TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA.............................4

2.1 ORÇAMENTO........................................................................................................4

2.2 ORÇAMENTO MESTRE........................................................................................4

2.3 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO...................................................4

2.4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.........................................................................4

2.5 TIPOS DE ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL.................................5

2.6 ESTATÍSTICA DE MORTALIDADE NO BRASIL...................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

Uma das ferramentas mais usadas para se gerenciar cenários futuros de maneira rápida e eficaz, é o orçamento. Atualmente podemos perceber a alta competitividade no ambiente empresarial, e para permanecer nesse mercado é necessário o uso de meios de controles financeiros eficientes, para uma boa administração financeira.

No presente trabalho é possível conhecer e entender vários aspectos contábeis primordiais na elaboração de um plano orçamentário, discorrendo sobre os seus conceitos e seus meios de atuação.


2  IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

2.1 ORÇAMENTO

Como instrumento de administração, o orçamento fornece direção e instruções para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por certos resultados dentro do período sob planejamento.

O orçamento representa uma atividade econômico-financeira que parte da determinação e analise dos eventos relevantes do passado e das condições empresariais presentes para projetar o desempenho futuro da empresa como um todo. O orçamento gera um plano de operações para atingir determinado objetivo mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em certo espaço de tempo.

2.2 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

Orçamento Mestre abrange todas as áreas de uma empresa, controlando custos e incrementando receitas. O orçamento mestre de uma empresa e subdividido em orçamento operacional e orçamento financeiro.

2.3 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO

O orçamento operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes etc., ou seja, é a sustentação operacional da organização.

Para Blocher ET AL. (2007, p. 215): “um orçamento é o plano operacional de uma empresa: ele identifica os recursos e compromissos necessários para satisfazer as metas da empresa para o período identificado.”

Padoveze dizia: “O orçamento operacional é o que contém maior parte das peças orçamentárias, que engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, de produção e de vendas da empresa.

O orçamento financeiro, por sua vez, é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício.

Acabada a projeção completa do orçamento operacional, o próximo passo é elaborar os demonstrativos financeiros. Esses demonstrativos é que vão demonstrar os resultados da empresa para um período predeterminado. Nessa etapa serão utilizados todos os dados encontrados no orçamento operacional, daí a importância de dados mais próximos da realidade possível.

2.4 DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS

Um meio de controle muito usado, eficaz e dito por muitos como o mais eficiente de todos é o Balanço Patrimonial, que avalia o conjunto dos bens da entidade, respeitando um determinado período de tempo. O Balanço Patrimonial se refere ao equilíbrio entre o Ativo e o Passivo, ou mais especificamente entre os lucros e os gastos.

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como finalidade principal apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não. Da junção do orçamento de vendas e os gastos orçados, é possível a elaboração do DRE projetado.

Para elaboração do DRE projetado é necessário a apuração do Custo dos Produtos Vendidos – CPV – que pode ser obtido simplesmente multiplicando a quantidade vendida pelo valor do Custo Unitário.

Os custos dos produtos vendidos são obtidos pelo cruzamento dos custos de produção e a política de estoques na empresa.

Na DLPA- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados é evidenciada os valores das reservas oriundas do lucro líquido.

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta que possibilita o controle e o planejamento financeiro da empresa, podendo ser efetuado pelo Método direto e Indireto.Pelo Método Direto podemos classificar as entradas e as saídas do fluxo de caixa, permitindo a identificação de quaisquer problemas e auxiliando possíveis correções. No Método Indireto é possível se ajustar resultados, como quando acontecem mudanças no estoque.

 O DVA: Demonstração do Valor Adicionado é a demonstração contábil destinada a evidenciar, de forma concisa, os dados e as informações do valor da riqueza gerada pela entidade em determinado período e sua distribuição. Nela são registrados todas as riquezas geradas pela empresa e para onde foi distribuída essa riqueza. Evidenciando quanto foi destinado ao pagamento dos funcionários, quanto foi para o pagamento de impostos etc.

2.5 TIPOS DE ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL

Quando abordamos a apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CLSS), temos a possibilidade de optar por três tipos de regime, o Lucro Real, Presumido e Simples Nacional. O primeiro se refere ao próprio lucro tributável para fins da legislação do imposto de renda. O Presumido é uma forma de tributação simples que parte de uma presunção de uma margem de lucro para cada atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com