TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO TRIBUTÁRIA E GESTÃO DE CUSTOS NAS EMPRESAS

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Acadêmicos¹ 

Ana Maria Conrado

José Anderson Pereira do Nascimento

Juliane Lussi Boico

Tutor Externo²

Cristiane Vernize

RESUMO

Sabe-se que os custos e preços da concorrência induzem de modo direto nas resoluções esperadas pela empresa, já que os custos atingem a questão da demanda e oferta do produto, visto que quanto menor for o gasto do produto em relação ao valor pretendido pela empresa, maiores serão as vantagens econômicas da empresa.

Optou-se por um estudo bibliográfico, procurando uma maior compreensão sobre assunto discutido. A pesquisa ficou organizada do seguinte modo: inicialmente há uma breve explicação sobre o tema proposto e suas indagações, a fundamentação traz um trabalho com conceitos já organizados seguido da metodologia que traz a organização inicial do trabalho (como chegamos a tal assunto abordado).

  1. INTRODUÇÃO

     Recentemente o país vem enfrentando uma instabilidade crescente fazendo muitas empresas falirem, contudo nota-se que alguns empreendimentos destacam-se na competitividade situada no mercado. É necessário haver sintonia entre as empresas e os acontecimentos ao seu redor, no clima atual uma boa gestão dos custos e orçamentos tributários pode fazer completa diferença, garantindo que a empresa se mantenha no mercado.

     Em síntese, orçar as receitas e despesas em uma empresa significa planear todas as entradas e saídas de recursos em prazos determinados, servindo para ajudar a vislumbrar o caminho econômico que a empresa está fazendo, prevendo assim um futuro problema e indicando metas empresarias.

As empresas possuem cada vez mais a necessidade de ter uma boa gestão de seus custos, pois esta é uma das grandes maneiras de encarar os concorrentes, que muitas vezes, não estão preparados.

É preciso entendimentos administrativos, financeiros e também nos conceitos e controle de custos, para que desta forma a empresa esteja preparada sempre, identificando seus pontos fortes e fracos (VIEIRA, 2014).

     A gestão de custos representa um papel de extrema relevância tendo em vista que são os custos que irão movimentar a lucratividade dos produtos proporcionando a empresa que tome decisões sobre a continuidade, descontinuidade ou modificação do produto. Além dos custos o desenvolvimento de formação de preço depende de outras variáveis, como condições do mercado, nível de atividade etc.

     Mas como ter uma boa gestão em um momento em que a economia sofre instavelmente em curtos períodos de tempo? É possível estar alerta com todas as mudanças de cunho jurídico, que abrangem as empresas? Sabemos que o sistema jurídico esta em constante mudança nos últimos anos por conta da situação de saúde global, como acompanhá-lo?

     A atual pesquisa tem como propósito comprovar a relevância e influência da contabilidade de custos na definição do valor de venda de um produto ou serviço prestado, tal qual a estruturação do orçamento tributário, o referente trabalho mostra a necessidade de organizar os documentos estatísticos da empresa e informações de cunho jurídico, mostrando a obrigação de sempre estar atento aos deveres da empresa, ainda mais em momentos em que a economia sofre desfalques.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

     Diante de um mercado inflacionário devido à falta de controle da pandemia, aonde as empresas vem buscando continuamente reduzir seus custos e aumentando sua margem de lucro, pois o preço da matéria prima é determinado pelo mercado atual, é perceptível ver o desequilíbrio econômico.

     Basta acompanhar as notícias diárias que conseguimos analisar o quão complexo, burocrático e alto é o pacote tributário no Brasil, destacando-se como um dos países com maior carga tributária do Mundo. Sendo que conforme até 12 de junho de 2021, de acordo com o portal Impostômetro, Brasil arrecadou a quantia de aproximada R$ 11,610 trilhões. Isso atinge 37,39% do PIB nacional (Produto Interno Bruto).

Gráfico 01 – Comparação anual de dias trabalhados para pagar imposto.

[pic 2]

Fonte: https://impostometro.com.br, acesso 12 Junho 2021)

     Com isso sem um planejamento tributário bem elaborado, é puxado para os pagantes assumirem com todos esses custos. Frequentemente a carga tributária é vista pela distribuição do tamanho total das receitas fiscais pelo valor do Produto Interno Bruto (PIB) no mesmo período de arrecadação. A carga tributária é a estrutura da capacidade de recursos financeiros que o Estado toma da sociedade na forma de tributos (PAULA; COSTA; FERREIRA, 2017).

     As empresas precisam ter um planejamento operacional consistente com suas atividades. Segundo Pinto (2012, p.13), “A carga tributária não incide somente no setor, ela se reflete na forma negativa sobre todas as atividades produtivas do Brasil.

A efetivação de um planejamento tributário é o que permite a racionalização da carga tributária a ser suportada. No entanto, a implantação do planejamento tributário esbarra na falta de informação da classe empresarial a respeito de como a adoção de tal conduta poderia beneficiar seu empreendimento, no sentido de otimizar a aplicação dos recursos disponíveis. Ressalta-se que o planejamento, de um modo geral, é imprescindível para o alcance e a manutenção de bons resultados. (CREPALDI, 2019, np)

     Deve-se ter o entendimento que a chave para o sucesso é o conhecimento para o próprio negócio e a compreensão das vantagens, desvantagens e prejuízos dentro de cada regime de tributação. Após a escolha desse regime que seja apto para a sua empresa (Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado e Simples Nacional) recomenda-se considerar as formas pelas quais poderá alcançar os objetivos tributários sem que a empresa corra riscos futuros, buscando reduzir essas cargas licitamente.

