TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao ambiental empresa ficticia

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  2.548 Visualizações

Página 1 de 7


Sumário

Introdução ..................................................................................................3

Caracterização da Empresa.........................................................................4

Comprometimento da Alta direção.............................................................5

Requisitos Legais.........................................................................................6

 Aspectos e Impactos Ambientais...............................................................9

Política Ambiental......................................................................................11

 Objetivos e Metas.....................................................................................13

 Análise crítica pela direção e melhoria contínua do Programa de Gestão Ambiental..................................................................................................15

Conclusão..................................................................................................16

[pic 1]

1 – Introdução

O Programa de Gestão Ambiental da Mercenários Indústria Bélica S.A. Representa o Comprometimento de nossa empresa com o desenvolvimento sustentável, com a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores e da comunidade em geral, e o compromisso com seus clientes e acionistas.

O nosso Programa de Gestão Ambiental Cria um estímulo para a percepção da qualidade ambiental de nossa organização através do estabelecimento de um procedimento estruturado que permita o controle dos efeitos ambientais, bem como a melhoria do desempenho ambiental nas nossas atividades.

[pic 2]


2– Caracterização da Empresa:

Os Mercenários Indústria Bélica S.A.

Razão Social: WHC TTL Metalurgia S.A

CNPJ: 12 765 38 / 380 – 44

Endereço: Av Archangelo Sibinel n°765 – Distrito industrial II – Jundiaí SP

Telefone: + 55 (11) 4532 0912

  Fax:         + 55 (11) 4532 1222

atendimento@osmercenários.com

A Mercenários Indústria Bélica S.A, é uma empresa do ramo metalúrgico com ênfase no desenvolvimento e produção de Armamentos e acessórios de uso militar.

O nosso processo consiste na fabricação e produção de peças em ferro fundido cinzento, usinagem, proteção superficial em pintura primer e pintura eletrostática e montagem.

Nossa unidade fabril situa-se no distrito industrial II de Jundiaí que conta com um sistema homologado de coleta, afastamento e tratamento de esgoto industrial para todo o condomínio Fazgran.

Nossa empresa conta com 100 funcionários diretos, sendo divididos nas áreas de:

- Administração;

- Projetos e desenvolvimento;

- Qualidade e Meio Ambiente;

- Produção;

- Manutenção.

3– Comprometimento da Alta direção

“A alta direção da Mercenários Indústria Bélica sensibilizou-se da importância em assumir a sua parcela de responsabilidade na implementação e condução do PGA – Programa de Gestão Ambiental"

3.1 – Coordenação do Programa de Gestão Ambiental

O PGA – Programa de gestão Ambiental é coordenado pelo setor de Qualidade e Meio Ambiente, que lidera a implementação e gerência sua manutenção em conjunto com o GIGA – Grupo Integrado De Gestão Ambiental. A Gestão do Meio Ambiente está ligada diretamente à gerência do departamento de qualidade de nossa Empresa.

O GIGA é composto por um grupo multifuncional de colaboradores da Mercenários Indústria Bélica, que integra pessoal das áreas Produtivas, Administrativas, Qualidade e Manutenção.

O GIGA é dividido em equipes, cada uma responsável por um grupo de áreas da empresa.

  1. – Responsabilidades e Autoridades

As funções, responsabilidades e autoridades estão definidas nas descrições de cargo e nos documentos do Programa de Gestão Ambiental, incluindo este Programa.

3.3– Representante da Direção

A Alta direção da Mercenários Indústria Bélica designa ao responsável pelo setor de Qualidade e Meio Ambiente o Comando da operação de implementação e Coordenação do Programa de Gestão Ambiental, à saber o Sr Lucas Busato, especialista em qualidade e Meio Ambiente.

4– Requisitos Legais

A identificação dos requisitos legais aplicáveis aos produtos, processos e aspectos ambientais da Mercenários indústria Bélica é de responsabilidade da Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, devendo-se considerar a esfera municipal, estadual e federal e outros requisitos aplicáveis.

  1. Direito Ambiental Internacional;

Assembleia geral das nações Unidas (Resoluções n°2.994/XXVII e 2.996/XXVII, de 15/12/1972 – Aprova a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, Estocolmo de 16 de junho de 1972.

Resolução 37/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 28/10/1982 – Aprova a “Carta Mundial da Natureza” – Dispõe sobre as diretrizes e princípios de Direito Ambiental

  1. Leis Federais e Normas;

- Lei n°6803, de 02/07/1980, Dispõe sobre as diretrizes básicas para o zoneamento industrial, prevê que os estados estabeleçam leis de zoneamento, nas áreas críticas de poluição, que compatibilize as atividades industriais com a proteção Ambiental.

- Lei n° 6938, de 31/08/1981, Dispõe sobre a política nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação, e dá outras providências.

- Art. 2 – Dispõe que a política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivos a Preservação, melhoria e recuperação da qualidade Ambiental.

- Art. 14 $ 3° - Princípio de poluidor Pagador ou da responsabilidade – “Sem abster a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade...

Entre outras leis federais aplicáveis ao nosso ramo de Atuação...

  1. Conama – Conselho Nacional Do Meio Ambiente

- Resolução Conama  n° 1, de 23/01/1986 – Define Impacto Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental e relatório de impacto ambiental e demais disposições gerais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (488.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com