TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Por:   •  2/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 10

 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Erika Alexandre dos Passos 

Julia Wolff Candido

Rafaela Cunha Costa Nunes

Professor Orientador: Larissa Gabriely Fernandes

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso de Licenciatura em Matemática (BID0526) – Seminário da Prática I

22/10/2017

  1. RESUMO

O presente trabalho tem como escopo uma análise acerca do que é um empreendedor, descrevendo sua definição ao longo da história e suas principais características. Ainda, contextualiza-se o empreendedorismo na conjuntura econômica brasileira, abordando quando e de que forma surge a necessidade de se difundir uma cultura empreendedora e salienta a distinção entre empreendedor e administrador, não estando absorto da correlação existente entre eles. Que tipo de dificuldades o Brasil encontra perante o empreendedorismo? Conclui-se que, fatores como qualificação, organização, dedicação e a capacidade de assumir riscos e de inovar no negócio são algumas das qualidades positivas observadas no empreendedor e que o Brasil possui dificuldades burocráticas e ao mesmo tempo incentivos que tratando de oportunidades, não existe uma fórmula mágica pronta para o sucesso, o que confirma que, várias pessoas, senão a maioria delas no decorrer da vida, já cogitou abrir seu próprio negócio, mas depara-se com uma enorme lista de papéis e taxas que precisam pagar. Ser empreendedor é assumir riscos em prol de suas convicções, nem que para isso precise enfrentar longas jornadas de trabalho em busca da sua realização.

Palavras-chaves: Empreendedorismo; Empreendedor; Administrador.

  1. 1 INTRODUÇÃO        

Na Atualidade, observa-se, um maior número de pessoas que aproveitam as oportunidades para criar algo novo. O conceito de empreendedorismo é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que seja. Apresentando características distintas das demais pessoas da sociedade, o empreendedor tem disposição a assumir riscos, possui liderança, comprometimento com a atividade que desempenha, possui bom relacionamento e perseverança. Ele procura desenvolver ao máximo o seu negócio para que seja bem sucedido.

“O empreendedor é uma pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologias” (CHIAVETANO, 2007 Apud SCHUMPETER, 1947).

        

A ascensão do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Daí a grande importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.

As diferentes motivações que levam as pessoas a empreenderem um micro ou pequeno negócio também estão aqui abordadas, o que se relaciona muitas vezes ao perfil do empresário que estará à frente dos negócios.

Que tipo de dificuldades o Brasil encontra perante o empreendedorismo?

O empreendedorismo no Brasil teve uma ascensão na década de 90, que juntamente com a privatização de muitas estatais aberturas de mercado interno para concorrência externa. Com esses fatos e o desenvolvimento muitos brasileiros ousaram serem empreendedores, mas o que realmente é empreendedorismo, e qual a situação do empreendedor, o histórico, e apresentar a situação atual no Brasil. Ser empreendedor é assumir riscos em prol de suas convicções.

Comum ouvir “as oportunidades estão por toda parte”, a cada dia novos negócios são iniciados e estes, por sua vez, nem sempre alcançam o sucesso esperado. Assim, muitos acabam fechando em pouco tempo. É o que acontece com o Brasil.

Entender o que está por trás do empreendedorismo nas micros e pequenas empresas no Brasil, assim como destacar quais ações do governo está servindo para mantê-las no mercado, buscando reduzir a taxa de mortalidade nos primeiros anos de atividade. Assim, neste artigo, propus apresentar o que é empreendedorismo, seu histórico, características de um empreendedor e o empreendedorismo no Brasil.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRICO E DEFINIÇÃO DO EMPREENDEDORISMO

Várias linhas de pensamento construíram padrões sobre o que seria uma pessoa com perfil empreendedor. De acordo com o dicionário eletrônico Wikipédia, empreendedorismo é o movimento de mudança causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo. Ainda que o empreendedorismo esteja cada vez mais em evidência nos artigos, revista, internet, livros e aparentar ser um termo “novo” para os profissionais, é um conceito antigo que assumiu diversas vertentes ao longo do tempo.

Só no início do século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.

Buscando ainda as raízes do empreendedorismo, Dornelas (2001) faz um resgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva.

“Ao definir empreendedor, aponta como sendo considerados os “motores da economia” e agentes de mudanças. Indivíduos que geram inovação identificam e criam recursos para extrair o máximo de benefícios de suas crias. “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.” (BATISTA, 2008 Apud DOLABELA, 1999).

Contudo, parece que uma definição de empreendedor que atende na atualidade é de Dornelas (2001, p. 37), que está baseada nas diversas definições vistas até então, “o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”. Caracteriza a ação empreendedora em todas as suas etapas, ou seja, criar algo novo mediante a identificação de uma oportunidade, dedicação e persistência na atividade que se propõe a fazer para alcançar os objetivos pretendidos e ousadia para assumir os riscos que deverão ser calculados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (195.3 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com