TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA AUDITORIA SOCIAL

Por:   •  9/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.338 Palavras (22 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Claucia Priscila de Oliveira

PROJETO DE PESQUISA

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA SOCIAL

Santa Maria, RS

2017

Claucia Priscila de Oliveira

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA SOCIAL

Projeto de Pesquisa apresentada a disciplina de Metodologia Científica II do Curso de Especialização em Auditoria e Controladoria, Área de Ciências Sociais do Centro Universitário Franciscano, como requisito parcial de avaliação.

Orientador: Lucas Almeida dos Santos

Santa Maria, RS

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         04

1.1 Problema         04

1.2 Objetivo Geral         05

1.3 Objetivos Específicos         05

1.4 Hipóteses         06

1.5 Justificativa         06

2 REFERENCIAL TEÓRICO         07

2.1 Imunidades e isenções para entidades beneficentes         09

2.2 Auditoria nas entidades beneficentes de assistência social         10

3 METODOLOGIA         16

3.1 Quanto ao objetivo         16

3.2 Quanto as variáveis         16

3.3 Quanto à abrangência         16

3.4 Universo da pesquisa, forma de seleção de amostra         16

3.5 Procedimentos de coleta, tratamento e análise dos dados         17

3.6 Proposta de Auditoria         17

CONSIDERAÇÕES FINAIS         20

CRONOGRAMA         21

REFERENCIAS         22


1 INTRODUÇÃO

O crescimento pela cobrança de igualdade e pela justiça social, campanhas, e associações vem fazendo com que as empresas atualmente façam uma avaliação quanto ao seu papel frente à sociedade. Não apenas como uma forma de gerar riqueza e serviços, mas principalmente como instrumento importante na busca de igualdade social. É fato que muitos consumidores têm passado a observar e direcionar suas preferências para empresas que comprovem um maior comprometimento e responsabilidade social. Para tal análise de auditoria surge o balanço social como um demonstrativo contábil onde são expressas as ações tomadas pela empresa tanto no campo social como ambiental, sendo esse material publicado em diversos meios de comunicação.

As empresas tradicionalistas há algum tempo consideravam como fator de relevância apenas os aspectos econômicos e os resultados financeiros, o que vem mudando gradativamente em face aos novos desafios relacionados com o comprometimento social. Esse novo aspecto é caracterizado por legislações e regras que regem o comércio e a indústria que exigem uma maior participação no desenvolvimento da sociedade e a obrigatoriedade da divulgação de informações referentes a essa participação.

Dessa maneira as empresas são obrigadas a buscar uma nova postura frente às questões diretamente ligadas à ética a qualidade do relacionamento entre a organização e a sociedade, surgindo a Responsabilidade Social, desencadeando uma expectativa na sociedade que as empresas venham a adotar tais medidas em determinado espaço de tempo.

Em seu exercício a Responsabilidade Social engloba em suas atividades econômica-sociais como forma de divulgação publica em balanço social o qual adota as normas geralmente aceitas demonstrando os indicadores de investimentos, ações realizadas para o cumprimento da ação social perante o quadro funcional, a comunidade em si e ao próprio Governo Federal.

Quanto ao grau de transparência ainda há necessidade de implementação de mecanismos de um melhor acompanhamento, na prestação de contas apresentadas no balanço social. Ainda existe um grau acentuado de diversidade no entendimento quanto ao discernimento a que se refere o ”grau de transparência” como quais as informações que devem realmente ser apresentadas quanto a sua padronização e fiscalização. Também não existe um mecanismo de prestação de contas que possa demonstrar de forma simultânea a área financeiro-econômica e social, como também inexiste um padrão único para caracterizar cada um desses aspectos.

Foram criadas normas internacionais, objetivando desenvolver e consolidar um conjunto de padrões e indicadores auditava em sua forma ética da questão de Responsabilidade Social.

Em sua atividade a auditoria de um balanço social é de suma importância que o auditor tenha uma referência com o objetivo de buscar evidencias embasadas em critérios e requisitos, fazendo com que haja uma padronização fazendo que os auditores interpretem de mesma forma os problemas identificados durante a atividade da auditoria, nesse sentido visando uma padronização a Norma AS 8000 pode ser aplicada como instrumento da Auditoria Social.

A auditoria social visa contribuir para que os interesses da sociedade como um todo, venham realmente a tornar-se direitos, com a finalidade de se verificar se os recursos ora publicados tem sido aplicados de forma correta e devida, bem como a veracidade de informações divulgadas.

1.1 Problema

A problematização nesse contexto gera o seguinte questionamento: Quais são os componentes necessários para que se possa planejar e executar a Auditoria Social?

1.2 Objetivo geral

Visando responder a problemática levantada, a presente pesquisa tem como objetivo geral construir uma proposta de planejamento de auditoria do Balanço Social,  para   à Fundação Bradesco S/A será utilizada como fonte de pesquisa

1.3 Objetivos específicos

Com o intuito de atingir o objetivo geral e a sua complementação de acordo com as etapas consecutivas, os objetivos específicos são delimitados da seguinte forma:

 

  • Analisar o balanço e demonstrativos da empresa fonte de estudo quanto aos registros de operações relativas a despesas sociais.
  • Estabelecer critérios e mecanismos de auditoria para uma proposta de auditoria nos demonstrativos de resultado
  • Moldar uma Proposta de auditoria que registre de modo transparente e conciso as atividades sócias praticadas pela Fundação Bradesco S/A.

1.4 Hipóteses

As hipóteses se fundamentam, no fato de que as divulgações relativas as ações de ordem sociais da empresa Fundação Bradesco S/A fonte de estudo com base em seu planos atuais voltados ao ativo humano, em conjunto com as politicas de investimentos dispendidas ao meio ambiente, como também à entidades filantrópicas com fins assistenciais, são tidas de utilidade publica, e social, como também para a própria empresa que as publica, uma vez que no Balanço Social, quando elaborada com dados fidedignos passa a ser um instrumento de relacionamento intimo como o publico melhorando a imagem da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (818 Kb)   docx (523 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com