TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PERÍCIA CONTÁBIL PARA A CONTABILIDADE

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.795 Palavras (20 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 20

Título: A IMPORTÂNCIA DA PERÍCIA CONTÁBIL PARA A CONTABILIDADE

Atividades Práticas Supervisionadas como requisito parcial da disciplina Noções de Atividades Atuárias ministrada pelo Professor EAD Deisi Lima Martins, do curso de Ciências Contábeis

Prof. EAD: Deisi Lima Martins

Profª Esp.TTD: Tânia Regina Barros Benites

Profª Esp. TTPRE:Rose Bueno

Jundiaí - SP

2014

SUMÁRIO

Introdução 4

Desenvolvimento:

Etapa 1 5

Etapa 2 7

Etapa 3 10

Conclusão 16

Referências Bibliográficas 17

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tomamos conhecimento de que uma das principais funções de um contador também está ligado na perícia contábil, a responsabilidade neste segmento da profissão é muito grande, pois a contribuição fornecida para sociedade é de grande valia.

A perícia contábil é formada por um conjunto de procedimentos, com o intuito de decidir e fornecer provas necessárias para constatar um fato, mediante um laudo ou parecer pericial, elaborados através de normas jurídicas e profissionais, ao que lhe for pertinentes a legislação.

Conhecer como são as etapas de elaboração de um laudo, quais são as principais qualidades e exigências da profissão de um perito foi muito importante para quem tem a intenção de seguir esta carreira.

Lembrando que tomar conhecimento dos tipos de fraudes em contabilidade nos mostrou que para este tipo de profissão o perito deverá sempre demonstrar capacidade de ser imparcial e meticuloso, pois sua opinião final é que determinará o futuro da empresa como um todo.

Etapa_ 01

1 – Explicar e conceituar o que é perícia contábil.

A perícia contábil é classificada como tecnologia porque se aplicam conhecimentos científicos da contabilidade, ela verifica os fatos ligados ao patrimônio buscando opiniões relacionadas as questões propostas, para se fornecer estas opiniões será necessário a realização de exames, investigações, avaliações entre outros procedimentos.

A perícia contábil é constituída por um conjunto de procedimentos técnico-científicos que possuem a finalidade de ajudar nas decisões e evidenciar o que for necessário pra constatação de um fato investigado.

Ela possui duas características competentes exclusivamente ao contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade:

Judicial: que somente será exercida sob a tutela da justiça;

Extrajudicial: que somente será exercida no âmbito arbitral (sob o controle da lei da arbitragem) voluntária (contratada pelo interessado de comum acordo ou espontaneamente) ou estatal (sob o controle do órgão do estado).

Para que requerer uma perícia é necessário sempre se basear em elementos competentes e verdadeiros, pois ela tem a função de mostrar através de um laudo pericial a realidade dos fatos ocorridos e que foram contestados pelos interessados, ela servirá como prova para a exposição ao juiz que julgará um determinado processo.

2 – Qual a metodologia usada em perícia contábil?

O método utilizado na perícia contábil é o analítico que é mais abrangente e confiável pois ele não dispensa detalhes quando necessário e será sempre dependente do objeto que esta se examinando, não podendo ser confundido com o da auditoria, por isso se deve atentar aos tópicos:

• Planejar o trabalho de forma minuciosa;

• Identificar qual será o objetivo real;

• Ser cauteloso na sua conclusão e só registrá-la quando estiver plenamente seguro dos seus resultados;

• Executar o trabalho baseando-se nas evidências extremamente confiáveis;

• Concluir de forma segura e evidente.

3 – Quais são as qualidades de um perito?

O perito deve ser um profissional devidamente habilitado: intelectual, cultural e legalmente que esteja exercendo eticamente o seu compromisso com a verdade e extremamente qualificado na função, por isso consideramos as seguintes características:

• Legal: que lhe é conferida através do Bacharelado em Ciências Contábeis e o Registro no Conselho Regional de Contabilidade;

• Profissional: que se caracteriza em ter conhecimento da teoria da Contabilidade, praticidade nas tecnologias contábeis, perspicácia, experiência em perícia, sagacidade, perseverança, índole intuitiva e criativa;

• Ética: estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Contador e Normas do Conselho Federal de contabilidade.

• Moral: é a característica empregada como a compreensão da virtude das atitudes pessoais do perito.

A qualidade de um perito se baseia plenamente na confiança que sua opinião relata e o quanto esta despertará as pessoas que utilizarão de sua opinião.

4 – Quais são os riscos encontrados na perícia contábil?

Os riscos encontrados na perícia contábil têm um maior significado que outros encontrados nos procedimentos contábeis, pois se o perito passar informações erradas poderá ser produzida uma prova falsa e com isso prejudicar os direitos de terceiros.

Para isto o perito deverá tomar certas precauções como por exemplo: tempo hábil para desempenhar o trabalho, elaborar um plano minucioso e criterioso para execução da perícia entre outros, somente assim poderá não ser responsabilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com