TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Miséria no Brasil

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – TG

        

Aluno:

Nildervan Carvalho Lima RA 1441467

POLO

Carapicuíba

2014

Nildervan Carvalho Lima

        

Trabalho apresentado como requisito parcial para

obtenção de aprovação na disciplina Estudos Disciplinares, no

Curso de Ciências Contábeis, na Universidade Paulista.

Professor Maurício Manzalli

SUMÁRIO

1 – ANÁLISE DO RELATÓRIO DO BIRD...................................   3

2 – ANEXO A – AUMENTO DA MISÉRIA NO BRASIL.........................   4

3 – ANEXO B – ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA EM PAÍSES DESENVOLVIDOS........................................................................................   5

1 – ANÁLISE DO RELATÓRIO DO BIRD[pic 1]

        A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países, pessoas e organizações, onde através deste processo, estes trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e miscigenam aspectos culturais pelos quatros cantos do planeta. Sabemos que a globalização ganhou força graças aos grandes avanços tecnológicos na área de modernização, nos meios de comunicação e na modernização de transportes, aonde, de certa forma, vem fazendo com que se encurtassem as distâncias do mundo.

        Portanto, a globalização é o processo de integração do espaço mundial caracterizado pelo fluxo intenso de capitais, serviços, produtos e tecnológicos entre países, o que resulta num mundo interligado por transações econômicas que movimenta capitais volumosos. Neste processo de globalização, percebemos uma divisão clara entre países centrais e periféricos, respectivamente países desenvolvidos e em desenvolvimento, na qual, as organizações dos países desenvolvidos têm por objetivo melhores condições de produção e lucro e, consequentemente, a extinção dos concorrentes. Justamente por isto, este sistema (levando em consideração o sistema como um todo) tende a levar os países periféricos a profundas crises financeiras e de emprego.

        As multinacionais usam as estratégias do ciclo de Vernon, que se resumem em três estágios: a criação da demanda em países periféricos, produção simultânea ou fracionada e transferência de tecnologia. Este ciclo tem criado um oligopólio, por altas produções e transferências para países com o custo de processo mais barato, assim reduzindo o preço final do produto de diversas empresas. Com isso os países desenvolvidos também sofrem com a expansão do mercado externo, uma vez que as empresas diminuem e até mesmo param de produzir em seus países de origem, desta forma provocam crises nas indústrias internas. Lembrando que o neoliberalismo, no plano internacional, tinha o objetivo de reduzir as barreiras aos fluxos globais de mercado rivais e capitais (abertura econômica e financeira), o que beneficiava principalmente os países desenvolvidos e suas corporações multinacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (82.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com