TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPOSTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO        

3        ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO        

4        ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO        

5        DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS        

6        ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL        

7        MORTALIDADE EMPRESARIAL        

8        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Iremos iniciar nosso trabalho falando sobre os conceitos de orçamento e sua importância na organização, bem como explicarmos a necessidade dessa ferramenta para o controle de gastos, visando sua melhor administração nos cálculos de despesas e receitas, evitando futuros conflitos e almejando um futuro sucesso profissional.

Após, será abordada outro instrumento de suma importância que vem para dar continuidade nos trabalhados de orçamento, que nada mais é do que o orçamento mestre, que analisa todas as atividades da empresa verificando os custos fixos e variáveis com a finalidade de garantir recursos satisfatórios para qualquer alteração ocorrida na empresa.

Analisaremos as demonstrações contábeis mais utilizadas, bem como suas funções, obrigações, estruturas, a importância de uma escolha otimizada referente ao enquadramento tributário no Brasil, levando em consideração as opções de Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Causas essas que levam algumas empresas a não sustentar realizar os recolhimentos tributários, muitas das vezes pelo profissional da área de contabilidade não viabilizar corretamente ao proprietário as melhores formas disponíveis, fazendo com o que paguem – se mais do que o valor a receber, ocorrendo o fechamento da empresa em um tempo muito curto de funcionamento.

Outro fator decorrente dessa situação é a mortalidade das empresas, onde o próprio governo dificulta suas atividades por conta das altas cargas tributárias. Falaremos também da importância do SEBRAE para as essas organizações, que oferecem apoio desde antes da abertura de cada empresa.  


  1. CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPOSTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

Orçamento nada mais é do que a quantidade de valores (dinheiro) necessários para atender determinadas despesas. Desta forma, as empresas necessitam de profissionais capacitados avaliando diariamente as necessidades das organizações para se controlar e até mesmo evitar os gastos desnecessários.

Visando uma melhor administração nas empresas é necessário que as mesmas facilitem um cálculo antecipado de receitas e despesas, almejando quais serão as aquisições possíveis para determinado momento, evitando futuros conflitos, assim como o déficit (quando as despesas superam as receitas).

Para Grassel (2009), a principal finalidade do planejamento orçamentário é projetar os resultados das atividades programadas e previstas, bem como analisar em que medida o prejuízo ou lucro foram atingidos. Portanto, eis a primeira finalidade do orçamento, verificar as falhas existentes e colocar a empresa no rumo correto.

Algumas das vantagens do orçamento são as utilizações de um sistema informatizado, que abrange as operações mês a mês, formalizando o desempenho das funções administrativas, o que torna totalmente útil para qualquer organização, independentemente do seu tamanho e suas metas. Assim, um programa como esse traz diversos benefícios, bem como:

  • Obriga todos os administradores e envolvidos a analisar os departamentos, bem como sua verba disponibilizada a cada setor;
  • Faz com que os coordenadores administrem seus esforços de forma que os objetivos possam ser cumpridos;
  • Estabelece metas e expectativas em seu desempenho.

Vale ressaltar ainda que um sistema totalmente informatizado não deve ser considerado como uma única ferramenta eficaz, devendo dessa forma ser analisada por outros meios evitando problemas futuros.


  1. ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

Orçamento mestre é aquele que abrange todas as atividades da empresa, analisando todas as previsões da organização. Pode ser dividido em duas partes: Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro.

Esse orçamento é utilizado por empresários, para determinar tudo o que é necessário para manter a empresa em bom funcionamento. Sua finalidade é analisar os custos fixos e variáveis a fim de garantir recursos suficientes para cobrir eventuais alterações na empresa.

De início deve somar os custos orçamentários fixos, que devem incluir salário de funcionários, benefícios, contribuições, equipamentos, após são adicionados os custos flexíveis, que incluem custos de produção, materiais, custos indiretos de fabricação e variáveis de mercado. Contudo. Com isso se criará seu orçamento mestre, após o gestor poderá verificar quanto dinheiro a empresa terá de fazer para chegar em um resoltado. Caso o orçamento exceder as expectativas, será necessário aparar algumas despesas desnecessárias.


  1. ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO

Com vimos nos capítulos anteriores, orçamento nada mais é do que a forma de planejar o que temos com aquilo que precisamos comprar. Dentro de orçamento mestre dividem – se dois tipos de orçamento:

  • Orçamento Operacional: Descreve todos os resultados das atividades operacionais na empresa;
  • Orçamento Financeiro: Demonstra as entradas e saídas das atividades operacionais desenvolvidas.


  1. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Balanço Patrimonial: É uma demonstração contábil, que possui a finalidade de apresentar a situação contábil , econômica e financeira de uma entidade. Ele é representado por ativo (bens e direitos), passivo (obrigações) e patrimônio líquido (resultado entre ativo e passivo). Essa ferramenta é obrigatório para todos os empresários e sociedades, excluindo – se os empresários rurais e microempresas, e se torna uma consequência através do método das partidas dobradas, onde para cada crédito existirá um débito no mesmo valor;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com