TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Aplicada

Por:   •  10/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 01: DEFINA COM SUAS PALAVRAS O CONCEITO DE SISTEMA ECONÔMICO E QUAL A SUA IMPORTANCIA PARA A VIDA DO GESTOR?

No meu entendimento sistema econômica é a estrutura de forma organizada de uma sociedade. Esta estrutura qual me refiro são as empresas que estão constituídas na sociedade, o nível tecnológico que se tem na sociedade e nas empresas, o processo em que as mercadorias circulam no país e também  o País ou sociedade conter um sistema político, jurídico e social e que seja sólido.

Considero o sistema econômico importante para o gestor devido à economia estar diretamente ligada com o dia a dia das empresas sendo de acordo com o tipo de sistema econômico ou cultura de determinada região o gestor terá que conhecê-la para assim poder melhor gerir a empresa qual faz parte.

QUESTÃO 02: REDIJA COM SUAS PALAVRAS O CONCEITO PRODUTO NACIONAL, DESPESA NACIONAL E RENDA NACIONAL; NÃO SE ESQUECA DE RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO VALOR ADICIONADO, ALÉM DE ENTENDER A FORMAÇÃO DE CAPITAL: POUPANÇA, INVESTIMENTO E DEPRECIAÇÃO.

         O Produto Nacional é o resultado da soma de todas as riquezas que as empresas Brasileiras, por exemplo, produzem dentro do território Brasileiro, em um determinado período, geralmente em um ano. Nesta soma são utilizados apenas os valores da produção das empresas Brasileiras dentro do território nacional e de empresas Brasileiras que produzem no exterior, mas não a produção de empresas não Brasileiras que produzem dentro do território Nacional.

A Despesa Nacional são os gastos que o consumidor as empresas e o governo têm com o produto nacional. Então despesa nacional vem a ser o valor das varias despesas que se tem realizando a compra de serviços, ou seja, a compra do próprio produto nacional.

A Renda Nacional é o total do que foi pago para todas as famílias que possuem parte ou direito a fatores de produção. Este pagamento se refere à utilização de serviços que as famílias prestaram para as empresas.

O Valor Adicionado são os valores que vão sendo acrescentados no produto em cada etapa de sua produção esses valores são obtidos através das notas fiscais. Um dos motivos do valor adicionado ser importante é o fato de que estes valores são obtidos das notas fiscais e não através de declarações de imposto de renda sendo então obtido de uma fonte segura.

Há dois setores da economia um que se chama bens de consumo corrente e a outra poupança agregada, assim como as empresas produzem bens de consumo e bens de capital. A poupança absorve uma parte do capital que não é consumida pela renda nacional.

O investimento agregado é o gasto com bens que foram produzidos, mas não foi consumido no período que havia sido planejado para seu consumo, vale salientar que os investimentos agregados são investimentos apenas realizados em produtos físicos.

A Depreciação é o valor em dinheiro que os produtos, máquinas e equipamentos vão perdendo conforme vão sendo desgastado devido seu uso ou conforme sua eficiência de produção for diminuindo.

 

QUESTÃO 03: O QUE VOCE COMPREENDE COMO LEI DA OFERTA E DA PROCURA: TENDÊNCIA AO EQUILÍBRIO.

Compreendo que a lei da oferta e da procura possui a função de estabilizar, equilibrar a procura e a oferta de produtos ou serviços.

A oferta é a quantidade de produtos ou serviços que estão disponíveis no mercado e a procura representa o interesse que se tem pelos mesmos. A importância de que a oferta e a procura estejam sempre equilibradas ocorre porque havendo escassez do produto ou serviço fará com que o preço aumente muitas das vezes em porcentagens altíssimas, da mesma forma que se tiver excesso acarretará em uma queda dos preços, contudo causa um desequilíbrio também no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com