TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da contabilidade

Por:   •  8/6/2016  •  Artigo  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

BREVE HISTÓRICO DA CONTABILIDADE: ORIGENS, TECNOLOGIAS E DECISÕES.

Igor Santos da Rosa

Profº Dr. Daniel Fêlix

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo principal retratar alguns aspectos principais da evolução da contabilidade, a fim de conhecer as principais fundamentações que constituem as diretrizes atuais da contabilidade, para isto, é feito uma análise bibliográfica a respeito da evolução da contabilidade, a contar dos primórdios da civilização, na qual se sabe da existência dos sistemas de controle primitivos, onde era realizado o pastoreio de seu rebanho e já podiam ser conceituado como contabilidade. Evidenciando os períodos históricos da contabilidade, como próximo do século XV, o surgimento das partidas dobradas e a formação de estudos voltados para o surgimento da ciência contábil, em que a contabilidade começa a apontar maiores preocupações com as informações e com o patrimônio da entidade, até chegar à atualidade em que é buscado apoio nas tecnologias disponíveis. Dessa maneira faz-se interessante explanar as particularidades dos sistemas de informação utilizados, e sua importância na organização, como um Enterprise Resourse Planning – ERP, na qual é um software integrado de gestão, onde constituem diversos recursos em um único sistema, e o Business Intelligence – BI, nada mais é que um método que auxilia as empresas no processo de tomada de decisão. Sabendo da relevância da utilização de sistemas integrados, em forma de facilitar a tomada de decisão da empresa com maior lepidez e fidedignidade nas informações.

Palavras-chave: Contabilidade, Evolução, Tecnologia.

]

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu a partir da necessidade do homem na antiguidade, de controlar, medir e preservar seu bem familiar, mas sabendo da não existência na época da moeda, escrita e números, a contabilidade como inventário já existia devido à necessidade da atividade econômica a fim de sustentar sua família com trocas dos bens para aumentar a satisfação das pessoas e sua riqueza. “Esta pode ser chamada de fase empírica da Contabilidade, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente.” Conforme destacam Iudícibus; Marion; Faria, (2009 p. 07).

Com base histórica da Contabilidade, deseja-se apresentar o surgimento e a evolução da Contabilidade, seus conceitos e os sistemas de tecnologias (Business Intelligence), que auxiliam a tomada de decisão. As organizações necessitam cada vez mais, de acordo com o crescimento das novas tecnologias de um sistema de informação contábil de qualidade, a fim de criar novas técnicas para identificar as ocorrências econômicas e financeiras que afetam o patrimônio das organizações e uma adaptação do profissional contábil à tecnologia para a efetiva melhoria da qualidade dos serviços prestados e excelência.

O presente acadêmico propõe esse projeto considerando de suma importância o entendimento da contabilidade com auxilio da tecnologia na vida do homem, sabendo da necessidade desde o homem primitivo, com objetivo de otimizar e aperfeiçoar o desenvolvimento da rotina de trabalho e facilitar o processo decisório dentro e fora da organização, além das fronteiras do setor contábil.

2.1 EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Segundo Iudícibus (2010), é evidente que a pratica de contar e contabilizar seus bens é tão antiga como fazer relação com a origem do Homo sapiens, logo alguns historiadores fazem levantamentos dos primeiros indícios da existência da contabilidade aproximadamente 2.000 antes de Cristo. Porém, os primeiros registros para o surgimento da contabilidade se deram a partir da necessidade do homem, em avaliar e registrar seus bens de forma organizada, a fim de saber o número real do seu patrimônio. Sabendo que o homem primitivo já efetuava a prática de contabilizar o que lhe pertencia, pela necessidade de inventariar a quantidade de seus instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, era a forma mais simples de Contabilidade. A contabilidade se evoluiu lentamente até o surgimento da moeda, sabendo da não existência da moeda na época, as trocas eram feitas sem a avaliação monetária.

2.2 A CONTABILIDADE NA BÍBLIA

Aaaaa

2.3 A CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA

Aaaa

3. METODOLOGIA

        A metodologia aplicada no trabalho pelo Método Científico é classificada pelo método dedutivo, logo, parte-se da análise geral para a particular até a conclusão, como afirma Ribeiro da Silva, (2010, p.34), “O ponto de partida é a premissa antecedente, que tem valor universal, e o ponto de chegada é o consequente”. A classificação da pesquisa do ponto de vista de sua natureza é uma pesquisa básica. Quanto à abordagem ao problema é uma pesquisa qualitativa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com