TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Carreiras

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 8

 MBA Controladoria e Finanças[pic 1]

Disciplina: Gestão de Carreira

[pic 2]

Síntese do trabalho:

1. Estudar a Leitura Fundamental da disciplina;

2. Responder aos inventários apresentados na Leitura Fundamental:

3. Com o resultado dos inventários, elaborar seu plano de carreira, utilizando as

primeiras 3 descobertas apresentadas pela TMI – Teoria da Mudança Intencional:

  1. Eu Ideal, (2) Eu Real e (3) Plano de Aprendizagem

Ariana Andrade Caetano

Maio de 2018

1. Estudar a Leitura Fundamental da disciplina; - OK Done

2. Responder aos inventários apresentados na Leitura Fundamental: - OK Done

a. Inventário de Forças Pessoais. Disponível em: . (Atenção: para realizar o teste é necessário alterar o idioma para Português e fazer o cadastro no site).

b. Inventário de Âncoras de Carreira. Disponível em:

.

3. Com o resultado dos inventários, elaborar seu plano de carreira, utilizando as primeiras 3 descobertas apresentadas pela TMI – Teoria da Mudança Intencional: - OK done

  1. Eu Ideal – Escrever sua visão de futuro, respondendo às perguntas: Como eu me vejo daqui a 6 meses, 1 ano e 5 anos? Que cargo estarei ocupando? Que atividades estarei fazendo? Com quem? Em que lugar? Lembre-se que a visão de futuro trata-se de algo ideal para você. Quanto maior o número de detalhes, melhor a visão de futuro.

Eu acredito e espero sempre no melhor para o futuro e trabalho para alcança-lo. Trabalho sempre duro para acabar o que comecei. Sempre termino os projetos no tempo previsto. Me sobressaio como líder de um grupo, de uma equipe. Sou honesta não somente por procura falar a verdade, mas por viver sempre de forma genuína e autêntica – sou realista. Tento ver o lado bom das situações e procuro sempre estar sorrindo. Tenho crenças fortes e coerentes sobre um propósito maior e sobre o sentido do universo. Sou bastante curiosa, gosto de explorar e descobrir. Independentemente do que eu faço, faço com empolgação e energia. Eu nunca faço nada pela metade ou sem entusiasmo. Para mim, a vida é sempre uma aventura. Sou uma pessoa bastante cuidadosa e minhas escolhas são consistentemente prudentes. Evito sempre dizer ou fazer algo que possa arrepender depois. Não sou vingativa e sempre dou chance aos outros do perdão. Sou bastante disciplinada e sempre estou no controle dos meus desejos e emoções. Sempre dou um jeito para me adequar a diferentes situações sociais e para deixar as pessoas à vontade. Gosto de sempre inovar. Pensar em novas formas de como fazer as coisas. Parece que nunca estou satisfeita em fazer as coisas do mesmo jeito, de forma convencional, se tenho um modo melhor para tal. Sou apreciadora da beleza, excelência e do bom desempenho em todos os domínios vitais. Da natureza à arte, da matemática à ciência (mas gosto mais da matemática), e nas experiências cotidianas. Amo aprender coisas novas, tanto estudando ou por mim mesmo. Sempre gostei de estudar, e de qualquer lugar com oportunidade de aprendizado. Amo viver.

