TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA CONTÁBIL AMBIENTAL NAS EMPRESAS

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.631 Palavras (23 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 23

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA CONTÁBIL AMBIENTAL NAS EMPRESAS[1]

Prudencio Quirino Neto[2]

Ivanir Casagranda[3]

RESUMO

Na atualidade com a redução do tempo e espaço, influenciada pela globalização, fluidez da informação, crescimento das economias de países em desenvolvimento e aumento do consumo pela população, nessa velocidade dos acontecimentos é de grande importância para as empresas em se destacar dentro de um cenário tão competitivo, na busca do sucesso, estas terão que se qualificar e se profissionalizar, e serem competentes e flexíveis as constantes mudanças dessa economia globalizada. Sendo assim essas empresas consequentemente deverão diminuir seus gastos e maximizar seus lucros conforme normas estabelecidas pela contabilidade. Com essa constante evolução e mudanças de comportamento, faz com que homem desenvolvesse máquinas equipamentos cada vez mais sofisticados e com maior economia de consumo dos produtos a ser manufaturados, pois mesmo com esses benefícios ocasionados com essa tecnologia o esgotamento dos recursos naturais tem se tornando cada vez mais escasso. Diante dessa problemática, de controle dos gastos e dos recursos naturais surge a Contabilidade Ambiental, com objetivo de buscar um melhor resultado das atividades desenvolvida na empresa relacionada com o meio ambiente, e criar acréscimos para superar, anular ou diminuir seus custos com relação às degradações ambientais, ocasionados por suas atividades, podendo ocorrer tanto na posição econômica e financeira. Neste contexto da pesquisa, pode-se destacar qual a importância da prática contábil ambiental nas empresas, na busca por informações socioambientais, a exigência de uma responsabilidade não somente interna, mas também externa, e saber qual a importância do contador com para essa prática, como mais uma ferramenta para demostrar Balanço Social como um instrumento de demonstração da responsabilidade social das empresas.

PALAVRAS-CHAVE: 1 Contabilidade. 2 Balanço Social. 3 Sustentabilidade. 4 Contador

INTRODUÇÃO

Desde sua origem e com o passar dos tempos juntamente com sua evolução, o homem busca a sua sobrevivência por meio de atividades ligadas a exploração dos recursos naturais, visando não somente seu sustento, lazer e satisfação pessoal, e também para acumulação de riquezas, diante desses impactos ambientais cada dia mais intensos e com dimensões preocupantes, o aquecimento global vem sendo de grande preocupação a todos nós. Essa resposta da natureza vem sido discutidas no mundo inteiro com o objetivo de tentar diminuir ou pelo menos não aumentar, pois se essa tendência persistir isso irá transformar totalmente a vida das gerações futuras.

Ultimamente na visão ambientalista e o da sustentabilidade, este ultimo surge com o passar dos anos, com a preocupação de novas fontes de geração de riquezas, todas elas relacionadas com o capital social e humano. A informação e o conhecimento são condições mínimas para o ciclo de riqueza. Nesse sentido, o desenvolvimento sustentável, é uma política em defesa e acumulação desse capital constituindo uma nova riqueza das nações (ANDRADE, 2003).

A sociedade moderna vive em constante desenvolvimento de máquinas equipamentos, cada vez mais modernos e com economia de consumo, mesmo com esses benefícios trazidos por essa tecnologia o consumo dos recursos naturais vão se tornando cada vez mais escasso. Atender os desejos e as necessidades da população e ao mesmo tempo zelar pelo equilíbrio dos recursos naturais tem sido talvez a maior dificuldade enfrentada pelas organizações na atualidade.

É cada vez maior o numero de usuários em busca de informações socioambientais junto às empresas, exigindo destas uma responsabilidade não somente interna como a externa, ou seja, que afete a sociedade e o meio ambiente no qual está inserida (ALBUQUERQUE et al, 2007).

1 SURGIMENTO DA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Desde sua criação e na busca pela sua sobrevivência, o homem sempre procurou nos recursos naturais seu meio de sobrevivência, não somente seu sustento, como abrigo,  também utilizou para acumulação de riquezas, com o crescimento da população e a demanda por produtos de consumo e bens, vem causando irreparáveis danos a natureza, este impactos ambientais vêm sendo cada dia mais intensos e com tamanhos preocupantes, acelerando o processo de aquecimento global, uma enorme preocupação entre varias pessoas. Como algumas mudanças climáticas já visíveis, e como resposta dada pela natureza o tema tornou-se discutido pelo mundo inteiro, nos fóruns foram debatidos temas com objetivo é tentar diminuir os impactos da exploração Terra, pois se essa tendência persistir transformará totalmente a vida e limitando gerações futuras.

A relação entre empresas e meio ambiente, tem sido uma relação bastante conflitante, pelos impactos gerados na relação homem natureza, cujo um dos maiores desafios do século XXI é a problemática ambiental, com o crescimento dos debates, pressões políticas, sociais e econômicas, vem provocando uma mudança de atitudes das empresas. Esse reconhecimento dos problemas socioambientais tem cobrado das empresas uma mudança em suas atitudes vem modificando seu relacionamento, demonstrando         um maior comprometimento socioambiental, com medidas na gestão e controle ambiental de seus ativos.

As organizações sempre buscaram a explorar a natureza de maneira inconsciente. Contudo, nas últimas décadas, com aumento da pressão social, política e econômica, e os debates ambientais, com isso, fez com que a        s empresas mudassem sua conduta em relação com meio ambiente, uma conduta mais responsável.

A sociedade atualmente convive em constante desenvolvimento de máquinas e equipamentos modernos, trazendo consigo também uma economia no consumo, até mesmo com esses benefícios trazidos com essa atualização tecnológica, os recursos naturais vão se tornando cada vez mais escasso. Atendendo os anseios e as necessidades da população e ao mesmo tempo cuidar do equilíbrio dos recursos naturais vem sendo a maior dificuldade enfrentada pelas organizações na atualidade.

Para Albuquerque (et al., 2007), é cada vez mais frequente a busca dos usuários por informações socioambientais junto às empresas, exigindo destas uma responsabilidade não somente a interna e também externa, ou seja, que afete a sociedade e o meio ambiente no qual está inserida.

Com isso a evolução do desenvolvimento sustentável surgiu em 1968, através do Grupo de Roma formado por um grupo de cientista, industriais e políticos, com objetivo em discutir e avaliar os problemas relacionados ao crescimento econômico.  Oliveira (2008, p.21), expõe “se o aumento da população e a utilização dos recursos naturais continuar na mesma proporção dos últimos anos, a Terra entraria em colapso”, nesta perspectiva preocupava somente com o crescimento econômico, sem avaliar os custos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (235.2 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com