TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Contabilidade

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.133 Palavras (13 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FEAD – FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS – MG

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Glauber Tiago de Sousa (897883)

Escrituração  

Belo Horizonte

2018

FEAD – FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS – MG

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Glauber Tiago de Sousa (897883)

Escrituração  

Trabalho apresentado à disciplina Introdução à Contabilidade, do curso de graduação Ciências Contábil, como requisito parcial para obtenção de créditos.

Orientador: Prof.(a) Zipora Barbosa

Belo Horizonte

2018

Sumário

Introdução        3

1. Conceito de escrituração        3

2. Métodos de Escrituração        3

2.1. Método das partidas simples        3

2.2. Método das partidas dobradas.        3

3. Sistemas de Escrituração        4

3.1 Introdução        4

3.2. Sistema Manual        4

3.3. Sistema Maquinizado        4

3.4. Sistema Mecanizado        4

3.5. Sistema informatizado ou Eletrônico        5

4. Livros de Escrituração        5

4.1. Introdução (escrituração vista de forma global e vista de forma específica)        5

4.2. Livros Fiscais.        6

4.2.1. Na esfera Municipal        7

4.2.2. Na esfera Estadual        7

4.2.3. Na esfera Federal        7

4.3. Livros Sociais        7

4.4. Livros trabalhistas        9

4.5. Livros Contábeis (Diário, Razão, Caixa, Contas Correntes)        10

Conclusão        13

Referências Bibliográficas        14

Introdução

A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, analise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado.

Todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação.

A escrituração contábil é a técnica de registrar dados em livros, os quais devem ser gerenciados por profissionais capacitados. Esse procedimento é regido por normas que constam no Código Civil, na Legislação Tributária, nas Normas Brasileiras de Contabilidade e em outras leis esparsas.

1. Conceito de escrituração

É o registro de todos os fatos que ocorrem no patrimônio, segundo descrição legal. A escrituração contábil também pode ser considerada um conjunto de procedimentos técnicos sistematizados que visa ao registro, controle e demonstração das variações ocorridas no patrimônio num determinado período, bem como sua posição em uma determinada data.

2. Métodos de Escrituração 

A palavra método vem do grego methodos (caminho) e se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. É o caminho pelo qual se atinge um objetivo. Método de Escrituração é o meio pelo qual procedemos ao registro de fatos contábeis.

Embora haja diversas maneiras diferentes de escriturar os fatos contábeis, todas elas procedem de dois métodos fundamentais: o método das Partidas Simples e o método das Partidas Dobradas.

2.1. Método das partidas simples

 O método das partidas simples, apenas as operações envolvendo pessoas são escrituradas, deixando de fora os eventos que envolvem elementos do patrimônio e do resultado. Esses eventos são registrados em controles externos à contabilidade. O método das partidas simples é nomeado dessa forma porque em uma transação é considerado apenas o débito ou o crédito ocorrido no fato. Por conta desses e outros fatores, que o tornam menos completo e eficiente na informação dos dados contábeis, ele deixou de ser tão utilizado.

2.2. Método das partidas dobradas.

O método das partidas dobradas é chamado assim por causa da sua regra fundamental: para cada débito existe um crédito correspondente. Isso não quer dizer que um fato contábil envolve apenas um débito e um crédito, mas vários débitos e créditos podem estar envolvidos em um mesmo evento. Dessa maneira, os ativos e passivos sempre estarão equilibrados no balanço patrimonial, como também acontece com as receitas e despesas na demonstração do resultado do exercício.

3. Sistemas de Escrituração

3.1 Introdução

Sistema de Escrituração importante notar a ênfase no termo sistema de escrituração, atribuindo características mais ordenadas ao processo de escrituração, o qual, admitidamente, pode ser manual, mecânico ou eletrônico A necessidade de a escrituração ser executada em ordem cronológica de dia, mês e ano é também destacada, bem como as outras características formais.

3.2. Sistema Manual

O sistema manual foi caracterizado pela utilização de instrumentos simples, como canetas, livros ou ficha de escrituração, onde o livro Diário e o Razão poderiam ser adquiridos em lojas especializadas ou em papelarias. Foi por muitos anos o principal método contábil.

Atualmente, a forma manual não é mais utilizada. O sistema manual é aquele em que os registros dos fatos contábeis nos livros são feitos à mão, com utilização de caneta de tinta indelével (tinta que não pode ser apagada);

3.3. Sistema Maquinizado

O sistema maquinizado foi considerado como um processo moderno em que se utilizava a máquina de datilografar comum, a máquina de calcular e um formulário denominado Ficha Tríplice, constituída por três vias, cada uma com uma finalidade distinta. Hoje em dia também não é mais utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com