TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Contabilidade

Por:   •  26/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

COLÉGIO ESTADUAL CORONEL AFONSO EMILIO MASSOT

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

DOUGLAS RODRIGUES LARRÉ

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Porto Alegre

2017


DOUGLAS RODRIGUES LARRÉ

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Trabalho em questão é apresentado ao Curso Técnico em Contabilidade do Colégio Estadual Coronel Afonso Emilio Massot, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de redação técnica sob orientação da Professora Daiany Tentardini.

Porto Alegre

2017


RESUMO

A contabilidade surgiu pela necessidade de o homem ter informações de seus negócios. Nas formas mais rudimentares, já era utilizado pelos povos antigos, como os incas, os Assírios, os Egípcios, entre outros. A idade Média assistiu ao surgimento do papel em substituição ao pergaminho, e a um grande passo no progresso da humanidade como a invenção do método das partidas dobradas. Hoje, quinhentos anos após o aparecimento das primeiras regras contábeis, tem-se a necessidade cada vez maior de informações rápidas e precisas, principalmente porque os problemas enfrentados pelos gestores estão cada vez mais complexos.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         4

1.1 justificativa        5

1.2 objetivos        6

1.2.1 Objetivo geral        6

1.2.2 Objetivos específicos        6

2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE......................................................................... 7

3 TÓPICOS DA EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA CONTABIL......................................... 8

3.1 CONTABILIDADE NO MUNDO ANTIGO        8

3.2 CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL        9

3.3 CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO        10

3.4 CONTABILIDADE NO MUNDO CIENTÍFICO        11

CONCLUSÃO         13

REFERÊNCIAS        14

APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        14

ANEXO A – NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA X        15


1 INTRODUÇÃo

A introdução deve ser compreensiva e fornecer uma visão global do trabalho, incluindo o tema, a justificativa, os objetivos e os dados bibliográficos e de pesquisa que não forem utilizados no artigo científico.

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio.

1.1 justificativa

Corpo de texto.

1.2 objetivos

Corpo de texto.

1.2.1 Objetivo geral

Corpo de texto.

1.2.2 Objetivos específicos

a) possibilitar um entendimento sobre a história da contabilidade

b) especifica-la dividindo a em período antigo medieval e moderno

c) demonstrar sua evolução

        

2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse. Historiadores e teóricos, datam as origens da contabilidade desde a época da pré-história. O homem primitivo, embora rudimentar, já praticava a contabilidade quando contava objetos de caças ou rebanhos, deixando assim, vestígios de documentos.

 Nas antigas civilizações como a Índia, China, Egito, Fenícia, Grécia, aparecem os primeiros indícios contábeis sob as formas de normas administrativas e financeiras. Registros de cobrança de impostos, registro de gastos com construções, interesses pelos cálculos, criação de medidas de comprimento, criação do sistema decimal e a criação da primeira moeda. A agricultura virou uma organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em superatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.

Assim se iniciou a prática da troca simples de objetos ou mercadorias, e como consequência os negociantes começaram a anotar as obrigações, os direitos e bens junto a terceiros. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. Surge então a moeda e a avaliação monetária e esses registros deixam de ser apenas um controle físico, na Roma antiga surgiam palavras como “rátio”, rationalia, ratiocinator, que correspondem a cálculo ou conta, livro de contas, calculistas ou contador, respectivamente. Surge nesta época também a palavra balanço, que vem a ser um termo técnico contábil de origem romana.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, surgia a preocupação de saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses, as informações não eram de fácil memorização por isso precisavam ser registradas conforme seu volume ou produção.

O desenvolver da prática contábil começou pelos romanos onde utilizava-se recursos auxiliares, assim como o ábaco, um instrumento que consiste numa moldura retangular com arames, nos quais correm pequenas pedras de calcário, denominados “calculai”, origem da palavra cálculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com