TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Documentos Comerciais

Por:   •  9/7/2019  •  Monografia  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  4.959 Visualizações

Página 1 de 14

Capítulo I

1Introdução

O presente trabalho visa abordar o tema relacionado a importância dos documentos comerciais e contabilísticos na análise financeira caso: ESCOLA DE CONDUÇÃO TCHUMENE, e para tal a pesquisa limitou se na área financeira, mais precisamente na área da contabilidade. Neste sector o estágio compreendeu no tratamento dos documentos comerciais, isto é, a sua organização e classificação.

Esta pesquisa tem como importância, dar a conhecer, a melhoria da utilização, correcta dos documentos comerciais para a análise financeira, que permite apoiar as decisões financeiras, dentro de uma organização, que possibilita uma maior competitividade.

Quanto mais os gestores saberem sobre contabilidade, estarão capacitados para tomar decisões de financiamento e controle dentro de uma organização.

Deste modo, com o estudo a fazer baseado numa das empresas privadas de Moçambique neste caso a ESCOLA DE CONDUCAO TCHUMENE, terá como prioridade apresentar de forma breve possível a situação desta empresa, trazendo a importância da implementação das boas praticada importância dos documentos comerciais, de modo a proporcionar um clima favorável a entidade.

O presente relatório é composto por cinco capítulos, sendo o primeiro a introdução, o objectivo geral e específicos, a problematização, hipóteses, justificativa do estudo, descrição da área de estudo; o segundo a metodologia usada para o alcance dos objectivos e a organograma do local onde foi realizado o estágio; O terceiro debruça-se sobre a revisão bibliográfica; O quarto aborda sobre o estudo do caso; O quinto e último versa sobre a conclusão, sugestões e a referência bibliográfica.

1.1 Objectivos

1.1.1        Objectivo geral

  • Compreender a importância dos documentos comerciais e contabilísticos na análise financeira da empresa.
  • 1.1.2        Objectivos específicos
  • Indicar os procedimentos dos documentos comerciais numa organização;
  • Colocar em disponibilização aos leitores as informações sobre os documentos comerciais bem como os livros de escrituração.  

1.2 Problema de estudo

Antes de pensar em construir uma empresa, um administrador deveria frequentar um curso técnico ou no mínimo um curso básico para se qualificar e ficar apto para gerir um negocio, ou ter uma base administrativa que envolve uma empresa.

Mas essa preocupação infelizmente não ocorre nas empresas ou não se da importância devida, principalmente no que se refere aos controles financeiros.

O objectivo maior da empresa é obter lucros. Muitos falam da economia, planeamento, investimento, treinamentos, formas de controlo e rentabilidade, mas na verdade, é isso que ocorre nas empresas principalmente de pequeno porte.

Pergunta de ponto de partida.

  • Qual é o impacto na análise económica financeira da empresa na falta dos documentos comerciais?

1.3 Hipóteses

A qualidade das decisões de gestão tomadas no seio da organização está directamente relacionada com a qualidade da informação na qual se baseiam, incluindo nesta última a informação contabilística.

Face ao objectivo exposto anteriormente, definiram-se várias hipóteses de investigação:

  • HIPÓTESE 1 – Pode gerar decisões variáveis ou Pode gerar resultados credíveis;
  • HIPÓTESE 2 – Na falta dos documentos comerciais a empresa pode obter decisões incorrectas para o funcionamento da empresa.

1.4 Justificativa

Dentre outros motivos que nos levam a escolha deste tema, o principal foi pelo facto de que a contabilidade é a ciência que tem como objectivo de estudo o património das entidades e das suas variações, com a finalidade de fornecer dados aos gestores da organização e a terceiros.

Sá (1998) define contabilidade como sendo a ciência que estuda os fenómenos patrimoniais, preocupando-se com realidades evidenciais e comportamentos dos mesmos, em relação a eficácia funcional das células sociais.  

A abordagem sobre o tema IMPORTÂNCIA DOS DOCUMENTOS COMERCIAIS NA ANÁLISE FINACEIRA deve ser executada porque constitui um tema importante para os agentes económicos, empresas, instituições financeiras e a sociedade em geral. Olhando para o caso da empresa em estudo ESCOLA DE CONDUÇÃO TCHUMENE.

1.5 Descrição da área de estudo

A Escola de condução tchumene localiza-se na Província de Maputo, Distrito Da Matola no Bairro Tchumene 2, Parcela 3380 , a Escola esta no Primeiro andar do edifíciotalhão Nº 63.

A Escola tem vários sectores nomeadamente; Direcção onde esta o director geral , direcção técnica e direcção administrativa. Mas o foco da pesquisa esta virada na direcção administrativa concretamente na parte financeira da empresa. A empresa tem como função principal fornecer serviços de formação de condutores e outros serviços relacionados.

Ela tem uma sala de aula onde são leccionados aulas teóricas , a sala possui um sistema adequado de climatização e tem 30 carteiras e outros matérias que são usados nas aulas, tem também uma sala onde é feita a captação de dados, uma secretaria , sala de espera, sala de multimédia e um gabinete do director geral.

A escola possui também 3 viaturas para o ensino pratico, duas delas são para a parte da classe ligeiros-pesados e uma para a classe ligeiro.

Possui também um quadro de profissionais e funcionários tais como;

Instrutores teóricos e práticos, uma chefe de secretaria, uma secretaria, uma recepcionista, seguranças e funcionários da cozinha e limpeza.

Os turnos das aulas leccionadas estão divididos em duas partes, sendo que na parte da manha estão entre 6, 7, 9, e 12 horas. Da tarde 17 horas.

1.5.1 Missão

  • Formar condutores, baseando-se nas leis vigentes em Moçambique.

1.5.2 Visão

  • Ser uma Escola de excelência a nível do país e  ser uma referência no mercado.


Organigrama da Escola de Condução Tchumene

[pic 1]


Capitulo II

1.6 Metodologia do trabalho

A metodologia é o estudo dos métodos. Isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim.

Com o objectivo de analisar as características dos vários métodos indispensáveis tais como: avaliar capacidades, limitações e criticar os pressupostos quanto sua utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com