TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROVA DE FINANÇAS PÚBLICAS

Por:   •  7/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

PROVA DE FINANÇAS PÚBLICAS:

Aluno: Gildécio Araújo de Matos Junior.

Matrícula: 1332583.

1º) O Art. 4  da LRF trata que a LDO atender[a o dispositivo no  § 2° do art. 165 da Constituição e disporá também sobre:

A) (  V  ) Equilíbrio entre receitas e despesas.

B) (  V  ) Critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas na alínea b do inciso II deste artigo, no art. 9º e no § 1º do art.31.

C) (  V  ) Normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

D) (  F  ) Demais condições e exigências somente para transferências de recursos a entidades públicas.

2º)  Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. § 2º O anexo conterá , ainda:

A) (  F  ) Avaliação do cumprimento das metas relativas ao no posterior;

B) (  V  ) Demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional;

C) (  V ) Evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;

D) ( V  ) Avaliação  da situação financeira e atuarial.

3º) O art. 11º da LRF afirma que: "Constituem requisitos  essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação". Disserte sobre tal afirmação abordando os princípios deste Código de Conduta Fiscal.

A Lei de Responsabilidade Fiscal pressupõe uma ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.  Além de Combater o déficit limitando as despesas de pessoal, dificultando a geração de novas despesas, impondo ajustes de compensação para a renúncia de receitas e exigindo mais condições para repasses entre governos e destes para instituições privadas. De acordo com o art.11 da LRF que: "Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (172.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com