TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Gestão de Custos em Hospitais

Por:   •  9/11/2016  •  Artigo  •  7.940 Palavras (32 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 32

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS EM HOSPITAIS DE ENSINO

Aluna: Lisiane Jacintho de Oliveira[1]

Prof. Orientador: Mauricio Trindade

RESUMO        

Este artigo tem como objetivo avaliar a importância e contribuição da gestão de custos no processo decisório em um hospital de ensino, analisando o posicionamento estratégico da área de custos no organograma da organização bem como analisando como é utilizada a informação estratégica da gestão de custos. A pesquisa tem o objetivo exploratório, utilizando o método de estudo de caso, e as técnicas para coleta dos dados com base em documentos e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada análise de conteúdo dos documentos e entrevistas, concluindo-se que gestão de custos hospitalar contribui ao processo decisório operacional e estratégico, porém necessitando de constantes aprimoramentos internos devido a sua complexidade.

Palavra - Chave: Hospitais. Custos Hospitalares. Controladoria. Implantação.  Métodos de Custeio.

ABSTRACT

This article has the objective of evaluating the importance and contribution of cost management in the decision process of a teaching hospital, analyzing the strategic positioning of the costs area in the organization’s organizational chart, as well as analyzing how the cost management’s strategic information is utilized. The objective of this research is exploratory, based on the case study method, utilizing the techniques based on documents and semi-structured interviews for data collection. An analysis of the documents and interviews was made, leading to the conclusion that the cost management in hospitals is complex, having to consider the fact that it is an university hospital, that the defrayal method is the Total Absorption Costing and the management of costs contributes to the operational and strategical process, needing constant internal enhancements.

Keywords: Hospitals, Hospital Costs, Controllership, Implementation, Defrayal Methods.

1 INTRODUÇÃO

Nas organizações hospitalares, principalmente as que se mantém com repasses dos governos, a gestão da economia assume papel relevante pois os recursos são escassos, o que acaba prejudicando as operações do seu dia a dia. A escassez dos recursos tem origem da falta de uma “data certa” para o ingresso das receitas, dificultando o planejamento financeiro destas organizações. Há elevação dos gastos e custos com a assistência médica, que é um fator relacionado ao aumento e envelhecimento da população, avanço da tecnologia, surgimento de novas doenças.

De acordo com o autor Del Nero (1995, Cap. I), relata um breve conceito sobre a economia na saúde:

“[...] tem por objetivo a otimização das ações de saúde, ou seja, o estudo das condições ótimas de distribuição de recursos disponíveis para assegurar à população a melhor assistência à saúde e o melhor estado de saúde possível, tendo em conta meios e recursos limitados. (Del Nero, 1995, Cap. I, p. 5 – 21).”

Nos hospitais universitários, as questões citadas aparecem com bastante complexidade, pois além da assistência médica prestada pelo hospital, também estão agregadas atividades de ensino e pesquisa. Hospitais Universitários têm como definição, de acordo com o Ministério de Educação (MEC):

Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para as diversas patologias. Isso garante melhores padrões de eficiência, à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os programas de educação continuada oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo o sistema de saúde. (portal.mec.gov.br. 2016)”

        Para manter uma estrutura de um hospital universitário, os profissionais que trabalham na área de saúde, tem o grande desafio de conhecer, aprender e manusear todos os diferentes desafios que ocorrem no âmbito hospitalar.

Consequentemente, para o gestor de uma instituição de saúde, o principal desafio é consolidar todos os custos já desenvolvidos com os novos que estão a acontecer dentro do hospital e com isso fazer um planejamento estratégico para a produtividade no local de trabalho.

Mesmo que traga grandes avanços para dentro da instituição hospitalar, a tecnologia não resolve de forma isolada as necessidades estratégicas, tornando-se importante conhecer como é realizada a preparação e o desenvolvimento da gestão de custos, ao invés de apenas conhecer os valores finais de um serviço.

A contagem e o controle dos custos hospitalar necessitam de uma total precisão, uma vez que serve de ferramenta eficaz para a gerência e acompanhamento dos serviços, e também consiste na implantação de medidas corretivas que propor-se uma melhor execução das unidades hospitalares.

Um hospital é basicamente, um centro de fornecimento de vários serviços assistenciais. Para execução destes serviços, os profissionais do hospital utilizam materiais, produtos, serviços e demais componentes, exigindo adoção de controles, processos e rotinas estratégicas e operacionais.

Considerando o contexto de gestão e o cenário competitivo em que estão inseridos os hospitais, o problema de pesquisa apresenta-se da seguinte forma: Qual a contribuição da gestão de custos no processo decisório em um hospital de ensino? Para respondê-la o objetivo geral da pesquisa é identificar a importância da gestão de custos em hospitais de ensino.

Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o papel que a gestão de custos assume no contexto dessas instituições de saúde. Os objetivos específicos são: a) Analisar o posicionamento estratégico da área de custos no organograma do HCPA; b) Identificar os tipos de serviços prestados e os principais clientes do HCPA; c) Identificar como é utilizada a gestão estratégica de custos no processo decisório do hospital em estudo.

Esta pesquisa justifica-se pela importância da gestão de custos dentro de um hospital. O estudo consiste na identificação da importância da gestão, em formato de custos, como se faz a implantação da gestão de custos.

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO

Neste capitulo são apresentados os referenciais teóricos que tratam dos temas relativos ao contexto econômico dos hospitais de ensino, controladoria, gestão estratégica de custos e métodos de custeio.

2.1 CONTEXTO ECONÔMICO DE HOSPITAIS DE ENSINO

Os conceitos de economia em conjunto com os conceitos da assistência à saúde têm apresentado bastante destaque no contexto de gestão, levando em consideração a distribuição de recursos disponíveis e a reais necessidades da sociedade, em especial as necessidades de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (514.4 Kb)   docx (374.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com