     Com esta percepção os profissionais precisam se manter atualizados com todos os decretos e instruções normativas, além de ter a obrigação acessória para manter o fisco em dia, através de formulários, guias, declarações e muitos outros. Essa quantidade de informações e estudo constante dificulta o planejamento e a execução dos profissionais da área em manter de forma rotineira o seu

trabalho. A gestão tributária e a gestão de custos de uma empresa estão integralmente relacionadas.

Segundo Santos (2011, p.1):  A contabilidade é um sistema de contas composto por normas, regras e princípios para a acumulação, geração e análise de dados para atender a necessidades internas e externas de uma empresa [...].  É ramo do conhecimento necessário como eficiente instrumento de controle, planejamento e gestão de um negócio com ou sem finalidades lucrativas.

     A contabilidade de custos a além de ser especializada em divulgar os custos das mercadorias, tem a competência de contribuir com os relatórios gerados para a tomada de decisões, sobretudo para os usuários internos. Em resumo, a contabilidade de custos originou-se da necessidade e dever por parte dos responsáveis das empresas em saber e evidenciar dados para a tomada de decisões dos respectivos usuários, empregando no âmbito gerencial.

     Uma excelente gestão tributária e gestão de custos nas empresas vão muito além de procedimentos burocráticos.  Ela garante economia de recursos com tributos, que podem ser redistribuídos em investimentos para o progresso do empreendimento. Garante que a empresa tenha economia e tranquilidade diante do fisco de forma legal e dentro dos limites das normas tributárias.        

3. METODOLOGIA

     A pesquisa aplicada nesse paper foi à explicativa analisamos as informações sobre a gestão tributaria e de custos e como isso influencia os empresários no Brasil, e quais os benefícios de um bom planejamento tributário. As informações foram baseadas em livros, revistas e buscas online em sites seguros e confiáveis. Os resultados desse trabalho e as discussões foram de forma qualitativa, aonde podemos compreender o comportamento dos empresários e como a inflação afeta na tomada de decisões, entre outros aspectos tivemos o privilegio e ter estudando as particularidades e a experiência da gestão tributaria e a gestão de custo e o quão importante é ter profissionais capacitados para elaborar um plano de negócios eficaz para que a empresa tenha menor custo e que esteja dentro da lei com o fisco.

         

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

     A pesquisa feita sobre o tema proposto mostra como as empresas tem enfrentado esse cenário caótico da pandemia, com altas elevações de impostos e a falta de um preparo gerencial de algumas empresas, que não se prepararam para tal momento, acabam criando uma instabilidade financeira para essas organizações. Sobre tudo, para reverter esses efeitos negativos que tem assolado principalmente as pequenas empresas, uma politica de planejamento organizacional se faz necessária dentro de cada organização.

     Cada etapa desse trabalho levou-nos a adquirir novos conhecimentos sobre o atual momento e para buscar aprimorar os conhecimentos da legislação tributária do Brasil, trazendo novo entendimento como acadêmico e a percepção de como o brasileiro tem que tirar do seu ganho para pagar impostos e tributos para o governo.

5. CONCLUSÃO

     Com a elaboração desse trabalho, foi possível perceber o quão burocrático é o sistema tributário brasileiro e como os efeitos causados pelos tributos e custos afetam as empresas e seus funcionários.

     Os dados obtidos através da pesquisa e das questões levantadas, enfatizam que só é possível uma boa estão quando se busca estar atualizado com as novidades e estiver atentos aos decretos e as medidas adotadas pelo governo que cria esses documentos.

     Buscando seguir um caminho e uma linha de raciocínio sobre o tema desse trabalho, podemos perceber como pesquisar em cima de objetivos é algo que requer foco, atenção e tempo para colocar cada pensamento e conhecimento dentro de um tema muito amplo, nisso concluímos nosso trabalho de pesquisa entendendo os efeitos negativos da tão alta carga tributária brasileira.

REFERÊNCIAS

CREPALDIO, Silvio. Planejamento tributário: teoria e prática. 3. Ed. São Paulo. Saraiva, 2019

IMPOSTÔMETRO BRASILEIRO. Disponível em Acesso em: 12 Jun. 2021.

PAULA, R. M.; COSTA, D. L.; FERREIRA, M. P. A Percepção da Carga Tributária nas Micro e Pequenas Empresas antes e após o Simples Nacional. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 11, n. 1, p. 34-51, 2017.

PINTO, Edemir.  A carga tributária, sem dúvida, atrapalha a competitividade das empresas

brasileiras.  Revista Governança Tributária. Curitiba - PR: IBPT, 2012

SANTOS, Joel José. Contabilidade de e análise de custos: modelo contábil, Métodos de depreciação, ABC-Custeio Baseado em Atividades,  Análise atualizada de encargos sociais sobre salários, custos de tributos sobre compras e vendas. 6ª ed.–São Paulo: Atlas,2011.

VIEIRA, Jaqueline. A importância dos custos. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-dos-custos. 2014. Acesso em: 14/06/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com