TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FRAUDE NO CAFÉ PILÃO

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  2.049 Visualizações

Página 1 de 2

FRAUDE NO CAFÉ PILÃO

1.Quais são as situações de fraude no exemplo do Café Pilão?

Pelo que consta no artigo da revista veja a maior parte do problema estava no departamento de vendas, que por querer cumprir as metas estabelecidas de crescimento e garantir seus bônus anuais, alguns executivos registravam pedidos de varejistas por conta própria. Também convencia grandes varejistas e atacadistas a fazerem novos pedidos mesmo com estoques cheios com um aumento de verba promocional em até 50% paga a rede, se fosse apenas isso não haveria problema, porém, a empresa lançava essa verba com ‘’contas a receber’’ e não como despesa.

Portanto havia incentivo ou pressão por parte da empresa para cumprimento das metas e bônus (reconhecimento financeiro). Também existia a oportunidade no setor de vendas de burlar as regras dos pedidos e incentivos e houve a conivência com a prática fraudulenta dos executivos por parte dos responsáveis pelos lançamentos contábeis.

  2.   Quais as contas contábeis envolvidas no caso de fraude no café Pilão?

  Estão envolvidas nessa fraude as contas: Caixa, Clientes, Estoques, Receitas de vendas, Despesa vendas.

3.Quais seriam os testes capazes de prevenir ou identificar a situação de fraude?

Um teste que poderia verificar a existência da fraude seria a comparação das notas de saída em comparação aos pedidos efetuados, outro seria a comparação entre o estoque físico e o estoque no sistema.

4.Qual o desfecho da fraude no Café Pilão?

Após a auditoria ter descoberto um rombo de 240 milhões de reais no balanço da filial brasileira a Master Blenders teve uma perda de aproximadamente 1 bilhão de reais em valor de mercado, gerando na empresa uma necessidade de adotar novas práticas de incentivo as vendas. As antigas práticas envolviam além da falta de controle interno o incentivo a agressividade,  não  premiava por rentabilidade e sim por volume o que erra o incentivo a fraude nos pedidos, A nova prática casa a estratégia da empresa de vender cada vez mais produtos de maior rentabilidade e não competir apenas pelo preço .Foram feitas mudanças na equipe ,com a saída de seis diretores  e 45% dos gerentes. Além de ter mudando a forma de acompanhar as vendas, pois quando há a necessidade de descontos superiores a 3% é necessário que passe por aprovação do diretor comercial. Para precaver-se, foi montado o sistema para denúncias internas anônimas, que antes da fraude existia apenas na Holanda.

Nome: Jordana Favretto Fantin

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com