Me vejo daqui a 6 meses, como 1 ano como 5 anos. Não gosto muito de criar expectativas correlacionadas a perspectiva de carreira. Ainda me vejo na mesma empresa, sou muito apegada a estabilidade, por incrível que pareça. Apesar que adoro mudar de funções e conhecer novas áreas. Permaneci por mais tempo na minha carreira na área de Suprimentos, mas já fui operacional, já coordenei almoxarifado, já planejei, já participei de projeto de mudança de software de toda a empresa, já analisei custos, voltei para suprimentos e hoje, há 1 mês, estou na controladoria. A empresa em que trabalho hoje tem projetos customizados e cada máquina tem uma característica diferenciada das demais, portanto rotina, não existe. Apesar que as vezes penso em mudar de empresa, aprender produtos novos, coisas novas, conhecer pessoas, mas como estou muito próximo a minha casa, a comodidade, no auge dos meus quarenta anos, está fazendo diferença na minha vida. Estar mais próximo a minha família, minha filha e minha mãe (sou filha única e ela depende só de mim), me faz pensar em continuar onde estou. Amo dar conselhos aos mais jovens e aos amigos quando o papo é – vou mudar para outro país. Sou completamente a favor! Não tenho muita esperança, a curto prazo quando o assunto é Brasil e sempre apoio e dou ainda mais coragem aos que se dizem corajosos. O ideal para mim seria aposentar. Trabalho há 21 anos com carteira assinada. Mais 10 anos, com a lei sem alterações, estaria aposentando! O meu eu ideal é continuar trabalhando para garantir o mínimo de conforto a minha família, até agora, próximo de casa, sempre procurando me aprimorar e estudando. Já tive muitas responsabilidades sobre times de trabalho e hoje, vejo que para mim, ter uma qualidade de vida é muito melhor do que ter um cargo. Posso dizer que, fazer o que faço, ganhando o que ganho, já está de bom tamanho. Se conseguir manter isto até o final da minha carreira, estarei feliz.

  1. Eu Real – Nessa etapa, você deve escrever suas forças pessoais – As 5 primeiras forças que aparecem no inventário de Forças Pessoais – VIA (www.viame.org), suas 2 primeiras âncoras de carreira, que aparecem no resultado do Inventário de Âncoras de Carreira (http://www.psico.ufsc.br/sop2/ancora/pages/inventario.php) e comparar suas forças atuais e tendência de carreira, com o que você precisa para atingir sua visão de futuro. Pode responder às perguntas: Que forças eu possuo que me ajudam a alcançar meus objetivos futuros? Minha visão de futuro está alinhada às minhas âncoras de carreira? Que forças eu preciso desenvolver para atingir minha visão de futuro?

Minhas principais forças pessoais são: Esperança, Amor, Perseverança, Trabalho em equipe e Integridade. Como já descrevi acima, eu acredito e espero sempre no melhor para o futuro e trabalho para alcança-lo. Trabalho sempre duro para acabar o que comecei. Sempre termino os projetos no tempo previsto. Me sobressaio como líder de um grupo, de uma equipe. Sou honesta não somente por procura falar a verdade, mas por viver sempre de forma genuína e autêntica – sou realista. Tento ver o lado bom das situações e procuro sempre estar sorrindo. Tenho crenças fortes e coerentes sobre um propósito maior e sobre o sentido do universo. Sou bastante curiosa, gosto de explorar e descobrir. Independentemente do que eu faço, faço com empolgação e energia. Eu nunca faço nada pela metade ou sem entusiasmo. Para mim, a vida é sempre uma aventura. Sou uma pessoa bastante cuidadosa e minhas escolhas são consistentemente prudentes. Evito sempre dizer ou fazer algo que possa arrepender depois. Não sou vingativa e sempre dou chance aos outros do perdão. Sou bastante disciplinada e sempre estou no controle dos meus desejos e emoções. Sempre dou um jeito para me adequar a diferentes situações sociais e para deixar as pessoas à vontade. Gosto de sempre inovar. Pensar em novas formas de como fazer as coisas. Parece que nunca estou satisfeita em fazer as coisas do mesmo jeito, de forma convencional, se tenho um modo melhor para tal. Sou apreciadora da beleza, excelência e do bom desempenho em todos os domínios vitais. Da natureza à arte, da matemática à ciência (mas gosto mais da matemática), e nas experiências cotidianas. Amo aprender coisas novas, tanto estudando ou por mim mesmo. Sempre gostei de estudar, e de qualquer lugar com oportunidade de aprendizado. Amo viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com