TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da contabilidade

Por:   •  18/6/2017  •  Dissertação  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade é uma ciência social que tem como objecto de estudo o patrimônio das entidades (ou a azienda, que é o patrimônio mais a pessoa que o administra),[1] seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social da mesma forma que a economia e a administração.[2] Esta ciência surgiu em decorrência de necessidade, quando a sociedade produzia excedentes que necessitavam ser contabilizados.

No tempo do rei D. Fernando I, ainda no Reino de Portugal, eram os chamados contadores e os porteiros que desempenhavam as funções de contabilistas e estes respondiam perante os Vedores da Fazenda da casa régia[3]. Depois o próprio termo "contador" tornou-se arcaico, sendo atualmente utilizado o termo "contabilista", independentemente do nível acadêmico e função no exercício da contabilidade.

No Brasil, os profissionais de contabilidade em geral são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de ciências contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis. Recebem a titulação de contador os bacharéis aprovados no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Recebem o título técnico de contabilidade os profissionais que têm formação de nível médio/técnico e que tenham obtido seu registro até 01/06/2015.

Existe uma distinção na classificação profissional entre contabilistas certificados (antes de abril de 2015, designados "técnicos oficiais de contas" ou "TOC" ) e revisores oficiais de contas (ROC). Aos contabilistas certificados compete a execução da contabilidade e aos ROC compete a revisão (auditoria de base legal) em ordem à mencionada certificação legal das contas.

Até a primeira metade da década de 1970, o profissional do ofício técnico também era conhecido como "guarda-livros" (correspondente do inglês bookkeeper), mas o termo caiu em desuso.[4] Em maio de 2016, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apurou, no Brasil, a existência de 572.961 profissionais da contabilidade e 53.321 organizações contábeis ativas.[5]

A pedra-símbolo da contabilidade é o rubislite. O rubislite faz parte do anel do contabilista, que representa a capacitação profissional do contador.

O padroeiro dos contadores é São Mateus, que era coletor de impostos.

O dia do contador é comemorado em 22 de setembro enquanto que o dia do contabilista é comemorado em 25 de abril

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com