilização da informação contábil, e a introdução aos relatórios contábeis.

ETAPA 1

A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade. Ela era rudimentarmente praticada pelo homem primitivo. Alguns teóricos dizem que ela existe pelo menos desde 4000 a.C., outros falam em 6000 a.C. Em sumo a contabilidade surgiu no momento em que o homem antigo decidiu controlar suas riquezas avaliando e registrando acréscimos e decréscimos de seus bens nos aspectos quantitativos.

OS PRIMEIROS SINAIS DE QUE EXISTIA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE

O desenvolvimento da contabilidade foi muito lento ao longo dos séculos. Os primeiros registros contábeis apresentados na antiguidade foram a utilização de pedras ou objetivos que eram usados para contagem dos bens e a administração no aspecto financeiro quantitativo. A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens (no que se refere a quantidade).

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Na antiguidade o homem ainda não conhecia números, escrita e nem moeda (dinheiro), e exercia atividade de pastoreio. Praticavam atos de comércio através da troca de bens e mercadorias. Surgiu então a necessidade de organizar seus bens, pois assim como qualquer um, era ambicioso, tinha desafios e queria ver sua riqueza aumentando. O homem nem ao menos sabia, mas já praticava a contabilidade, porém de forma rudimentar. Para fazer essa “organização de patrimônio” o homem utilizava-se de objetos tais como pedras e placas de barro que representava o conjunto da sua riqueza.

Com o grande número de informações obtidas a cada contagem, tornou-se mais difícil a memorização das mesmas. Então o homem passou a registrar tudo o que possuía de bem, gerando assim os primeiros esboços em forma de desenhos, figuras e imagens.

Na idade Média, século XIII, surgiram os números, que deram possibilidade de mensurar a riqueza do homem, então a contabilidade começou a despertar e foi evoluindo de acordo com as necessidades do homem no que se diz respeito a administração econômica. E foi em torno do século XV que ela atingiu um nível de desenvolvimento notável. Na idade moderna (XIV a XVI) surgiu a primeira literatura contábil relevante, feita por Frei Luca Pacioli (1494) consolidando o método das partidas dobradas, onde reforçou a ideia “débito” e “crédito” (o método já era praticado no século XIII, Pacioli apenas consolidou a idéia).

A contabilidade “explodiu” como ciência social na Itália, em 1929, com a crise do mercado de ações e a depressão subseqüente e com a revolução industrial. Surgiu como ferramenta para a resolução de todos os problemas gerados nessas crises. Utilizava-se o método das partidas, havia a presença do “caixa”, e com o resultado positivo, tendo um aumento no seu caixa, representava que ele tinha sido bem-sucedido e que houvera um acréscimo real (lucro).

Em sua forma mais atual, a contabilidade subdivide-se nas seguintes áreas: financeira, gerencial, de custos, social e ambiental. Também atua fortemente na área de controladoria para suprir uma necessidade específica de controle e informações que podem ser utilizados tanto por pequenos negócios como por grandes corporações mundiais.

Com base em pesquisas históricas, subentende-se que a contabilidade existira há muito tempo, porém de forma “imperfeita” e até mesmo desconhecida por quem a praticava. O homem antigo começou a organizar seus bens a partir de contagens com utilização de pedras e/ou objetos que representavam quantidade, uma hora que vira seu rebanho crescendo. Na verdade, vemos a contabilidade nessa época como representando o controle de patrimônio.  Com o continuo crescimento de seus bens, no caso dos rebanhos, o homem sentiu mais dificuldade nas contagens, foi a partir daí que ele começou a utilizar recursos tais como desenhos e imagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com