TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fraude Contabil

Por:   •  15/10/2019  •  Seminário  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

1-) Introdução

Atualmente devido à maior estabilidade de mercado econômico é cada vez mais fácil e comum notar a existência de fraudes, sendo possível constatar que ocorrem em qualquer tipo de empresa, não importando seu tamanho, origem, porte contábil ou ramo de atuação.

Em busca de uma boa gestão de uma empresa faz-se necessário o uso correto da Contabilidade que gera informação suficiente para facilitar o processo de tomada de decisões dentro de uma empresa, visando assim sempre o melhor caminho. Porém devido a questões históricas as fraudes no Brasil raramente eram notadas, pois junto dos galopantes índices inflacionários, as alterações em processos de controles internos constantes ajudam a mascarar as fraudes uma vez que diminuía o controle interno, fato que possibilitaria ocorrer mais facilmente irregularidades que convergiam para a prática de fraudes acarretando em diversas consequências.

2-) O que é Contabilidade

Em uma rápida pesquisa se encontra um senso comum sobre contabilidade que é, segundo a definição contida no dicionário (Michaelis On-line) “Ciência de caráter teórico e prático que se dedica a o estudo dos métodos de cálculo e das técnicas de escrituração da movimentação financeira de uma empresa de administração pública ou privada”

Mas ao aprofundar o significado da Contabilidade tendo por base estudos já realizados por diversos pesquisadores encontramos que a definição ou sua finalidade é, conforme Coelho e Lins (2010) “a ciência social que engloba os conhecimentos necessários para o estudo, controle e avaliação do patrimônio de pessoas físicas e jurídicas, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo” e ao continuar a procurar por mais opiniões encontramos que para Eckert (2013), “a principal finalidade da Contabilidade é a de subsidiar quem a usa no processo de tomada de decisão”.

Tomando como base opiniões de estudiosos e até a definição “comum” de contabilidade notamos que por mais que não usem as mesmas palavras, suas explicações sempre convergem para um mesmo ponto ao se aproximarem umas das outras.

3-) Diferença entre Fraude e Erro e sua consequência

Para a Contabilidade, Fraude e Erro são termos próximos e que comumente são confundidos quanto a seus significados. Erro é advindo de ação involuntária que não possui o intuito de causar dano algum, mesmo suas consequências podendo ser bastante similares às de uma fraude. Já a Fraude é a ação premeditada com intuito de atravancar as informações contábeis de uma empresa em prol do benefício próprio e/ou de terceiros. E ainda segundo (CREPALDI, 2010, p.377) “ A fraude é um problema comum e crescente nas empresas decorrente do enfraquecimento dos valores éticos, morais e sociais e, principalmente da ineficácia dos sistemas de controle interno”.

Abaixo é possível visualizar de forma clara, as várias distinções existentes entre Erro e Fraude.

Infelizmente, pela prática da fraude ser tão comum, ela gera danos que se estendem além da perda de recursos financeiros, como no ambiente direto de trabalho onde após a descoberta da fraude ocorrida gera um clima de insatisfação e desconfiança entre os setores, levando ao abalo da confiança entre chefes e funcionários além de colocar em dúvida a capacidade técnica da empresa duvidando de sua eficiência e eficácia quanto a gestão de seus administradores, por fim causando um desprestígio para a imagem da empresa em relação a seus consumidores.

4-) Métodos de combater fraudes

Hodiernamente, quando se pensa em auditoria, os melhores exemplos a serem citados são as famosas “The Big Four” que prestam um serviço de tamanha excelência a ponto de serem reconhecidas mundialmente que são: Deloitte; Ernst & Young (EY); KPMG; e PricewaterhouseCooper (PwC).

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade toda a responsabilidade em relação a prevenção e detecção de fraudes e erros se deve a entidade administrativa de uma empresa utilizando-se da implementação, manutenção e otimização de sistemas adequados a controladoria interna como indicado por (FÉLIX; RIBEIRO; TOSTES, 2008). Ainda segundo (RITTA, 2010, p.65) “um sistema de controle interno adequado funciona como uma “peneira” na detecção de erros, irregularidades e fraudes”, além de afirmar ainda que “a maior taxa de sucesso e controle ao combate às fraudes são devidas ao uso da auditoria externa para fazer o controle interno uma vez que o processo ajuda a distanciar funcionários de acesso a documentos sigilosos dificultando que ocorra a fraude”.

Complementando os estudos mostrados acima, soma-se o estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com