TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

Por:   •  31/5/2019  •  Abstract  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

Contabilidade Introdutória

A Contabilidade, na qualidade de ciência social aplicada, com metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este, pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa etc.

Balanço Patrimonial:  é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa* e quantitativamente*, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

*Aspecto qualitativo refere-se a especificação e classificação de cada conta.

[pic 1]

*Aspecto quantitativo consiste na atribuição dos respectivos valores a cada conta.

[pic 2]

Função e Funcionamento das Contas: As Contas têm, por função, possibilitar que a Contabilidade registre e controle as operações que modifiquem ou possam modificar a Situação Patrimonial da empresa.

Contas Patrimoniais: Representam os Bens, os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa num dado momento, mediante o Balanço Patrimonial.

Contas de Resultado: Dividem-se em Contas De Despesas e Contas De Receitas. Aparecem durante o exercício social, encerrando-se no final do mesmo. Constituem a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e nunca farão parte do Balanço Patrimonial, mas é por meio delas que se torna possível saber se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em suas atividades.

Ativo + (D)

Ativo: Encontramos no ativo todas as contas que representam os bens e direitos, devidamente classificadas em dois grupos. A ordem de disposição das contas no Ativo, segundo a Lei 6.404/76, é a ordem decrescente do Grau de Liquidez dos elementos nelas registrados.


[pic 3][pic 4]

Ativo Circulante: Contas que representam os Bens e Direitos que, pela natureza de cada um, estão em constante circulação. Correspondem aos recursos aplicados em elementos que estão em frequente movimento.

Ativo Não Circulante: Contas que representam a aplicação dos recursos em Direitos realizáveis a LONGO PRAZO, bem como em bens de uso e em bens imateriais.[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

Passivo – (C)

Passivo: encontramos as contas que representam as obrigações e o Patrimônio Líquido devidamente classificadas em três grupos. A ordem de disposição das contas do Passivo, segundo a Lei 6.404/76, é a ordem decrescente do Grau de Exigibilidade.[pic 11]

[pic 12]

Passivo Circulante: As contas que representam as obrigações que deverão ser pagas até o exercício seguido ao do Balanço.

Exemplo: capital de terceiros.

Passivo Não Circulante: As contas que representam as obrigações que a empresa terá de pagar após o término do exercício seguinte ao do Balanço.

Patrimônio Líquido: As contas que representam o Capital Próprio da empresa.

Exemplo: Capital, as Reservas e os Prejuízos Acumulados.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): É um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorrem). Em síntese, uma DRE apresenta o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa.

Receitas + (C)

Receitas: As Receitas decorrem da venda de Bens e da prestação de serviços.

Exemplo: Aluguéis Ativos, Descontos Obtidos, Juros Ativos, Receitas de Serviço, Vendas de Mercadorias...

Despesas – (D)

Despesas: As Despesas decorrem do consumo de Bens e da utilização de serviços.

Exemplo: Água e Esgoto, Fretes e Carretos, Aluguéis Passivos, Impostos, Café e Lanches, Juros Passivos, Desconto Concedido, Material de Expediente, Despesas Bancárias, Material de Limpeza, Energia elétrica, Salários, Contribuições de Previdência...

Obs: Há Contas de resultado que podem aparecer tanto no grupo das Despesas quanto no grupo das Receitas. É o caso dos aluguéis, juros e descontos.[pic 13][pic 14]

 [pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

Atos e Fatos administrativos

O Patrimônio da empresa está em constante movimento, por causa dos acontecimentos que ocorrem diariamente. Esses acontecimentos podem ser divididos em dois grupos:

Atos Administrativos: São os acontecimentos que ocorrem na empresa e não provocam alterações no Patrimônio.

Exemplo: Admissão de empregados, assinaturas de contratos de compras, vendas e seguros, aval de títulos, fianças em favor de terceiros.

Obs: Alguns Atos Administrativos poderão, no futuro, provocar alterações no Patrimônio da empresa. Esses Atos são considerados relevantes.[pic 19][pic 20]

[pic 21]

Fatos Administrativos (ou Fatos Contábeis): São acontecimentos que provocam variações patrimoniais, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Por modificarem o Patrimônio, devem ser contabilizados por meio das Contas Patrimoniais e Contas de Resultados, podendo ser classificados em três grupos.

Fatos Permutativos: São aqueles que provocam permutações entre os elementos do Ativo e do Passivo, sem modificar o valor do Patrimônio Líquido. São também denominados Fatos Qualitativos. Pode ocorrer troca entre os elementos do Ativo, entre os elementos do Passivo e entre ambos ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (685.9 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com