TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.159 Palavras (21 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 21

ETAPA 1

A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

        A contabilidade é muito antiga, foi criada em 3000 A.C, é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, era praticada no inicio pelo homem primitivo que praticava uma contabilidade rudimentar, os primeiros registros patrimoniais foram encontrados entre os rios Tigres e Eufrates, já os primeiros livros contábeis foram encontrados no grande rio Nilo. Os primeiros a desenvolverem a base de trocas monetárias foram os Fenícios, expandindo suas redes de comercio e simplificaram os registros por símbolos. O império Romano foi o reinado em que se expandiu por vários continentes, disseminando o sistema jurídico de contabilidade.

        Uma importante pessoa na historia da contabilidade foi Frei Luca Paciolli mais conhecido como o pai da contabilidade, o primeiro a divulgar o método das Partidas Dobradas onde todos os resultados da soma dos créditos ativos e passivos precisam dar o mesmo resultado ou todo o lançamento a credito em toda uma conta faz com que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a debito.

        Em 1810 iniciou o ensino da contabilidade no Brasil com a instalação das aulas de comercio da Corte, a mais antiga instituição profissional e cultural das ciências contábeis brasileira, e a associação dos guarda livros da Corte, fundada em 18 de Abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro.

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

        O patrimônio do homem antigamente eram suas criações de gado, e eles controlavam através de representações por desenhos na parede, cada desenho representada uma cabeça de sua criação, isso seria considerado hoje o inventário da empresa, assim esses desenhos aumentos seu numero em caso de ampliação ou reduzindo em caso de diminuição do rebanho. Forma precária de contabilidade, que nos dias atuais são controladas através de sistemas integrados, relatórios, pareceres, tabelas e formulas.

        A fase da contabilidade no Mundo Medieval, ocorrida entre 1202 e 1494, destaca os benefícios que a contabilidade auferiu, com os avanços das ciências, principalmente da matemática, e das grandes invenções que abriram novos horizontes á civilização. Nesta fase há dois momentos fundamentais que influenciaram diretamente a Contabilidade no período medieval denominado: Era da Técnica. Onde foram introduzidas importantes técnicas matemáticas que versavam sobre pesos, medidas e cambio, o homem passou a dominar melhor os conhecimentos comerciais e financeiros. Para atender a necessidade das operações comerciais, com a proliferação da indústria artesanal e o incremento do comércio exterior, fizeram surgir o livro caixa, que mantinha registros de recebimentos em dinheiro. Era utilizado, rudimentarmente, o debito e o credito oriundos de relações de direitos e obrigações.

        No segundo momento, na Itália, por volta de 1300 apareceu o Método das Partidas Dobradas, as transações de credito e a avaliação de desempenho dos gestores.

        Assim, outros livros, além do livro-caixa, como por exemplo, os de Contabilidade de Custos, passaram a ser necessários para registrar os custos de aquisição, custo de transporte, juro sobre capital, referentes ao período transcorrido entre a aquisição, o transporte e o beneficiamento; mão de obra direta agregada; armazenamento, etc.

        Na fase de Contabilidade do Mundo Moderno que abrangeu o período entre os anos 1494 e 1840, foi à disseminação do Método das partidas Dobradas por meio da obra de frei Luca Pacioli, considerado como o inicio do pensamento cientifico da contabilidade.

        Um importante registro histórico e a obra Tractatus de Computis et scripturis do Frei Luca Pacioli, publicado em 1494. Esta obra definia o inventario e como fazê-lo. Nos séculos seguintes ao livro do frei Luca Pacioli a contabilidade expandiu sua utilização para instituições como as igrejas e o estado e foi um importante instrumento no desenvolvimento do capitalismo. Mas as técnicas e as informações ficavam restritas ao dono do empreendimento, pois os livros contábeis eram considerados sigilosos, o que limitou consideravelmente o desenvolvimento da ciência, pois não existia troca de idéias entre os profissionais.

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NOS DIAS ATUAIS

A contabilidade moderniza se e trona se cada vez mais importante na vida das empresas e das pessoas. Antes o profissional de contabilidade era rotulado como guarda livros. Hoje a contabilidade desempenha grande influencia sobre as decisões dos donos de patrimônios.

Ela contabiliza todos os dados e números relativos à situação financeira de uma empresa, os comunica para o seu responsável e todos os dados por ela informados são confiáveis. Resumindo, a contabilidade é uma ciência que ajuda na tomada de decisões importantes, principalmente aquelas que dependem da situação financeira de uma empresa.
Com a evolução da economia, o ambiente empresarial se tornou mais competitivo. A partir de então, percebeu- se que era preciso um diferencial para que a empresa se destacasse perante as outras, foi então que começou a utilizar a contabilidade voltada para fins gerenciais.

As informações contábeis na maioria dos casos estão vinculadas a questões fiscais e trabalhistas. Isto se dá principalmente pelo desconhecimento dos empresários

Por enquanto, falamos somente sobre contabilidade aplicada a empresas, mas ela também está presente na vida de cada um de nós. Quando fazemos planejamentos mensais de gastos, balanços das entradas de dinheiro, entre outras coisas que envolvem a nossa situação financeira, fazemos contabilidade sem perceber.

A contabilidade tem seu lado burocrático sim, mas sua funcionalidade vai, além disso. Ela tem participação na vida de todos nós e nos ajuda no controle financeiro e nas decisões mais importantes que podem comprometer e muito um futuro próximo.

A evolução, presente em tudo, também se apresenta na contabilidade. Ciência esta, cada dia mais precisa nos sistemas de contas a pagar, contas a receber e patrimônio. Com apenas um lançamento contábil no sistema criamos livros, diário e razão, e balancete de verificação. Fato que não há muito tempo era uma coisa quase impossível de ser feita.

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

        Os usuários tanto podem ser internos quanto externos, e ainda com diferentes interesses, razão pela qual as informações geradas devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficiente para a avaliação da sua patrimonial e das mudanças sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de interferências sobre o seu futuro. Usuários internos são as pessoas de níveis gerenciais, que utilizam as informações para resolver problemas e tomar decisões, principalmente no que diz respeito ao patrimônio ou ciclo operacional da empresa. Já os usuários externos, se voltam para as informações prestadas pela empresa em suas demonstrações contábeis em aspectos mais genéricos, como bancos, governo, fornecedores, clientes e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (260.2 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com