TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Contabilidade Mundial

Por:   •  30/8/2020  •  Seminário  •  3.350 Palavras (14 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1. INTRODUÇÃO 5

2. CONTEXTO HISTÓRICO 6

3. PRINCIPIOS CONTÁBEIS E PROCEDIMENTOS PADRONIZADOS 7

3.1. PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE 8

3.2. NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL, DE 23 DE SETEMBRO DE 2016 10

4. MUDANÇAS ADVINDAS DA LEI 11.638/07 E LEI 11.941/09 11

5. CRIAÇÃO DO AISG 12

6.1 ADOÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA, E A EVOLUÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS 14

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

8. REFERÊNCIAS........................................................ .........................................................17

OBJETIVO GERAL

Evidenciar de forma sucinta o processo de surgimento da contabilidade até os dias atuais, suas perspectivas e desafios a serem enfrentados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar o surgimento da contabilidade;

Descrever o surgimento dos órgãos internacionais de contabilidade;

Relatar de forma sintética mudanças advindas da lei 11.638/07 e lei 11.941/09;

Analisar as possíveis mudanças no cenário global.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho, tem como finalidade esboçar um estudo acerca da evolução histórica da contabilidade, as mudanças na legislação para adoção das normas internacionais, analisar as dificuldades encontradas e as perspectivas e desafios quanto as práticas contábeis a nível internacional.

2. CONTEXTO HISTÓRICO

A contabilidade está presente ao longo da história, é considerada uma ciência social de extrema importância na evolução da sociedade, pois esta é capaz de fornecer a seus usuários informações relevantes na tomada de decisão. Diante disso é essencial conhecer seu surgimento e evolução ao longo da história. Em conformidade com Hendriksen (2010) alega que não é possível chegar a uma conclusão de quando efetivamente a contabilidade deu seus primeiros passos na antiguidade do mundo, mas há relatos dela de pelo menos 4.000 anos, e os primeiros sistemas de escrituração por partidas dobradas, sistemas estes que consistem na idéia de que para cada débito há um crédito de igual valor, surgiram entre os séculos XIII e XIV nos centros de comércio do norte da Itália,o primeiro sistema de escrituração por partidas dobradas completo, foi encontrado nos arquivos municipais da cidade de Gênova no ano de 1340.

Só no ano de 1494 que na cidade de Veneza um monge franciscano e matemático chamado Luca Bartolomeo de Pacioli codificou o livro (Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalitá). É importante ressaltar que o livro codificado por Pacioli não era exclusivamente sobre escrituração contábil, mas de acordo (HENDRIKSEN,2010,p.37) um dos seus capítulos era exclusivamente sobre partidas dobradas.

Após a escrituração do método de partidas dobradas surgiram diversos momentos históricos para o desenvolvimento da contabilidade, como exemplo as cruzadas, que foi um movimento religioso que surgiu na Europa ocidental pelo qual tinha como objetivo reconquistar a Terra Santa (Jerusalém, Belém, Nazaré, etc.) das mãos dos infiéis muçulmanos, assim descrito por Bettencourt (2007).

Menciona Hendriksen (2010) que houve grande influência das cruzadas no desenvolvimento do comércio entre as cidades da Itália e as do oriente, devido a necessidade dos cruzados de suprimentos como também de navios eles traziam do Oriente especiarias como corantes e também outros produtos sedas, madeiras, etc. Logo, muitos mercadores se enriqueceram com esse comércio.

Com o avançar do tempo e com a acumulação de riqueza, a negociação individual foi substituída por representantes e associações, surgindo assim as empresas de capital conjunto que são conceituadas por Hendriksen (2010, p.44) “como aquelas que podiam ser vistas como extensão das comendas italianas e predecessoras das modernas sociedades por ações”. Onde os indivíduos se reuniam para financiar um empreendimento, cada um recebendo direito de participação proporcionais à os seus investimentos, no final eram reembolsados pelo total dos resultados.

Esse processo de comercialização como também de criação de empréstimos e de associações deu origem ao reconhecimento de que a firma é uma entidade distinta dos seus proprietários isso influenciou a contabilidade diretamente, criando assim uma contabilidade distinta entre proprietário e entidade.

Outro fator que foi percussor do desenvolvimento da contabilidade foi a Revolução Industrial que se iniciou na Inglaterra que com o crescimento da população levou a uma maior demanda de alimentos, levando assim as fábricas a produzirem mais, e tendo por consequência a busca por equipamentos industriais, para isso via-se a necessidade de um alto investimento pecuniário, como mais capital era necessário, surgiram assim os bancos. Comenta (HENDRIKSEN, 2010, p. 44) diz que “Em 1800, havia 80 bancos somente em Londres. E quase 400 em todo o país.”. A bolsa de valores de Londres surgiu em 1773 e a de New York em 1792 mostrando o crescimento desse período.

Com o crescimento do número de empreendimentos e o tamanho deles a necessidade de informações gerenciais sobre custos também cresceu, esse processo agregou a contabilidade a necessidade de elaborar relatórios para sócios ausentes como dispõe (HENDRIKSEN, 2010).

A partir da revolução industrial foram surgindo grupos de pessoas especialistas em contabilidade, e como descrito por Hendriksen (2010) iniciou-se o surgimento da profissão contábil onde houve um avanço cada dia maior, onde que no ano de 1880 foi instituído o Instituto de Contadores Registrados da Inglaterra e do País de Gales.

3. PRINCIPIOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com