TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA

Por:   •  6/11/2015  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA

Estamos percebendo que nos dias atuais as empresas lutam para se permanecer no mercado atual, as micro e pequenas empresas são as que mais sofrem com a falta de gestão adequada, podemos perceber que a gestão financeira é de grande importância em todas as organizações, pois ela assegura os objetivos tanto de lucro como de liquidez financeira. Com isso podemos supor que o fluxo de caixa é indispensável para a gestão.

Para a gestão financeira tambem precisamos da área de administração financeira que utiliza os princípios financeiros entre outros para uma melhor gestão e tomada de decisões na empresa, além disso o gestor precisa de instrumentos que o auxiliem para melhorar os rendimentos de caixa ou até mesmo estimar as futuras necessidades que empresa pode vir a ter.

Com a gestão financeira deve-se ter tambem um administrador preparado para quaisquer eventualidades ou problema econômico-financeiro que pode acontecer, o administrador deve ter competência na empresa que faz a diferença quando precisar ter uma tomada de decisão.

Percebe-se então, que o fluxo de caixa, juntamente com outros instrumentos de análise financeira, como por exemplo, relatórios, balanço patrimonial, entre outros, torna-se uma excelente ferramenta de apoio a tomada de decisão.

Existem dois tipos de fluxo de caixa: fluxo histórico e o fluxo projetado

O fluxo histórico tem como principal objetivo informar como será o seu fluxo entradas e saídas de recurso financeiro de um determinado período, o fluxo projetado pode ser de curto ou de longo prazo. Com relação ao fluxo histórico pode ser considerado de muita importância, pois fornece informações para o planejamento dos fluxos futuros, enquanto o outro organiza as entradas e saídas que poderão ocorrer com base no fluxo histórico.

A demonstração de fluxo de caixa – DFC, não é uma demonstração oficial exigida pela Lei nº 6.404∕76, mas que é de grande importância para a administração empresarial. A DFC pelo método direto facilita a visualização e a compreensão de fluxo financeiro, ele demonstra os recebimentos e pagamentos provenientes das atividades operacionais, já o método indireto é aquele no qual os recursos provenientes das atividades operacionais são demonstrados a partir do lucro líquido.

Gitiman (2004) afirma que o fluxo de caixa é a espinha dorsal da empresa. O fluxo de caixa é uma excelente ferramenta que propicia uma boa administração e avaliação das organizações. Com a utilização do fluxo de caixa, seja pelo método direto ou indireto, temos uma possibilidade de uma boa gestão dos recursos financeiros.

Com tudo pode – se constatar que o fluxo de caixa é uma ferramenta de informação gerencial permite identificar o processo de circulação do dinheiro, o fluxo de caixa tem como finalidade o planejamento, serve de suporte a gestão, indica se a empresa encontra – se em situação de déficit, sinaliza se há necessidade de capital de giro, contribui para planejar as políticas, demonstra se a organização terá ou não condições de pagar as dívidas dentro do período.

São inúmeros benefícios que são gerados com a utilização desse instrumento, mas o fluxo de caixa tambem tem suas limitações, como a incapacidade de fornecer precisamente informações sobre o lucro da empresa, com isso temos que nos aprofundar melhor no assunto, para melhorar a compreensão dos lucros da empresa.

Missão: Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras”.[pic 1]

UDC – CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

            CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com