TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO CONTÁBIL

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6


RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO




















RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO















GISLAINE ROSA DE MEDEIROS

RA: 367342 – Ciências Contábeis


























RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Relatório apresentado ao curso de Ciências contábeis do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da dependência na disciplina de Estágio Supervisionado.








SUMARIO

1- INTRODUÇÃO        1

APRESENTACÃO DA EMPRESA2

HISTORICO

PROCESSOS PRODUTIVOS

DESENVOLVIMENTO3

CONSIDERACÕES FINAIS4




1- INTRODUÇÃO

Este relatório vem com o intuito de descrever na prática, todos os conhecimentos adquiridos a meio de aprendizados teóricos. Visando sempre manter a qualidade e a excelência dos conceitos obtidos, sendo executados na vida diária profissional.

Sabendo da grande concorrência existente na atualidade no mercado de trabalho, a qualificação profissional vem se tornando praticamente obrigatória nos dias de hoje.

Assim sendo, este trabalho vem documentar as atividades realizadas no período de estágio, onde este complementa o curso de ciências contábil realizado no Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP

Um dos aspectos mais importantes com os profissionais experientes e qualificados, tendo assim uma vasta visão da realidade, na atividade exercida por esta profissão.

Neste período de estágio foram abordadas atividades na área do setor financeiro, como exemplo: pagamento de boletos, cobranças, contas a pagar e receber, conciliações, extrato bancário.

O objetivo deste relatório de estagio é relatar os conhecimentos adquiridos durante o período que foi realizado o estágio.

Em tempo, agradeço ao meu contador, e meu diretor financeiro e aos demais profissionais que direta ou indiretamente colaboraram para que eu pudesse com sucesso, realizar este estagio curricular.

 

2 APRESENTAÇÕES DA EMPRESA

        

A empresa Cooperminas localizada Forquilhinha-sc, atua no ramo de Extração de Carvão Mineral com lavra em subsolo e beneficiamento do mesmo, o carvão mineral é desmontado com explosivos, carregado por máquinas de mineração do tipo MT pá carregadeira para subsolo) até a correia transportadora que leva o carvão à superfície.

Na superfície o carvão é carregado em caminhões basculantes e transportado até a usina de beneficiamento. O carvão beneficiado é transportado pelo trem até a Tractebel na Usina Termoelétrica Jorge Lacerda IV em Capivari de Baixo – SC e o rejeito decorrente do processo produtivo são depositados em pilhas conforme exigência do órgão ambiental sendo aterrado posteriormente com camada de argila em sua cobertura.




 Histórico da cooperminas

A Companhia Brasileira Carbonífera de Araranguá – CBCA, fundada em 1917, foi à pioneira na extração de carvão no subsolo da região sul de Santa Catarina e sul do Brasil. Comandada pelas famílias Catão e Campos, injetou grande riqueza na economia do município de Criciúma, pois até então o carvão alcançava seu auge máximo, era considerado o ouro negro pelo seu alto valor. Décadas e décadas se passaram, quando as famílias começaram a desviar verbas para outros fins que não fosse o investimento no carvão. Sem qualquer investimento na empresa esta começa a entrar em crise.

Na década de oitenta mais precisamente em 1986, a Empresa passa por seu momento de dificuldades. Começa o sucateamento de todo seu patrimônio qual foi erguido ao longo de sua existência. O salário dos seus funcionários começa atrasar. No início do ano seguinte vem a crise que se assola por completo. Seis meses sem salários vem à revolta dos operários, que paralisam todas as atividades decretando greve para reivindicar seus direitos trabalhistas.

O município de Criciúma foi palco de muitas lutas por parte dos operários da empresa. Em junho de 1987, o então patrão senhor Sebastião Neto Campos decreta falência da empresa. Em meio a tantas dificuldades seus operários resolvem assumir a direção da empresa. Uma comissão de trabalhadores dirige-se até o governo municipal sem qualquer resultado, partiram então ao governo estadual, outro fracasso, por sua vez os operários resolvem sensibilizar o governo federal indo até Brasília. Acampados por vários dias em frente ao congresso nacional, finalmente foram recebidos pelo Ilustríssimo Presidente da República senhor José Sarney, que por sua vez concedeu o comando da empresa aos mineiros. Neste feito liberou uma verba de Cento e vinte milhões de cruzados para reabertura da mina.

Durante este período de conquista houve ainda vários confrontos com a polícia do município e do estado. Outros empresários queriam assumir a direção da empresa, porém sem êxito, pois os mineiros estavam dispostos a administrar a empresa. Por dez anos a Empresa manteve-se em processo de autogestão.  Em janeiro de 1998 esta passa a ser cooperativa. Existem hierarquias dentro da empresa. Esta é comandada por uma direção composta de 05 (cinco) membros e de um conselho composto de 15 (quinze) membros. Hoje a empresa segue normal como qualquer outra.

Nestes anos que vem sendo administrada pelos operários já injetou mais de Cem milhões de reais na economia nacional. Esta é a tão sofrida história de uma empresa que tropeçou, mais com muita luta conquistou vitórias e glorias. Graças à união dos seus operários, se mantém viva.

A empresa COOPERMINAS, atua no ramo de Extração de Carvão Mineral com lavra em subsolo e beneficiamento do mesmo, enquadrando-se no grau de risco 4, conforme as normas regulamentadoras do meio ambiente.

  PROCESSOS PRODUTIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com